Tempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico de enfermeiros
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23606 |
Resumo: | Desenvolveu-se um estudo transversal com o objetivo de avaliar o conhecimento de enfermeiros referente ao atendimento em parada cardiorrespiratória (PCR), relacionando esses resultados com o tempo decorrido da capacitação. Estudo realizado em um hospital geral em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em julho e agosto de 2005. A amostra foi dividida em grupo 1 (33 enfermeiros de áreas com monitor cardíaco e desfibrilador) e grupo 2 (23 enfermeiros de áreas sem esses equipamentos). O grupo 1 apresentou maior número de acertos no reconhecimento de traçados eletrocardiográficos e 91% desta amostra reconheceu o algorítimo de fibrilação ventricular. O conhecimento do grupo 2 nas questões relativas ao atendimento básico foi de 85%. Demonstrou-se que em ambos os grupos avaliados o treinamento em PCR foi efetivo. Estratégias de educação continuada devem ser incentivadas e mantidas sistematicamente para garantir o melhor desempenho da equipe. |
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Bertoglio, Vanderléia MorlinAzzolin, Karina de OliveiraSouza, Emiliane Nogueira deSilva, Eneida Rejane Rabelo da2010-06-08T04:18:25Z20080102-6933http://hdl.handle.net/10183/23606000670698Desenvolveu-se um estudo transversal com o objetivo de avaliar o conhecimento de enfermeiros referente ao atendimento em parada cardiorrespiratória (PCR), relacionando esses resultados com o tempo decorrido da capacitação. Estudo realizado em um hospital geral em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em julho e agosto de 2005. A amostra foi dividida em grupo 1 (33 enfermeiros de áreas com monitor cardíaco e desfibrilador) e grupo 2 (23 enfermeiros de áreas sem esses equipamentos). O grupo 1 apresentou maior número de acertos no reconhecimento de traçados eletrocardiográficos e 91% desta amostra reconheceu o algorítimo de fibrilação ventricular. O conhecimento do grupo 2 nas questões relativas ao atendimento básico foi de 85%. Demonstrou-se que em ambos os grupos avaliados o treinamento em PCR foi efetivo. Estratégias de educação continuada devem ser incentivadas e mantidas sistematicamente para garantir o melhor desempenho da equipe.This cross-sectional study aimed at evaluating the knowledge of nurses on cardiopulmonary resuscitation (CPR) as a function of the time elapsed since training was concluded. The study was performed in a general hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, during July and August, 2005. Nurses were assigned to groups 1 (33 nurses, in units equipped with a heart monitor and a cardiac defibrillator) and 2 (23 nurses, in units without this equipment). Nurses in group 1 showed better knowledge on the recognition of electrocardiographic recordings, and 91% of them recognized the ventricular fibrillation algorithm. Among nurses in group 2, 85% had knowledge on issues relative to basic care. The results showed that training in CRP generates positive results. Continued and systematic education strategies are essential to ensure better performance of the nursing team.Se desarrolló un estudio transversal con el objetivo de evaluar el conocimiento de enfermeros sobre la atención del paro cardiorrespiratorio (PCR), relacionando estos resultados con el tiempo transcurrido de capacitación. Estudio realizado en un hospital de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, en julio/agosto de 2005. La muestra fue dividida en: grupo 1 (33 enfermeros de áreas con monitor cardíaco y desfibrilador) y grupo 2 (23 enfermeros de áreas sin estos equipos). El grupo 1 presentó mayor número de aciertos en el reconocimiento de trazados electrocardiográficos y un 91% del grupo reconoció el algoritmo de fibrilación ventricular. El conocimiento del grupo 2 en las preguntas relativas a la atención básica fue del 85%. Se demostró que en los dos grupos evaluados, el entrenamiento en PCR fue efectivo. Estrategias de educación continua deben ser incentivadas y mantenidas sistemáticamente para asegurar un mejor desempeño del equipo.application/pdfengRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 29, n.3 (jun. 2008), p. 454-460Parada cardiorrespiratória : EnfermagemEducação continuada em enfermagemHeart arrestEducationnursingcontinuingProfessional trainingParo cardíacoEducación continua en enfermeríaCapacitación profesionalTempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico de enfermeirosEntrenamiento sobre paro cardiorrespiratorio: impacto en el conocimiento teórico de enfermeros Training in cardiopulmonary resuscitation: impact on the theoretical knowledge of nurses info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000670698.pdf.txt000670698.pdf.txtExtracted Texttext/plain28115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23606/2/000670698.pdf.txt3ac0fea151179327f1b0e83292ab5883MD52ORIGINAL000670698.pdf000670698.pdfTexto completoapplication/pdf49894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23606/1/000670698.pdf07e7171c94dd2c3174de85c142058a12MD51THUMBNAIL000670698.pdf.jpg000670698.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23606/3/000670698.pdf.jpg4c6962abc8d7a8562964c13c77934398MD5310183/236062018-10-17 08:12:53.091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:12:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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