Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Meirelles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102296
Resumo: Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética.
id UFRGS-2_f38f70462ca0f9c9ad7e60de195d8576
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102296
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Luciana MeirellesCosta, Silvia Generali da2014-09-03T02:20:15Z2014http://hdl.handle.net/10183/102296000935094Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética.application/pdfporOrganizaçõesCódigo de éticaPsicologia organizacionalÉtica e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935094.pdf000935094.pdfTexto completoapplication/pdf72848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/1/000935094.pdf3f4bfb05a029b35d116f8a88396c100eMD51TEXT000935094.pdf.txt000935094.pdf.txtExtracted Texttext/plain28977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/2/000935094.pdf.txtf7333c8b158f8d36e531129261d93954MD52THUMBNAIL000935094.pdf.jpg000935094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/3/000935094.pdf.jpgd6784a33a80296aba0edcb38b6c7c7f8MD5310183/1022962018-10-23 09:01:50.141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:01:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
title Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
spellingShingle Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
Rodrigues, Luciana Meirelles
Organizações
Código de ética
Psicologia organizacional
title_short Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
title_full Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
title_fullStr Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
title_full_unstemmed Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
title_sort Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
author Rodrigues, Luciana Meirelles
author_facet Rodrigues, Luciana Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciana Meirelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Silvia Generali da
contributor_str_mv Costa, Silvia Generali da
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações
Código de ética
Psicologia organizacional
topic Organizações
Código de ética
Psicologia organizacional
description Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-03T02:20:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102296
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935094
url http://hdl.handle.net/10183/102296
identifier_str_mv 000935094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/1/000935094.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/2/000935094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102296/3/000935094.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f4bfb05a029b35d116f8a88396c100e
f7333c8b158f8d36e531129261d93954
d6784a33a80296aba0edcb38b6c7c7f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132025389056