Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31596 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_f4e1cc9c339d6b0e168f320cf72190ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31596 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fantinelli, Ana LúciaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-02T06:02:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/31596000782512O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio.This paper presents reflections on the pedagogical practice of teaching financial mathematics, focusing on the concepts and applications of compound interest. It aimed to develop a didactic sequence that sought to ease the difficulties encountered in the process of teaching and learning of these contents, assuming that knowledge construction is determined by mutual actions between the individual and the environment. To provide a different contact with the subject, it used as teaching resources video sensitizer, spreadsheets, and real mathematical problems contextualized to students' reality. The research was conducted in a multilevel class, composed of students from the three years of high school, who were attending the Beginner Professional Electrical Course, part of the Fishing Project in the city of Cachoeirinha. The research methodology used was based on the principles of Didactical Engineering for the design, implementation and analysis of the viability of this proposal. This study pointed out some elements that directs to the dichotomy presented between what is intended and what is done with respect to the teaching of the content of Financial Mathematics. However, it stressed the importance of its inclusion in the high school program.application/pdfporEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática financeiraEducação MatemáticaMathematics educationDidactical engineeringTeaching of financial mathematicsEngenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782512.pdf000782512.pdfTexto completoapplication/pdf1265961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/1/000782512.pdfb02b901256f89a1dee6e6acf6d956826MD51TEXT000782512.pdf.txt000782512.pdf.txtExtracted Texttext/plain112443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/2/000782512.pdf.txtd2723a2673bb94924ab26cd3992d3e9aMD52THUMBNAIL000782512.pdf.jpg000782512.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/3/000782512.pdf.jpgc4ea3536c366e812b993055ec23f907dMD5310183/315962018-10-11 08:50:02.273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
title |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
spellingShingle |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira Fantinelli, Ana Lúcia Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática financeira Educação Matemática Mathematics education Didactical engineering Teaching of financial mathematics |
title_short |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
title_full |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
title_fullStr |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
title_full_unstemmed |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
title_sort |
Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira |
author |
Fantinelli, Ana Lúcia |
author_facet |
Fantinelli, Ana Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantinelli, Ana Lúcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática financeira Educação Matemática |
topic |
Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática financeira Educação Matemática Mathematics education Didactical engineering Teaching of financial mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Didactical engineering Teaching of financial mathematics |
description |
O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31596 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782512 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31596 |
identifier_str_mv |
000782512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/1/000782512.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/2/000782512.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/3/000782512.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b02b901256f89a1dee6e6acf6d956826 d2723a2673bb94924ab26cd3992d3e9a c4ea3536c366e812b993055ec23f907d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062427205632 |