Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102296 |
Resumo: | Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética. |
id |
UFRGS-2_f38f70462ca0f9c9ad7e60de195d8576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102296 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Luciana MeirellesCosta, Silvia Generali da2014-09-03T02:20:15Z2014http://hdl.handle.net/10183/102296000935094Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética.application/pdfporOrganizaçõesCódigo de éticaPsicologia organizacionalÉtica e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935094.pdf000935094.pdfTexto completoapplication/pdf72848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/1/000935094.pdf3f4bfb05a029b35d116f8a88396c100eMD51TEXT000935094.pdf.txt000935094.pdf.txtExtracted Texttext/plain28977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/2/000935094.pdf.txtf7333c8b158f8d36e531129261d93954MD52THUMBNAIL000935094.pdf.jpg000935094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/3/000935094.pdf.jpgd6784a33a80296aba0edcb38b6c7c7f8MD5310183/1022962018-10-23 09:01:50.141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:01:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
title |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
spellingShingle |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista Rodrigues, Luciana Meirelles Organizações Código de ética Psicologia organizacional |
title_short |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
title_full |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
title_fullStr |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
title_full_unstemmed |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
title_sort |
Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista |
author |
Rodrigues, Luciana Meirelles |
author_facet |
Rodrigues, Luciana Meirelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciana Meirelles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
contributor_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizações Código de ética Psicologia organizacional |
topic |
Organizações Código de ética Psicologia organizacional |
description |
Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-03T02:20:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102296 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935094 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102296 |
identifier_str_mv |
000935094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/1/000935094.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/2/000935094.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/3/000935094.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f4bfb05a029b35d116f8a88396c100e f7333c8b158f8d36e531129261d93954 d6784a33a80296aba0edcb38b6c7c7f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132025389056 |