Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletti, Ana Paula Gossmann
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte, Êrica Rosalba Mallmann, Ferla, Alcindo Antônio, Ferreira, Gimerson Erick, Dias, Míriam Thaís Guterres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142334
Resumo: Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado
id UFRGS-2_f2f37f06a6c943e841336e7afd4d81ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bortoletti, Ana Paula GossmannDuarte, Êrica Rosalba MallmannFerla, Alcindo AntônioFerreira, Gimerson ErickDias, Míriam Thaís Guterres2016-06-08T02:09:48Z20161414-8145http://hdl.handle.net/10183/142334000992630Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidadoObjective: This study sought to ascertain the influence of the PET-management programme, as perceived by monitors, on healthcare training and on their personal, academic and professional development. Methods: In this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected through open-ended or in-depth interviews of 14 monitors of the PET-management programme and analysed using content analysis. Results: The data revealed that these monitors' situation in the field favours learning by problematising and can help produce critical, proactive, autonomous professionals with a more comprehensive view of the healthcare system. Conclusion: Measures that strengthen interaction between academia and care settings and foster knowledge production where all the actors involved in health production meet should be continued.Objetivo: Conocer la influencia del PET - Gestión en la Percepción de Monitores con relación a la formación en salud y la influencia del programa en su desarrollo personal, académico y profesional. Métodos: Investigación exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo. Participaron 14 monitores del PET Gestión. Se utilizó la técnica de entrevista abierta o en profundidad para la recolección de los datos. El análisis se ha producido mediante el Análisis de Contenido. Resultado: La inserción de estos monitores en los campos de actuación favorece el aprendizaje problematizado, pudiendo posibilitar la formación de profesionales críticos, proactivos, autónomos y con una visión más amplia sobre las redes de salud. Conclusión: Se necesita la continuación de acciones que refuercen el encuentro de la academia con los escenarios de desarrollo del cuidado y la producción de conocimientos donde se encuentran todos los actores que hacen parte del proceso de producción de la salud.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.2 (abr./jun. 2016), p. 254-260Recursos humanos em saúdeEducação em saúdeServiços de saúdePolítica de saúde : BrasilHealth human resourcesHealth educationHealth policyHealth servicesRecursos humanos en saludEducación en saludPolítica de saludServicios de saludPercepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúdeMonitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992630.pdf000992630.pdfTexto completoapplication/pdf385340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/1/000992630.pdf537f022a265587ed0d58d355e6b108f4MD51TEXT000992630.pdf.txt000992630.pdf.txtExtracted Texttext/plain40777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/2/000992630.pdf.txta3f374c73c3f7fb2016402cc2d9bb5d0MD52THUMBNAIL000992630.pdf.jpg000992630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/3/000992630.pdf.jpg1d059ff8b7e8b57055368b82cfa47500MD5310183/1423342021-05-07 05:08:38.037157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:08:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Monitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud
title Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
spellingShingle Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Bortoletti, Ana Paula Gossmann
Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Serviços de saúde
Política de saúde : Brasil
Health human resources
Health education
Health policy
Health services
Recursos humanos en salud
Educación en salud
Política de salud
Servicios de salud
title_short Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_full Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_fullStr Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_full_unstemmed Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_sort Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
author Bortoletti, Ana Paula Gossmann
author_facet Bortoletti, Ana Paula Gossmann
Duarte, Êrica Rosalba Mallmann
Ferla, Alcindo Antônio
Ferreira, Gimerson Erick
Dias, Míriam Thaís Guterres
author_role author
author2 Duarte, Êrica Rosalba Mallmann
Ferla, Alcindo Antônio
Ferreira, Gimerson Erick
Dias, Míriam Thaís Guterres
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletti, Ana Paula Gossmann
Duarte, Êrica Rosalba Mallmann
Ferla, Alcindo Antônio
Ferreira, Gimerson Erick
Dias, Míriam Thaís Guterres
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Serviços de saúde
Política de saúde : Brasil
topic Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Serviços de saúde
Política de saúde : Brasil
Health human resources
Health education
Health policy
Health services
Recursos humanos en salud
Educación en salud
Política de salud
Servicios de salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Health human resources
Health education
Health policy
Health services
dc.subject.spa.fl_str_mv Recursos humanos en salud
Educación en salud
Política de salud
Servicios de salud
description Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-08T02:09:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142334
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992630
identifier_str_mv 1414-8145
000992630
url http://hdl.handle.net/10183/142334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.2 (abr./jun. 2016), p. 254-260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/1/000992630.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/2/000992630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/3/000992630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 537f022a265587ed0d58d355e6b108f4
a3f374c73c3f7fb2016402cc2d9bb5d0
1d059ff8b7e8b57055368b82cfa47500
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487324870311936