Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147301 |
Resumo: | A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_f70bf6e2efdabbbcfde2264425b76321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147301 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schiavi, Giovana SordiBehr, Ariel2016-08-18T02:14:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/147301000999634A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem.The theme of Distance Education in recent years gained prominence in academic discussions in Brazil and its offering, specifically dealing with the Accounting area, is growing in graduation courses in Accounting Sciences. Therefore, Distance Education has become a viable and attractive proposition for many students who have come to look for the advantages obtained from this methodology. Thus, considering this expansion of Distance Education and its importance as a teaching tool, the following question to this research was elaborated: what is the perception of the undergraduate student account about the activities performed in the distance Accounting disciplines? In this way, the aim of this study is to conduct an evaluation under the student perspective of activities performed in distance education in Accounting. For this, it was prepared an evaluation instrument, which has their issues supported by a wide theoretical basis. The survey in question was applied to students of accounting courses at UFRGS who had experience with Distance Education inside the graduation. In the analysis of results, in general, we see the adhesion of respondents for the distance activities in the Accounting graduation, although is still present the need for physical space and socialization in the teaching-learning process.application/pdfporEnsino superiorEducação a distância (EaD)Contabilidade : EnsinoDistance educationGraduationAccountingStudentsEducação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discenteDistance education in accounting graduation : evaluation in student perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999634.pdf000999634.pdfTexto completoapplication/pdf725152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/1/000999634.pdfb3b211ecbb2938bbe520ad0bdaea40a5MD51TEXT000999634.pdf.txt000999634.pdf.txtExtracted Texttext/plain71325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/2/000999634.pdf.txtbaacea98cb3e7edcdc6996e667a5c659MD52THUMBNAIL000999634.pdf.jpg000999634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/3/000999634.pdf.jpg154d38f87e1bda00f98c8d60c2e13b18MD5310183/1473012023-03-09 03:28:04.44214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:28:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Distance education in accounting graduation : evaluation in student perspective |
title |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
spellingShingle |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente Schiavi, Giovana Sordi Ensino superior Educação a distância (EaD) Contabilidade : Ensino Distance education Graduation Accounting Students |
title_short |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
title_full |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
title_fullStr |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
title_full_unstemmed |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
title_sort |
Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente |
author |
Schiavi, Giovana Sordi |
author_facet |
Schiavi, Giovana Sordi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavi, Giovana Sordi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behr, Ariel |
contributor_str_mv |
Behr, Ariel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação a distância (EaD) Contabilidade : Ensino |
topic |
Ensino superior Educação a distância (EaD) Contabilidade : Ensino Distance education Graduation Accounting Students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Graduation Accounting Students |
description |
A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-18T02:14:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999634 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147301 |
identifier_str_mv |
000999634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/1/000999634.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/2/000999634.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147301/3/000999634.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3b211ecbb2938bbe520ad0bdaea40a5 baacea98cb3e7edcdc6996e667a5c659 154d38f87e1bda00f98c8d60c2e13b18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447179423121408 |