Biblioteca escolar: reflexões e propostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112156 |
Resumo: | Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola. |
id |
UFRGS-2_f65333cd1c139a4f7fe22462fe639280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112156 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lourenço, Katiane CrescenteMoro, Eliane Lourdes da Silva2015-03-18T01:59:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/112156000953175Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola.Based on the results of a qualitative research, analyzes the data through the procedure of research-action, which refers to the collective involvement between the researcher and participants for an Extension Course, this paper presents the development of a model project for the libraries of public schools in São Leopoldo/RS, supported by a sample of 23 participating schools, that are represented by the responsible teachers in charge of the libraries. Focuses on the organization of the Extension Course, School Library: reflections and proposals, which was structured with various themes involving the school library, as the social function of the library, the valuation of its own space and the role it assumes in school organization and access to the collection and mediation of reading and academic research. Provides meetings face to face or remotely via AVA Moodle for the participants, in order to discuss and propose guidelines for the preparation of projects for libraries, which are part of the Political-Pedagogical Projects of the schools. Coltect and analyzes the data checking contributions of the Extension Course to establish guidelines for the actions of school libraries through a project template. Concludes on the importance that school libraries have on builting a project that legitimizes this space as an active participant of the educational activities of the school.application/pdfporBiblioteca escolarSchool libraryProjectsMunicipal Schools of São LeopoldoBiblioteca escolar: reflexões e propostasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953175.pdf000953175.pdfTexto completoapplication/pdf6711404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/1/000953175.pdf9cb699f6a3a0172ff0fd74a2053bfca7MD51TEXT000953175.pdf.txt000953175.pdf.txtExtracted Texttext/plain180716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/2/000953175.pdf.txtcee07d32b9f054c3a7fb040e10ef3ba5MD52THUMBNAIL000953175.pdf.jpg000953175.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/3/000953175.pdf.jpgf0f41354e90f4648f6aa6fce2385e048MD5310183/1121562023-03-30 03:23:42.284353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
title |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
spellingShingle |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas Lourenço, Katiane Crescente Biblioteca escolar School library Projects Municipal Schools of São Leopoldo |
title_short |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
title_full |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
title_fullStr |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
title_sort |
Biblioteca escolar: reflexões e propostas |
author |
Lourenço, Katiane Crescente |
author_facet |
Lourenço, Katiane Crescente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Katiane Crescente |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar |
topic |
Biblioteca escolar School library Projects Municipal Schools of São Leopoldo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Projects Municipal Schools of São Leopoldo |
description |
Apresenta a elaboração de um modelo de projeto para as bibliotecas das escolas municipais de São Leopoldo/RS, fundada nos resultados de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, que se refere à participação coletiva entre o pesquisador e os participantes, tendo como contexto de estudo um Curso de Extensão, apresentando a amostra de 23 escolas participantes, as quais estão representadas pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas. Enfoca na organização do Curso de Extensão, Biblioteca escolar: reflexões e propostas, que foi estruturado com várias temáticas envolvendo a biblioteca escolar, como: a função social da biblioteca, a valorização de seu espaço e o papel que assume na escola, a organização e o acesso ao acervo, bem como a mediação da leitura e da pesquisa escolar. Propicia às participantes encontros presenciais e a distância, via AVA Moodle, com o intuito de dialogar e propor diretrizes para a elaboração de projetos para as bibliotecas, os quais façam parte do Projeto Político-Pedagógico das escolas. Coleta e analisa os dados, verificando as contribuições do Curso de Extensão para o estabelecimento de diretrizes para as ações das bibliotecas escolares, por meio de um modelo de projeto. Conclui sobre a importância das bibliotecas escolares construírem um projeto que legitime esse espaço como participante ativo das ações pedagógicas da escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-18T01:59:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112156 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953175 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112156 |
identifier_str_mv |
000953175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/1/000953175.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/2/000953175.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112156/3/000953175.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9cb699f6a3a0172ff0fd74a2053bfca7 cee07d32b9f054c3a7fb040e10ef3ba5 f0f41354e90f4648f6aa6fce2385e048 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224481737277440 |