Setor calçadista do Vale do Sinos e as estratégias de concorrência : uma análise desde os anos 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Matheus Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182315
Resumo: A produção calçadista possui centralidade na vida econômica do Vale do Sinos sendo responsável pelo desenvolvimento social e econômico da região desde os primórdios da colonização alemã. A partir da década de 1990, a indústria calçadista brasileira exportadora perdeu competitividade internacional devido às modificações econômicas tanto exógenas quanto endógenas ao país. De meados da década de 90 data o início do processo de profundas modificações na economia calçadista que permanecem até a atualidade. A concorrência através de custos e preços baixos se modifica. Algumas empresas investem na produção para o mercado nacional e adotam estratégias para se manterem atuantes no novo ambiente concorrencial. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias incorporadas pelas empresas calçadistas gaúchas para permanecerem competitivas no mercado nos últimos dez anos. Para tanto, buscou-se na literatura aspectos que caracterizam os processos concorrenciais e as vantagens que podem ser obtidas através de custo e diferenciação de produto. A análise das estratégias contou com uma pesquisa empírica realizada junto a dez empresas gaúchas do Vale do Sinos à cerca das condutas utilizadas para garantirem espaço na disputa.
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