Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinelli, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31596
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio.
id UFRGS-2_f4e1cc9c339d6b0e168f320cf72190ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31596
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fantinelli, Ana LúciaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-02T06:02:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/31596000782512O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio.This paper presents reflections on the pedagogical practice of teaching financial mathematics, focusing on the concepts and applications of compound interest. It aimed to develop a didactic sequence that sought to ease the difficulties encountered in the process of teaching and learning of these contents, assuming that knowledge construction is determined by mutual actions between the individual and the environment. To provide a different contact with the subject, it used as teaching resources video sensitizer, spreadsheets, and real mathematical problems contextualized to students' reality. The research was conducted in a multilevel class, composed of students from the three years of high school, who were attending the Beginner Professional Electrical Course, part of the Fishing Project in the city of Cachoeirinha. The research methodology used was based on the principles of Didactical Engineering for the design, implementation and analysis of the viability of this proposal. This study pointed out some elements that directs to the dichotomy presented between what is intended and what is done with respect to the teaching of the content of Financial Mathematics. However, it stressed the importance of its inclusion in the high school program.application/pdfporEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática financeiraEducação MatemáticaMathematics educationDidactical engineeringTeaching of financial mathematicsEngenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782512.pdf000782512.pdfTexto completoapplication/pdf1265961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/1/000782512.pdfb02b901256f89a1dee6e6acf6d956826MD51TEXT000782512.pdf.txt000782512.pdf.txtExtracted Texttext/plain112443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/2/000782512.pdf.txtd2723a2673bb94924ab26cd3992d3e9aMD52THUMBNAIL000782512.pdf.jpg000782512.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/3/000782512.pdf.jpgc4ea3536c366e812b993055ec23f907dMD5310183/315962018-10-11 08:50:02.273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
title Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
spellingShingle Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
Fantinelli, Ana Lúcia
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática financeira
Educação Matemática
Mathematics education
Didactical engineering
Teaching of financial mathematics
title_short Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
title_full Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
title_fullStr Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
title_full_unstemmed Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
title_sort Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira
author Fantinelli, Ana Lúcia
author_facet Fantinelli, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinelli, Ana Lúcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática financeira
Educação Matemática
topic Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática financeira
Educação Matemática
Mathematics education
Didactical engineering
Teaching of financial mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Didactical engineering
Teaching of financial mathematics
description O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência didática que buscou amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, partindo do princípio de que a construção do conhecimento é determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Para proporcionar um contato diferenciado com o tema, utilizou como recursos didáticos um vídeo sensibilizador, planílhas eletrônicas, além de problemas matemáticos contextualizados, relacionados à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma multisseriada, composta por alunos dos três anos do Ensino Médio, que participaram do curso de Iniciação Profissional em Eletricidade do Projeto Pescar no município de Cachoeirinha. Como metodologia de pesquisa, fundamentou-se nos princípios da Engenharia Didática para a concepção, implementação e análise de viabilidade desta proposta. Este estudo apontou para alguns elementos que nos direcionam para a dicotomia apresentada entre o que se pretende e o que se faz com relação ao ensino dos conteúdos de Matemática Financeira. Entretanto, reforçou a importancia de sua inclusão no currículo do Ensino Médio.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31596
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782512
url http://hdl.handle.net/10183/31596
identifier_str_mv 000782512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/1/000782512.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/2/000782512.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31596/3/000782512.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b02b901256f89a1dee6e6acf6d956826
d2723a2673bb94924ab26cd3992d3e9a
c4ea3536c366e812b993055ec23f907d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062427205632