Representações da homossexualidade em portais de notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Vicente Prado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88496
Resumo: Este trabalho aborda a representação da homossexualidade em dois portais virtuais de notícias, o G1 e a Agência Brasil. Apesar das mudanças que a sociedade brasileira vem sofrendo e que permitem maior espaço para a identidade homossexual, esta ainda é retratada a partir de discursos que a enquadram como Outro e que a encaixam em um binômio hetero-homossexual baseado em antigos paradigmas sexuais e de gênero. É necessário desconstruir esses discursos e encontrar fissuras onde um questionamento mais amplo possa ser introduzido. Pela ubiquidade das narrativas que regem tais representações, um exame mais profundo das noções sociológicas de identidade aplicadas ao movimento LGBT precisa ser feito. Busca-se analisar uma amostra de 118 notícias de dois portais online de modo a encontrar padrões que se repetem. A pesquisa foi feita por meio do estudo de conceitos de identidade desenvolvidos por Stuart Hall e Kathryn Woodward; aplicaram-se, então, esses conceitos ao exame das notícias jornalísticos compilados segundo o modelo de pesquisa de Bruno Souza Leal. O trabalho resultou no discernimento de padrões similares aos descritos por Leal, sinalizando uma perpetuação do paradigma heteronormativo; porém, foram encontradas brechas que desafiam o caráter hermético do discurso dominante.
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