Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142334 |
Resumo: | Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado |
id |
UFRGS-2_f2f37f06a6c943e841336e7afd4d81ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bortoletti, Ana Paula GossmannDuarte, Êrica Rosalba MallmannFerla, Alcindo AntônioFerreira, Gimerson ErickDias, Míriam Thaís Guterres2016-06-08T02:09:48Z20161414-8145http://hdl.handle.net/10183/142334000992630Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidadoObjective: This study sought to ascertain the influence of the PET-management programme, as perceived by monitors, on healthcare training and on their personal, academic and professional development. Methods: In this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected through open-ended or in-depth interviews of 14 monitors of the PET-management programme and analysed using content analysis. Results: The data revealed that these monitors' situation in the field favours learning by problematising and can help produce critical, proactive, autonomous professionals with a more comprehensive view of the healthcare system. Conclusion: Measures that strengthen interaction between academia and care settings and foster knowledge production where all the actors involved in health production meet should be continued.Objetivo: Conocer la influencia del PET - Gestión en la Percepción de Monitores con relación a la formación en salud y la influencia del programa en su desarrollo personal, académico y profesional. Métodos: Investigación exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo. Participaron 14 monitores del PET Gestión. Se utilizó la técnica de entrevista abierta o en profundidad para la recolección de los datos. El análisis se ha producido mediante el Análisis de Contenido. Resultado: La inserción de estos monitores en los campos de actuación favorece el aprendizaje problematizado, pudiendo posibilitar la formación de profesionales críticos, proactivos, autónomos y con una visión más amplia sobre las redes de salud. Conclusión: Se necesita la continuación de acciones que refuercen el encuentro de la academia con los escenarios de desarrollo del cuidado y la producción de conocimientos donde se encuentran todos los actores que hacen parte del proceso de producción de la salud.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.2 (abr./jun. 2016), p. 254-260Recursos humanos em saúdeEducação em saúdeServiços de saúdePolítica de saúde : BrasilHealth human resourcesHealth educationHealth policyHealth servicesRecursos humanos en saludEducación en saludPolítica de saludServicios de saludPercepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúdeMonitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992630.pdf000992630.pdfTexto completoapplication/pdf385340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/1/000992630.pdf537f022a265587ed0d58d355e6b108f4MD51TEXT000992630.pdf.txt000992630.pdf.txtExtracted Texttext/plain40777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/2/000992630.pdf.txta3f374c73c3f7fb2016402cc2d9bb5d0MD52THUMBNAIL000992630.pdf.jpg000992630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/3/000992630.pdf.jpg1d059ff8b7e8b57055368b82cfa47500MD5310183/1423342021-05-07 05:08:38.037157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142334Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T08:08:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Monitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud |
title |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
spellingShingle |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde Bortoletti, Ana Paula Gossmann Recursos humanos em saúde Educação em saúde Serviços de saúde Política de saúde : Brasil Health human resources Health education Health policy Health services Recursos humanos en salud Educación en salud Política de salud Servicios de salud |
title_short |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_full |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_fullStr |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_full_unstemmed |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_sort |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
author |
Bortoletti, Ana Paula Gossmann |
author_facet |
Bortoletti, Ana Paula Gossmann Duarte, Êrica Rosalba Mallmann Ferla, Alcindo Antônio Ferreira, Gimerson Erick Dias, Míriam Thaís Guterres |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Êrica Rosalba Mallmann Ferla, Alcindo Antônio Ferreira, Gimerson Erick Dias, Míriam Thaís Guterres |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletti, Ana Paula Gossmann Duarte, Êrica Rosalba Mallmann Ferla, Alcindo Antônio Ferreira, Gimerson Erick Dias, Míriam Thaís Guterres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos em saúde Educação em saúde Serviços de saúde Política de saúde : Brasil |
topic |
Recursos humanos em saúde Educação em saúde Serviços de saúde Política de saúde : Brasil Health human resources Health education Health policy Health services Recursos humanos en salud Educación en salud Política de salud Servicios de salud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health human resources Health education Health policy Health services |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Recursos humanos en salud Educación en salud Política de salud Servicios de salud |
description |
Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-08T02:09:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142334 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-8145 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992630 |
identifier_str_mv |
1414-8145 000992630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.2 (abr./jun. 2016), p. 254-260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/1/000992630.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/2/000992630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142334/3/000992630.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
537f022a265587ed0d58d355e6b108f4 a3f374c73c3f7fb2016402cc2d9bb5d0 1d059ff8b7e8b57055368b82cfa47500 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427261353263104 |