As disputas em torno do ensino de Ciências Sociais : experiências com lógicas da mordaça em escolas de nível médio em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Amanda Porto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170492
Resumo: Na sociedade brasileira é possível verificar que, historicamente, há projetos em disputa no campo da Educação. Em geral, essas disputas se vinculam às perspectivas ideológicas e de interesses materiais. O presente trabalho analisa, com base em dados históricos e em legislação, a proposta para a educação escolar que é apresentada pelo programa, caracterizado de forma crítica, como “Escola Com Mordaça”. Nesse sentido, busca compreender como este projeto incide sobre o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica. Para isso, procuramos fazer um histórico sobre as disputas inseridas no contexto brasileiro, a partir do ensino de Moral e Cívica e sua relação com o ataque à liberdade de ensino na atualidade. Este trabalho reflete sobre o campo da Educação enquanto reprodutora da estrutura de classes sociais, por meio de conflitos decorrentes de interesses e por meio da violência simbólica exercida no ambiente escolar a qual se evidencia na ação pedagógica com a inculcação de um arbitrário cultural dominante. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa que analisa dois casos ocorridos com professores da área das Ciências Sociais, que vivenciaram experiências de conflito produzido pela orientação do Programa “Escola Sem Partido”. O intuito é compreender os efeitos da “mordaça” sobre os docentes, os instrumentos de atuação e implicações que daí decorrem. Os resultados mostram que foram geradas denúncias e constrangimentos de caráter jurídico e de criminalização sobre o trabalho dos professores, os quais explicitam disputas maiores em torno de projetos ideológicos para a Educação nacional.
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