Enação, ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavillon, Póti Quartiero
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kroeff, Renata Fischer da Silveira, Maraschin, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232029
Resumo: Este artigo apresenta a teoria da enação e implicações desta para o ensino e a aprendizagem. Uma das preocupações principais dessa teoria é como considerar de modo não somente teórico, mas principalmente metodológico, a experiência nos estudos da cognição. Varela, Thompson e Rosch (2016) buscam criar um campo interdisciplinar para que diversas ciências da cognição possam interagir. Nesse intuito, produziram diálogos com a fenomenologia, com a imunologia e com a neurociência. Como resultado, apontamos que, ao considerar o caráter incorporado do conhecimento, a enação apresenta uma explicação da aprendizagem que não é centrada no conhecimento declarativo e ressalta a importância da imersão para o aprender. A agência de quem aprende é importante por todo conhecimento ser entendido como uma forma de saber-fazer, como ativo. Uma ferramenta importante para a produção de aprendizagem segundo a enação é a criação de espaços de experimentação, para que se possa aprender de forma engajada.
id UFRGS-2_f5de2513118b5d50e26ce822fce8d60f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gavillon, Póti QuartieroKroeff, Renata Fischer da SilveiraMaraschin, Cleci2021-11-19T04:46:07Z20200100-8692http://hdl.handle.net/10183/232029001128667Este artigo apresenta a teoria da enação e implicações desta para o ensino e a aprendizagem. Uma das preocupações principais dessa teoria é como considerar de modo não somente teórico, mas principalmente metodológico, a experiência nos estudos da cognição. Varela, Thompson e Rosch (2016) buscam criar um campo interdisciplinar para que diversas ciências da cognição possam interagir. Nesse intuito, produziram diálogos com a fenomenologia, com a imunologia e com a neurociência. Como resultado, apontamos que, ao considerar o caráter incorporado do conhecimento, a enação apresenta uma explicação da aprendizagem que não é centrada no conhecimento declarativo e ressalta a importância da imersão para o aprender. A agência de quem aprende é importante por todo conhecimento ser entendido como uma forma de saber-fazer, como ativo. Uma ferramenta importante para a produção de aprendizagem segundo a enação é a criação de espaços de experimentação, para que se possa aprender de forma engajada.This paper presents the theory of enaction and its implications for teaching and learning. One of the main concerns of this theory is how to consider not only in a theoretical, but mainly in a methodological way, the experience in the studies of cognition. Varela et al. (2016) seek to create an interdisciplinary field so that different cognitive sciences can interact. With this intention, they produced dialogues with phenomenology, immunology and neuroscience. As a result, we point out that, when considering the embodied nature of knowledge, enaction presents an explanation of learning that is not centered on declarative knowledge, and emphasizes the importance of immersion in learning. The agency of the learner is important because all knowledge is understood as a form of know-how, active. An important tool for the production of learning according to enaction is the creation of spaces of experimentation, so that one can learn in an engaged way.Este artículo presenta la teoría de la enación y sus implicaciones para la enseñanza y el aprendizaje. Una de las principales preocupaciones de esta teoría es cómo considerar de modo no solo teórico, sino principalmente metodológico, la experiencia en los estudios de la cognición. Varela et al. (2016) buscan crear un campo interdisciplinario para que diversas ciencias cognitivas puedan interactuar. Para ese fin, produjeron diálogos con la fenomenología, con la inmunología y con la neurociencia. Como resultado señalamos que, al considerar el carácter incorporado del conocimiento, la enación presenta una explicación del aprendizaje que no se centra en el conocimiento declarativo y resalta la importancia de la inmersión en el aprendizaje. La agencia del alumno es importante porque todo conocimiento se entiende como una forma de saber hacer, como activo. Una herramienta importante para la producción de aprendizaje según la enación es la creación de espacios de experimentación para que se pueda aprender de manera comprometida.application/pdfporArquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 72, no. 3 (set./dez 2020), p. 129-139.Ensino e aprendizagemEnaçãoCogniçãoEnactionTeachingLearningEnaciónEnsinoEnseñanzaEnação, ensino e aprendizagemEnaction, teaching and learning Enación, enseñanza y aprendizaje info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128667.pdf.txt001128667.pdf.txtExtracted Texttext/plain39673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232029/2/001128667.pdf.txtf13589924624ecb8e60f7a2fda1d9151MD52ORIGINAL001128667.pdfTexto completoapplication/pdf819607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232029/1/001128667.pdfe33c904bfa97ce42652bbe61cb77d207MD5110183/2320292021-11-20 05:59:54.101528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:59:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enação, ensino e aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Enaction, teaching and learning
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enación, enseñanza y aprendizaje
title Enação, ensino e aprendizagem
spellingShingle Enação, ensino e aprendizagem
Gavillon, Póti Quartiero
Ensino e aprendizagem
Enação
Cognição
Enaction
Teaching
Learning
Enación
Ensino
Enseñanza
title_short Enação, ensino e aprendizagem
title_full Enação, ensino e aprendizagem
title_fullStr Enação, ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Enação, ensino e aprendizagem
title_sort Enação, ensino e aprendizagem
author Gavillon, Póti Quartiero
author_facet Gavillon, Póti Quartiero
Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Maraschin, Cleci
author_role author
author2 Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Maraschin, Cleci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavillon, Póti Quartiero
Kroeff, Renata Fischer da Silveira
Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Enação
Cognição
topic Ensino e aprendizagem
Enação
Cognição
Enaction
Teaching
Learning
Enación
Ensino
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Enaction
Teaching
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Enación
Ensino
Enseñanza
description Este artigo apresenta a teoria da enação e implicações desta para o ensino e a aprendizagem. Uma das preocupações principais dessa teoria é como considerar de modo não somente teórico, mas principalmente metodológico, a experiência nos estudos da cognição. Varela, Thompson e Rosch (2016) buscam criar um campo interdisciplinar para que diversas ciências da cognição possam interagir. Nesse intuito, produziram diálogos com a fenomenologia, com a imunologia e com a neurociência. Como resultado, apontamos que, ao considerar o caráter incorporado do conhecimento, a enação apresenta uma explicação da aprendizagem que não é centrada no conhecimento declarativo e ressalta a importância da imersão para o aprender. A agência de quem aprende é importante por todo conhecimento ser entendido como uma forma de saber-fazer, como ativo. Uma ferramenta importante para a produção de aprendizagem segundo a enação é a criação de espaços de experimentação, para que se possa aprender de forma engajada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:46:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232029
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-8692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128667
identifier_str_mv 0100-8692
001128667
url http://hdl.handle.net/10183/232029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 72, no. 3 (set./dez 2020), p. 129-139.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232029/2/001128667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232029/1/001128667.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f13589924624ecb8e60f7a2fda1d9151
e33c904bfa97ce42652bbe61cb77d207
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042864898048