Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95752 |
Resumo: | A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos. |
id |
UFRGS-2_f26552af8dc2c078a52bf259707ced51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95752 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weber, JessicaBitencourt, Jossiane Boyen2014-05-30T02:06:01Z2012http://hdl.handle.net/10183/95752000914780A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos.The television is the mean of mass communication more present in people's lives nowadays. It's through this mean that most of the population has access to information, manages to know what happens in the world besides working as an entertainment way. For children this mean is even more present because when they're not at school, they spend part of this time in the front of the small screen and among the programs they watch what awakes more interest are the cartoons. This television schedule so pleasurable in the conception of the students can be used in the classroom for the teaching and learning process gets much more interesting. On the other hand, there are several types of cartoons. Some of them are educational and others are violent because they carry fights among the characters, but all the kinds of episodes can help if the proposed job is ruled in a good planning. The job intended to investigate, through interviews with children and questionnaires sent to parents, the role of adults in front of what children watch, if they follow and impose limits on the schedule as well identify what kind of influence the cartoons have on children audience. It can be noted that parents who participated in this research didn't allow their children to watch any television program, seeking for supervise what they watch and believe that most of the cartoons that children watch on televison are educational.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)Sala de aulaDesenho animadoTelevisionCartoonsChildhood educationOs desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914780.pdf000914780.pdfTexto completoapplication/pdf274848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/1/000914780.pdf9f3c4524b2df1400c13ba3966541f786MD51TEXT000914780.pdf.txt000914780.pdf.txtExtracted Texttext/plain101444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/2/000914780.pdf.txt6b716063792daed853396af10a429745MD52THUMBNAIL000914780.pdf.jpg000914780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/3/000914780.pdf.jpgebf096cf30723a15d3def47676ba6303MD5310183/957522018-10-15 07:53:18.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:53:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
title |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
spellingShingle |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil Weber, Jessica Educação infantil Televisão (Comunicação) Sala de aula Desenho animado Television Cartoons Childhood education |
title_short |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
title_full |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
title_fullStr |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
title_sort |
Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil |
author |
Weber, Jessica |
author_facet |
Weber, Jessica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Jessica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
contributor_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Sala de aula Desenho animado |
topic |
Educação infantil Televisão (Comunicação) Sala de aula Desenho animado Television Cartoons Childhood education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Television Cartoons Childhood education |
description |
A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95752 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914780 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95752 |
identifier_str_mv |
000914780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/1/000914780.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/2/000914780.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/3/000914780.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f3c4524b2df1400c13ba3966541f786 6b716063792daed853396af10a429745 ebf096cf30723a15d3def47676ba6303 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126483664896 |