Setor calçadista do Vale do Sinos e as estratégias de concorrência : uma análise desde os anos 2000
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182315 |
Resumo: | A produção calçadista possui centralidade na vida econômica do Vale do Sinos sendo responsável pelo desenvolvimento social e econômico da região desde os primórdios da colonização alemã. A partir da década de 1990, a indústria calçadista brasileira exportadora perdeu competitividade internacional devido às modificações econômicas tanto exógenas quanto endógenas ao país. De meados da década de 90 data o início do processo de profundas modificações na economia calçadista que permanecem até a atualidade. A concorrência através de custos e preços baixos se modifica. Algumas empresas investem na produção para o mercado nacional e adotam estratégias para se manterem atuantes no novo ambiente concorrencial. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias incorporadas pelas empresas calçadistas gaúchas para permanecerem competitivas no mercado nos últimos dez anos. Para tanto, buscou-se na literatura aspectos que caracterizam os processos concorrenciais e as vantagens que podem ser obtidas através de custo e diferenciação de produto. A análise das estratégias contou com uma pesquisa empírica realizada junto a dez empresas gaúchas do Vale do Sinos à cerca das condutas utilizadas para garantirem espaço na disputa. |
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Neves, Matheus MachadoTatsch, Ana Lucia2018-09-20T02:29:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/182315001076573A produção calçadista possui centralidade na vida econômica do Vale do Sinos sendo responsável pelo desenvolvimento social e econômico da região desde os primórdios da colonização alemã. A partir da década de 1990, a indústria calçadista brasileira exportadora perdeu competitividade internacional devido às modificações econômicas tanto exógenas quanto endógenas ao país. De meados da década de 90 data o início do processo de profundas modificações na economia calçadista que permanecem até a atualidade. A concorrência através de custos e preços baixos se modifica. Algumas empresas investem na produção para o mercado nacional e adotam estratégias para se manterem atuantes no novo ambiente concorrencial. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias incorporadas pelas empresas calçadistas gaúchas para permanecerem competitivas no mercado nos últimos dez anos. Para tanto, buscou-se na literatura aspectos que caracterizam os processos concorrenciais e as vantagens que podem ser obtidas através de custo e diferenciação de produto. A análise das estratégias contou com uma pesquisa empírica realizada junto a dez empresas gaúchas do Vale do Sinos à cerca das condutas utilizadas para garantirem espaço na disputa.Footwear production has a central role in the economic life of Vale do sinos being responsible for the social and economic development of the region since the early days of German colonization. Since the 1990s, the Brazilian footwear industry has lost international competitiveness due to the economic changes both exogenous and endogenous to the country. From the mid-90's the process of deep changes in the footwear economy has been going on until today. Competition through low costs and prices is changing. Some companies invest in production for the domestic market and adopt strategies to stay active in the new competitive environment. In this context, this research has the objective of analyzing the strategies incorporated by gaúcha footwear companies to remain competitive in the market in the last ten years. In order to do so, we have searched in the literature aspects that characterize the competitive processes and the advantages that can be obtained through cost and product differentiation. The analysis of the strategies counted on an empirical research carried out with ten companies of Vale do sinos around the practices used to guarantee space in the dispute.application/pdfporIndústria do calçadoCompetitividade industrialVale do Rio dos Sinos, Região (RS)FootwearStrategyProduct differentiation advantagesCost advantagesSetor calçadista do Vale do Sinos e as estratégias de concorrência : uma análise desde os anos 2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076573.pdfTexto completoapplication/pdf752337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182315/1/001076573.pdf5bedad7e2bd46ddd6bdd6cebda456292MD51TEXT001076573.pdf.txt001076573.pdf.txtExtracted Texttext/plain106907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182315/2/001076573.pdf.txtb8f2a6a0151cc79654f12ff0105a01ecMD52THUMBNAIL001076573.pdf.jpg001076573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182315/3/001076573.pdf.jpg68c20e76765c7fde393c9054192ddf8cMD5310183/1823152024-06-07 06:17:27.883779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-07T09:17:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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