A reforma escolar como performance e espetáculo político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230013 |
Resumo: | Uma indústria da reforma escolar tem se desenvolvido nos Estados Unidos, desde a publicação do relatório encomendado, A Nation at Risk, de 1983. Esse movimento pela reforma escolar foi impulsionado pela teoria do capital humano, pela influência do lobby empresarial, pelo apoio bipartidário dos testes da responsabilização por meio da introdução de uma avaliação padronizada e por grandes fundações filantrópicas como as de Bill Gates, Sam Walton e Eli Broad. Esse capítulo defende que o estudo minucioso de que necessitamos exige novas teorias de poder e das relações políticas. Enquanto os atores políticos tradicionais foram cruciais na promoção da legislação a respeito das reformas educacionais, novos e bem-financiados atores políticos promoveram essas reformas por meio da criação daquilo que Edelman (1988) chamou de espetáculo político, resultando em uma cultura de performatividade (Lyotard, 1984) e na privatização de grandes setores da escolarização pública. |
id |
UFRGS-2_f40e0c9b3fd91a1af6682ffb4766a7ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Anderson, Gary L.Fajardo, Ananyr PortoGandin, Luis Armando2021-09-22T04:23:42Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230013000753913Uma indústria da reforma escolar tem se desenvolvido nos Estados Unidos, desde a publicação do relatório encomendado, A Nation at Risk, de 1983. Esse movimento pela reforma escolar foi impulsionado pela teoria do capital humano, pela influência do lobby empresarial, pelo apoio bipartidário dos testes da responsabilização por meio da introdução de uma avaliação padronizada e por grandes fundações filantrópicas como as de Bill Gates, Sam Walton e Eli Broad. Esse capítulo defende que o estudo minucioso de que necessitamos exige novas teorias de poder e das relações políticas. Enquanto os atores políticos tradicionais foram cruciais na promoção da legislação a respeito das reformas educacionais, novos e bem-financiados atores políticos promoveram essas reformas por meio da criação daquilo que Edelman (1988) chamou de espetáculo político, resultando em uma cultura de performatividade (Lyotard, 1984) e na privatização de grandes setores da escolarização pública.A school reform industry has developed in the U.S. dating back to the 1983 commissioned report A Nation at Risk. This school reform movement was driven by human capital theory, the influence of the Business lobby, bipartisan support of high stakes accountability through standardized testing, and venture philanthropists like Bill Gates, Sam Walton, and Eli Broad. This article argues that a thorough understanding of this movement requires new theories of power and politics. While traditional political actors were instrumental in promoting school reform legislation, new well-funded political actors promoted it through the creation of what Edelman (1988) called political spectacle resulting in a culture of performativity (Lyotard, 1984) and the privatization of major sectors of public schoolingapplication/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 57-76Reforma do ensinoPolíticaPolitical spectaclePrivatizationA reforma escolar como performance e espetáculo políticoSchool reform as performance and political spectacle info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753913.pdf.txt000753913.pdf.txtExtracted Texttext/plain59219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230013/2/000753913.pdf.txt7d85837da5e4f19b71be98f2624ec674MD52ORIGINAL000753913.pdfTexto completoapplication/pdf496063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230013/1/000753913.pdf8b2077d457849927479069c1ed8f5206MD5110183/2300132021-10-04 04:23:06.652289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School reform as performance and political spectacle |
title |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
spellingShingle |
A reforma escolar como performance e espetáculo político Anderson, Gary L. Reforma do ensino Política Political spectacle Privatization |
title_short |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
title_full |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
title_fullStr |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
title_full_unstemmed |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
title_sort |
A reforma escolar como performance e espetáculo político |
author |
Anderson, Gary L. |
author_facet |
Anderson, Gary L. Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
author_role |
author |
author2 |
Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anderson, Gary L. Fajardo, Ananyr Porto Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma do ensino Política |
topic |
Reforma do ensino Política Political spectacle Privatization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Political spectacle Privatization |
description |
Uma indústria da reforma escolar tem se desenvolvido nos Estados Unidos, desde a publicação do relatório encomendado, A Nation at Risk, de 1983. Esse movimento pela reforma escolar foi impulsionado pela teoria do capital humano, pela influência do lobby empresarial, pelo apoio bipartidário dos testes da responsabilização por meio da introdução de uma avaliação padronizada e por grandes fundações filantrópicas como as de Bill Gates, Sam Walton e Eli Broad. Esse capítulo defende que o estudo minucioso de que necessitamos exige novas teorias de poder e das relações políticas. Enquanto os atores políticos tradicionais foram cruciais na promoção da legislação a respeito das reformas educacionais, novos e bem-financiados atores políticos promoveram essas reformas por meio da criação daquilo que Edelman (1988) chamou de espetáculo político, resultando em uma cultura de performatividade (Lyotard, 1984) e na privatização de grandes setores da escolarização pública. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:23:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230013 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000753913 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000753913 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 57-76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230013/2/000753913.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230013/1/000753913.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d85837da5e4f19b71be98f2624ec674 8b2077d457849927479069c1ed8f5206 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225036703465472 |