A negociação do diagnóstico de autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Gomes da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132351
Resumo: O Autismo é um transtorno neurobiológico do desenvolvimento que afeta duas áreas principalmente: déficits na comunicação e interação social e comportamentos repetitivos e interesses restritos. A etiologia do transtorno ainda é desconhecida, mas a interpretação mais aceita atualmente seria a predisposição genética, que envolveria alguns genes, e a influência de fatores ambientais. O Autismo vem ganhando destaque nas mídias de grande circulação e nas políticas públicas promovidas pelo governo federal, principalmente devido aos dados alarmantes divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em que a prevalência constatada foi de um caso a cada 68 crianças na idade de 8 anos. A questão do diagnóstico, apesar de existirem critérios legitimados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria, ainda enfrenta desacordos em seus procedimentos, principalmente pelo fato de se tratar de um exame clínico, que não depende de nenhum marcador biológico ou exame laboratorial. Assim, o presente trabalho busca compreender o processo diagnóstico como a busca por um consenso entre médicos e familiares. A partir das entrevistas realizadas com ambas as partes, constatou-se que o diagnóstico de autismo enfrenta resistência por parte das famílias e até de alguns profissionais, explicitando a relação deste transtorno com estigmas arraigados na realidade social.
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