Atributos determinantes na decisão de assinatura de serviços de Streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Filipe Kramer da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130627
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na decisão de assinatura dos usuários de serviço de streaming. Os procedimentos metodológicos iniciaram com foco da pesquisa nos usuários dos quatro principais aplicativos presentes no mercado brasileiro: Spotify, Deezer, Rdio e Superplayer. A partir disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 7 assinantes desses serviços com o objetivo de levantar os atributos que os usuários consideram determinantes na decisão de assinatura. Em seguida, realizou-se uma triangulação entre os atributos presentes nos resultados da etapa qualitativa com os atributos comentados por usuários em blogs de tecnologia e com os atributos comunicados nos sites de cada serviço de streaming. Dessa forma, foi possível definir os 7 atributos que são importantes no processo de decisão de assinatura: preço, marca, escutar off-line, plataformas disponíveis, recomendações de música, listas de música e interface. Após esta definição, foi realizada uma análise conjunta (conjoint analysis) com a participação de 177 usuários – assinantes ou não assinantes – dos quatro aplicativos citados anteriormente. Os resultados revelaram que, embora seja um mercado recente, a marca dos serviços já se mostra como segundo atributo mais importante – ficou apenas atrás do preço de um modo geral. Este estudo espera servir como princípio para que sejam aprofundadas as aplicações dos conceitos de marketing nos negócios que são impactados pelo surgimento de novas tecnologias de informação. Além disso, espera-se que este trabalho possa ser útil ao mercado que contempla e, principalmente, sirva como input estratégico para as empresas de streaming ou como referência para outros trabalhos sobre atributos.
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