Biblioteca escolar: reflexões e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Katiane Crescente
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112156
Resumo: Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola.
id UFRGS-2_f65333cd1c139a4f7fe22462fe639280
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112156
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lourenço, Katiane CrescenteMoro, Eliane Lourdes da Silva2015-03-18T01:59:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/112156000953175Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola.Based on the results of a qualitative research, analyzes the data through the procedure of research-action, which refers to the collective involvement between the researcher and participants for an Extension Course, this paper presents the development of a model project for the libraries of public schools in São Leopoldo/RS, supported by a sample of 23 participating schools, that are represented by the responsible teachers in charge of the libraries. Focuses on the organization of the Extension Course, School Library: reflections and proposals, which was structured with various themes involving the school library, as the social function of the library, the valuation of its own space and the role it assumes in school organization and access to the collection and mediation of reading and academic research. Provides meetings face to face or remotely via AVA Moodle for the participants, in order to discuss and propose guidelines for the preparation of projects for libraries, which are part of the Political-Pedagogical Projects of the schools. Coltect and analyzes the data checking contributions of the Extension Course to establish guidelines for the actions of school libraries through a project template. Concludes on the importance that school libraries have on builting a project that legitimizes this space as an active participant of the educational activities of the school.application/pdfporBiblioteca escolarSchool libraryProjectsMunicipal Schools of São LeopoldoBiblioteca escolar: reflexões e propostasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953175.pdf000953175.pdfTexto completoapplication/pdf6711404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/1/000953175.pdf9cb699f6a3a0172ff0fd74a2053bfca7MD51TEXT000953175.pdf.txt000953175.pdf.txtExtracted Texttext/plain180716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/2/000953175.pdf.txtcee07d32b9f054c3a7fb040e10ef3ba5MD52THUMBNAIL000953175.pdf.jpg000953175.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/3/000953175.pdf.jpgf0f41354e90f4648f6aa6fce2385e048MD5310183/1121562023-03-30 03:23:42.284353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca escolar: reflexões e propostas
title Biblioteca escolar: reflexões e propostas
spellingShingle Biblioteca escolar: reflexões e propostas
Lourenço, Katiane Crescente
Biblioteca escolar
School library
Projects
Municipal Schools of São Leopoldo
title_short Biblioteca escolar: reflexões e propostas
title_full Biblioteca escolar: reflexões e propostas
title_fullStr Biblioteca escolar: reflexões e propostas
title_full_unstemmed Biblioteca escolar: reflexões e propostas
title_sort Biblioteca escolar: reflexões e propostas
author Lourenço, Katiane Crescente
author_facet Lourenço, Katiane Crescente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Katiane Crescente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
topic Biblioteca escolar
School library
Projects
Municipal Schools of São Leopoldo
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Projects
Municipal Schools of São Leopoldo
description Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-18T01:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953175
url http://hdl.handle.net/10183/112156
identifier_str_mv 000953175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/1/000953175.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/2/000953175.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/3/000953175.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cb699f6a3a0172ff0fd74a2053bfca7
cee07d32b9f054c3a7fb040e10ef3ba5
f0f41354e90f4648f6aa6fce2385e048
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481737277440