De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Rafael Hofmeister de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198819
Resumo: O presente trabalho aborda o improviso como elemento constituinte da poética brasileira do período colonial, sobretudo na obra de Gregório de Matos, questionando as posições etno e eurocentristas que incluem produções orais ibéricas trovadorescas e humanistas na historiografia das literaturas hispânica e luso-brasileira, mas excluem o cantar dos cantadores nordestinos e outros artífices da voz. Essa posição ainda assume, para justificar suas supressões, uma visada scriptocentrista, situando como composição escrita o que fora erigido na performance, como é o caso da obra de Gregório de Matos. Por isso, neste trabalho, realizamos uma abordagem histórica e filológica, permeada por uma sensibilidade antropológica, que questiona tais concepções. Para isso, habilita o papel histórico da viola como instrumento não só de auxílio à composição poética como também de sociabilização no Brasil Colônia e analisa com rigor filológico um corpus de composições do poeta baiano, evidenciando o papel da voz e da performance e realizando uma abordagem comparativista com os cantadores nordestinos.
id UFRGS-2_f5ce7992fc3e31505ce441a44706f973
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198819
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Rafael Hofmeister deTettamanzy, Ana Lúcia Liberato2019-09-05T02:33:40Z20191984-1191http://hdl.handle.net/10183/198819001099080O presente trabalho aborda o improviso como elemento constituinte da poética brasileira do período colonial, sobretudo na obra de Gregório de Matos, questionando as posições etno e eurocentristas que incluem produções orais ibéricas trovadorescas e humanistas na historiografia das literaturas hispânica e luso-brasileira, mas excluem o cantar dos cantadores nordestinos e outros artífices da voz. Essa posição ainda assume, para justificar suas supressões, uma visada scriptocentrista, situando como composição escrita o que fora erigido na performance, como é o caso da obra de Gregório de Matos. Por isso, neste trabalho, realizamos uma abordagem histórica e filológica, permeada por uma sensibilidade antropológica, que questiona tais concepções. Para isso, habilita o papel histórico da viola como instrumento não só de auxílio à composição poética como também de sociabilização no Brasil Colônia e analisa com rigor filológico um corpus de composições do poeta baiano, evidenciando o papel da voz e da performance e realizando uma abordagem comparativista com os cantadores nordestinos.The current work addresses the improvisation as a constituent element of the Brazilian poetics of the colonial period, especially in the work of Gregório de Matos, questioning the ethno and Eurocentric positions that include troubadour and humanistic Iberian oral productions in the historiography of Hispanic and Luso - Brazilian literatures, but they exclude the singing of the northeastern singers and other artists of the voice. This position still assumes, in order to justify its suppressions, a scriptocentrist aim, locating as written composition what had been erected in the performance, as it is the case of the work of Gregory of Matos. Therefore, in this work, we perform a historical and philological approach, permeated by an anthropological sensitivity, which questions such conceptions. To this end, it enables the historical role of the viola as an instrument not only to aid poetic composition but also to socialization in Brazil Colony and analyzes with philological rigor a corpus of compositions of the Bahian poet, highlighting the role of voice and performance and carrying out an comparativist approach with the northeastern singers.application/pdfporIluminuras : série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 50 (jul. 2019), p. [32]-68Matos, Gregório de, 1633?-1696PoéticaLiteratura luso-brasileiraPeríodo colonialBrasilLuso-Brazilian literaturePoetics of the voicePostcolonialismImprovisationDe Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099080.pdf.txt001099080.pdf.txtExtracted Texttext/plain95957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198819/2/001099080.pdf.txt043bf05c894b1da82ebf1db6a5d79a47MD52ORIGINAL001099080.pdfTexto completoapplication/pdf450416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198819/1/001099080.pdf5b8656cdd4fe12e69f220cf467cba852MD5110183/1988192023-08-30 04:00:00.245208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198819Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-30T07:00Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
title De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
spellingShingle De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
Aguiar, Rafael Hofmeister de
Matos, Gregório de, 1633?-1696
Poética
Literatura luso-brasileira
Período colonial
Brasil
Luso-Brazilian literature
Poetics of the voice
Postcolonialism
Improvisation
title_short De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
title_full De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
title_fullStr De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
title_full_unstemmed De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
title_sort De Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonial
author Aguiar, Rafael Hofmeister de
author_facet Aguiar, Rafael Hofmeister de
Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
author_role author
author2 Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Rafael Hofmeister de
Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Matos, Gregório de, 1633?-1696
Poética
Literatura luso-brasileira
Período colonial
Brasil
topic Matos, Gregório de, 1633?-1696
Poética
Literatura luso-brasileira
Período colonial
Brasil
Luso-Brazilian literature
Poetics of the voice
Postcolonialism
Improvisation
dc.subject.eng.fl_str_mv Luso-Brazilian literature
Poetics of the voice
Postcolonialism
Improvisation
description O presente trabalho aborda o improviso como elemento constituinte da poética brasileira do período colonial, sobretudo na obra de Gregório de Matos, questionando as posições etno e eurocentristas que incluem produções orais ibéricas trovadorescas e humanistas na historiografia das literaturas hispânica e luso-brasileira, mas excluem o cantar dos cantadores nordestinos e outros artífices da voz. Essa posição ainda assume, para justificar suas supressões, uma visada scriptocentrista, situando como composição escrita o que fora erigido na performance, como é o caso da obra de Gregório de Matos. Por isso, neste trabalho, realizamos uma abordagem histórica e filológica, permeada por uma sensibilidade antropológica, que questiona tais concepções. Para isso, habilita o papel histórico da viola como instrumento não só de auxílio à composição poética como também de sociabilização no Brasil Colônia e analisa com rigor filológico um corpus de composições do poeta baiano, evidenciando o papel da voz e da performance e realizando uma abordagem comparativista com os cantadores nordestinos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-05T02:33:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198819
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1191
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099080
identifier_str_mv 1984-1191
001099080
url http://hdl.handle.net/10183/198819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Iluminuras : série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 50 (jul. 2019), p. [32]-68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198819/2/001099080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198819/1/001099080.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 043bf05c894b1da82ebf1db6a5d79a47
5b8656cdd4fe12e69f220cf467cba852
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224973742768128