Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98891 |
Resumo: | Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vem promovendo modificações em relação à forma de avaliação dos cursos de graduação brasileiros que incluem a criação de novos conceitos e alterações na composição e nos pesos dos conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a transparência na divulgação dos resultados é cada vez maior. Na edição 2008 do Enade, a divulgação detalhada dos resultados permitiu uma análise minuciosa do principal indicador oficial da qualidade dos cursos de graduação brasileiros – o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito das ponderações utilizadas no CPC e, principalmente, examinar o impacto que eventuais mudanças teriam sobre os conceitos de cursos oferecidos por universidades privadas e federais brasileiras. |
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Bittencourt, Helio RadkeViali, LoríRodrigues, Alziro Cesar de MoraisCasartelli, Alam de Oliveira2014-07-29T02:05:00Z20101414-4077http://hdl.handle.net/10183/98891000783847Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vem promovendo modificações em relação à forma de avaliação dos cursos de graduação brasileiros que incluem a criação de novos conceitos e alterações na composição e nos pesos dos conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a transparência na divulgação dos resultados é cada vez maior. Na edição 2008 do Enade, a divulgação detalhada dos resultados permitiu uma análise minuciosa do principal indicador oficial da qualidade dos cursos de graduação brasileiros – o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito das ponderações utilizadas no CPC e, principalmente, examinar o impacto que eventuais mudanças teriam sobre os conceitos de cursos oferecidos por universidades privadas e federais brasileiras.Since the implementation of the National Higher Education Evaluation System (SINAES), in 2004, the Ministry of Education (MEC) through the National Institute of Educational Studies and Research Anisio Teixeira (INEP) is promoting changes related to the evaluation of undergraduate programs in Brazil. Such changes include the creation of new concepts and modifications in the composition and in the weights of the concepts derived from the National Student Performance Exam (Enade). Furthermore, transparency in the dissemination of results is increasing. In the 2008 edition of Enade, a detailed disclosure of the results allowed a rigorous analysis of the main official indicator of the quality of undergraduate programs in Brazil, the CPC (Preliminary Program Rating). This paper aims to analyze the effect of the weights used in the CPC, and especially consider the impact that some changes would have on the CPC of programs offered by private and federal universities in Brazil.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba. Vol. 15, n. 3 (nov. 2010), p. 147-166Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraExame Nacional de Desempenho dos EstudantesConceito Preliminar de CursoIndicadores de desempenhoEnsino superiorAvaliaçãoQualidade do ensinoHigher educationEnadeCPCEducational evaluationMudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadasChanges in the weights of the CPC and their impact on results of evaluation in federal and private universities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783847.pdf000783847.pdfTexto completoapplication/pdf2173336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98891/1/000783847.pdffe6954073ab6415fc964b8c181c9640bMD51TEXT000783847.pdf.txt000783847.pdf.txtExtracted Texttext/plain40479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98891/2/000783847.pdf.txt656400c04aca8481a8a00adbf2a778b1MD52THUMBNAIL000783847.pdf.jpg000783847.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98891/3/000783847.pdf.jpgb94b6b980ff306677860c74af234993bMD5310183/988912021-11-20 05:52:27.365917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:52:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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