O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Lilia Maria
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Souza, Renata Ferraz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19528
Resumo: A crescente necessidade de as empresas melhor se posicionarem no mercado, pressiona-as para a obtenção de um maior número de informações críticas com o intuito de obter vantagens competitivas. A área de Inteligência Competitiva (IC) auxilia com técnicas, métodos e ferramentas para a localização e a análise de informações consideradas estratégicas para as empresas, pois influem nas suas manobras de evolução. Essa área encontra-se, segundo a literatura, em amplo crescimento, particularmente, em alguns países desenvolvidos, o que provavelmente pode representar uma tendência mundial. Visando identificar mudanças que estão ocorrendo nessa área, ainda internacionalmente em evolução, especialmente quanto à formação profissional, aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas, privilegiou-se como fonte de informação, os sites de firmas de recrutamento internacionais e nacionais disponíveis na Internet, tendo como foco especial de atenção as ofertas de emprego para profissionais atuarem nesse campo. Buscou-se verificar : qual a designação atribuída a esse ator nas empresas, as exigências das mesmas quanto às habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício das funções; as atividades principais exercidas; e, o contexto empresarial demandante desse tipo de profissional. Dessa forma, procurou-se através da identificação de oportunidades de mercado, contribuir para um maior conhecimento da área e do ator de IC, ou seja, o profissional responsável pelo monitoramento e pela análise de informações ditas estratégicas para a empresa, o que possibilitou a identificação de variáveis relevantes para a continuidade de pesquisas sobre o tema. Emergiram da análise três dimensões relacionadas à atuação do profissional de IC: habilidades profissionais, atividades desenvolvidas e exigências requeridas e variáveis delas decorrentes.
id UFRGS-2_f711b54b75321fd615f77a062e6ed51c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19528
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Lilia MariaSouza, Renata Ferraz de2010-04-16T09:10:23Z20011413-2311http://hdl.handle.net/10183/19528000329623A crescente necessidade de as empresas melhor se posicionarem no mercado, pressiona-as para a obtenção de um maior número de informações críticas com o intuito de obter vantagens competitivas. A área de Inteligência Competitiva (IC) auxilia com técnicas, métodos e ferramentas para a localização e a análise de informações consideradas estratégicas para as empresas, pois influem nas suas manobras de evolução. Essa área encontra-se, segundo a literatura, em amplo crescimento, particularmente, em alguns países desenvolvidos, o que provavelmente pode representar uma tendência mundial. Visando identificar mudanças que estão ocorrendo nessa área, ainda internacionalmente em evolução, especialmente quanto à formação profissional, aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas, privilegiou-se como fonte de informação, os sites de firmas de recrutamento internacionais e nacionais disponíveis na Internet, tendo como foco especial de atenção as ofertas de emprego para profissionais atuarem nesse campo. Buscou-se verificar : qual a designação atribuída a esse ator nas empresas, as exigências das mesmas quanto às habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício das funções; as atividades principais exercidas; e, o contexto empresarial demandante desse tipo de profissional. Dessa forma, procurou-se através da identificação de oportunidades de mercado, contribuir para um maior conhecimento da área e do ator de IC, ou seja, o profissional responsável pelo monitoramento e pela análise de informações ditas estratégicas para a empresa, o que possibilitou a identificação de variáveis relevantes para a continuidade de pesquisas sobre o tema. Emergiram da análise três dimensões relacionadas à atuação do profissional de IC: habilidades profissionais, atividades desenvolvidas e exigências requeridas e variáveis delas decorrentes.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 24, Vol. 7, n. 6 esp (nov/dez 2001), documento eletrônicoInteligência competitivaProfissional da informaçãoGestão da informaçãoVantagem competitivaInformação estratégicaInternetO ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000329623.pdf000329623.pdfTexto completoapplication/pdf232353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/1/000329623.pdfc945855c78c490367605c04818dcb4fbMD51TEXT000329623.pdf.txt000329623.pdf.txtExtracted Texttext/plain56178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/2/000329623.pdf.txt1364a08f47d74735fd5874215794ec54MD52THUMBNAIL000329623.pdf.jpg000329623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/3/000329623.pdf.jpg038f4fb9b5c6662d6a24f240d2d72997MD5310183/195282018-10-17 07:35:27.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:35:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
title O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
spellingShingle O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
Vargas, Lilia Maria
Inteligência competitiva
Profissional da informação
Gestão da informação
Vantagem competitiva
Informação estratégica
Internet
title_short O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
title_full O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
title_fullStr O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
title_full_unstemmed O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
title_sort O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas : habilidades profissionais e exigências do mercado
author Vargas, Lilia Maria
author_facet Vargas, Lilia Maria
Souza, Renata Ferraz de
author_role author
author2 Souza, Renata Ferraz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Lilia Maria
Souza, Renata Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência competitiva
Profissional da informação
Gestão da informação
Vantagem competitiva
Informação estratégica
Internet
topic Inteligência competitiva
Profissional da informação
Gestão da informação
Vantagem competitiva
Informação estratégica
Internet
description A crescente necessidade de as empresas melhor se posicionarem no mercado, pressiona-as para a obtenção de um maior número de informações críticas com o intuito de obter vantagens competitivas. A área de Inteligência Competitiva (IC) auxilia com técnicas, métodos e ferramentas para a localização e a análise de informações consideradas estratégicas para as empresas, pois influem nas suas manobras de evolução. Essa área encontra-se, segundo a literatura, em amplo crescimento, particularmente, em alguns países desenvolvidos, o que provavelmente pode representar uma tendência mundial. Visando identificar mudanças que estão ocorrendo nessa área, ainda internacionalmente em evolução, especialmente quanto à formação profissional, aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas, privilegiou-se como fonte de informação, os sites de firmas de recrutamento internacionais e nacionais disponíveis na Internet, tendo como foco especial de atenção as ofertas de emprego para profissionais atuarem nesse campo. Buscou-se verificar : qual a designação atribuída a esse ator nas empresas, as exigências das mesmas quanto às habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício das funções; as atividades principais exercidas; e, o contexto empresarial demandante desse tipo de profissional. Dessa forma, procurou-se através da identificação de oportunidades de mercado, contribuir para um maior conhecimento da área e do ator de IC, ou seja, o profissional responsável pelo monitoramento e pela análise de informações ditas estratégicas para a empresa, o que possibilitou a identificação de variáveis relevantes para a continuidade de pesquisas sobre o tema. Emergiram da análise três dimensões relacionadas à atuação do profissional de IC: habilidades profissionais, atividades desenvolvidas e exigências requeridas e variáveis delas decorrentes.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19528
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000329623
identifier_str_mv 1413-2311
000329623
url http://hdl.handle.net/10183/19528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 24, Vol. 7, n. 6 esp (nov/dez 2001), documento eletrônico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/1/000329623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/2/000329623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19528/3/000329623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c945855c78c490367605c04818dcb4fb
1364a08f47d74735fd5874215794ec54
038f4fb9b5c6662d6a24f240d2d72997
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447398430801920