Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Jessica
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95752
Resumo: A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos.
id UFRGS-2_f26552af8dc2c078a52bf259707ced51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95752
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, JessicaBitencourt, Jossiane Boyen2014-05-30T02:06:01Z2012http://hdl.handle.net/10183/95752000914780A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos.The television is the mean of mass communication more present in people's lives nowadays. It's through this mean that most of the population has access to information, manages to know what happens in the world besides working as an entertainment way. For children this mean is even more present because when they're not at school, they spend part of this time in the front of the small screen and among the programs they watch what awakes more interest are the cartoons. This television schedule so pleasurable in the conception of the students can be used in the classroom for the teaching and learning process gets much more interesting. On the other hand, there are several types of cartoons. Some of them are educational and others are violent because they carry fights among the characters, but all the kinds of episodes can help if the proposed job is ruled in a good planning. The job intended to investigate, through interviews with children and questionnaires sent to parents, the role of adults in front of what children watch, if they follow and impose limits on the schedule as well identify what kind of influence the cartoons have on children audience. It can be noted that parents who participated in this research didn't allow their children to watch any television program, seeking for supervise what they watch and believe that most of the cartoons that children watch on televison are educational.application/pdfporEducação infantilTelevisão (Comunicação)Sala de aulaDesenho animadoTelevisionCartoonsChildhood educationOs desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914780.pdf000914780.pdfTexto completoapplication/pdf274848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/1/000914780.pdf9f3c4524b2df1400c13ba3966541f786MD51TEXT000914780.pdf.txt000914780.pdf.txtExtracted Texttext/plain101444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/2/000914780.pdf.txt6b716063792daed853396af10a429745MD52THUMBNAIL000914780.pdf.jpg000914780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/3/000914780.pdf.jpgebf096cf30723a15d3def47676ba6303MD5310183/957522018-10-15 07:53:18.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:53:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
title Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
spellingShingle Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
Weber, Jessica
Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Sala de aula
Desenho animado
Television
Cartoons
Childhood education
title_short Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
title_full Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
title_fullStr Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
title_full_unstemmed Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
title_sort Os desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantil
author Weber, Jessica
author_facet Weber, Jessica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Jessica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
contributor_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Sala de aula
Desenho animado
topic Educação infantil
Televisão (Comunicação)
Sala de aula
Desenho animado
Television
Cartoons
Childhood education
dc.subject.eng.fl_str_mv Television
Cartoons
Childhood education
description A televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95752
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914780
url http://hdl.handle.net/10183/95752
identifier_str_mv 000914780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/1/000914780.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/2/000914780.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95752/3/000914780.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f3c4524b2df1400c13ba3966541f786
6b716063792daed853396af10a429745
ebf096cf30723a15d3def47676ba6303
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465224302592