Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Euclides Pedro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13997
Resumo: O conhecimento está sendo reconhecido como um dos principais recursos estratégicos das empresas no mundo atual e, em conseqüência, a aprendizagem tem sido considerada como o processo mais importante. As empresas mais inovadoras são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Com base no argumento de que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva duradoura, a gestão do conhecimento popularizou-se nas empresas preocupadas com a sobrevivência num ambiente competitivo e dinâmico. A gestão do conhecimento representa uma importante estratégia, que tem sido incorporada pelas principais organizações. O capital intelectual vem despertando a atenção nos meios organizacionais e acadêmicos em função do seu poder de elevação do valor de mercado das empresas que detêm ativos assim classificáveis. A chegada desses temas às organizações reflete mudanças observadas no modelo de gestão adotando progressivamente padrões da era do conhecimento. A partir da perspectiva de autores de grande prestigio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e suas relações com aprendizagem, competências e capital intelectual, mostrando a necessidade das organizações atentarem para tão importantes aspectos para a competitividade e sustentabilidade. No caso particular do setor financeiro, o desafio proposto pelo confronto entre redução de despesas, maximização dos resultados e crescente demanda por serviços de qualidade, vem obrigando os bancos a repensar suas formas de atuação, adotando modelos mais flexíveis, colaborativos e com tecnologias adequadas. O Banco do Brasil não fica fora desse cenário e precisa acrescentar mais inteligência aos seus processos, via conhecimentos habilidades e competências de seus colaboradores. A concretização desta nova realidade se viabiliza a partir da aprendizagem produzida em seus ambientes de atuação. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as competências profissionais necessárias para a sustentabilidade da instituição. Aborda as competências consideradas importantes para a formação profissional, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências tem sido efetivamente estimulado nas unidades de trabalho pesquisadas. Como principais conclusões destacam-se a confirmação dos benefícios obtidos pelo uso sistemático da gestão do conhecimento e a da aprendizagem organizacional, com ênfase nas competências e o reconhecimento do capital intelectual obtido neste processo.
id UFRGS-2_f733a22ee2a589a130a0a617976bd163
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Colombo, Euclides PedroRuas, Roberto Lima2008-09-24T04:13:32Z2007http://hdl.handle.net/10183/13997000649790O conhecimento está sendo reconhecido como um dos principais recursos estratégicos das empresas no mundo atual e, em conseqüência, a aprendizagem tem sido considerada como o processo mais importante. As empresas mais inovadoras são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Com base no argumento de que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva duradoura, a gestão do conhecimento popularizou-se nas empresas preocupadas com a sobrevivência num ambiente competitivo e dinâmico. A gestão do conhecimento representa uma importante estratégia, que tem sido incorporada pelas principais organizações. O capital intelectual vem despertando a atenção nos meios organizacionais e acadêmicos em função do seu poder de elevação do valor de mercado das empresas que detêm ativos assim classificáveis. A chegada desses temas às organizações reflete mudanças observadas no modelo de gestão adotando progressivamente padrões da era do conhecimento. A partir da perspectiva de autores de grande prestigio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e suas relações com aprendizagem, competências e capital intelectual, mostrando a necessidade das organizações atentarem para tão importantes aspectos para a competitividade e sustentabilidade. No caso particular do setor financeiro, o desafio proposto pelo confronto entre redução de despesas, maximização dos resultados e crescente demanda por serviços de qualidade, vem obrigando os bancos a repensar suas formas de atuação, adotando modelos mais flexíveis, colaborativos e com tecnologias adequadas. O Banco do Brasil não fica fora desse cenário e precisa acrescentar mais inteligência aos seus processos, via conhecimentos habilidades e competências de seus colaboradores. A concretização desta nova realidade se viabiliza a partir da aprendizagem produzida em seus ambientes de atuação. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as competências profissionais necessárias para a sustentabilidade da instituição. Aborda as competências consideradas importantes para a formação profissional, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências tem sido efetivamente estimulado nas unidades de trabalho pesquisadas. Como principais conclusões destacam-se a confirmação dos benefícios obtidos pelo uso sistemático da gestão do conhecimento e a da aprendizagem organizacional, com ênfase nas competências e o reconhecimento do capital intelectual obtido neste processo.application/pdfporAdministração de recursos humanosGestão de pessoasGestão por competênciasGestão do conhecimentoCapital intelectualAprendizagem : AdministracaoBanco do Brasil.Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649790.pdf.txt000649790.pdf.txtExtracted Texttext/plain104351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/2/000649790.pdf.txt89af657dc4713b30b1a98400638588f1MD52ORIGINAL000649790.pdf000649790.pdfTexto completoapplication/pdf320508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/1/000649790.pdfc0d43c0f8e9e6bed4b0aabc813d823feMD51THUMBNAIL000649790.pdf.jpg000649790.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/3/000649790.pdf.jpg6624a7832610c67f8aaa15147e880d26MD5310183/139972018-10-05 08:47:17.876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:47:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
title Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
spellingShingle Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
Colombo, Euclides Pedro
Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Aprendizagem : Administracao
Banco do Brasil.
title_short Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
title_full Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
title_fullStr Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
title_sort Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
author Colombo, Euclides Pedro
author_facet Colombo, Euclides Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Euclides Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruas, Roberto Lima
contributor_str_mv Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Aprendizagem : Administracao
Banco do Brasil.
topic Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Aprendizagem : Administracao
Banco do Brasil.
description O conhecimento está sendo reconhecido como um dos principais recursos estratégicos das empresas no mundo atual e, em conseqüência, a aprendizagem tem sido considerada como o processo mais importante. As empresas mais inovadoras são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Com base no argumento de que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva duradoura, a gestão do conhecimento popularizou-se nas empresas preocupadas com a sobrevivência num ambiente competitivo e dinâmico. A gestão do conhecimento representa uma importante estratégia, que tem sido incorporada pelas principais organizações. O capital intelectual vem despertando a atenção nos meios organizacionais e acadêmicos em função do seu poder de elevação do valor de mercado das empresas que detêm ativos assim classificáveis. A chegada desses temas às organizações reflete mudanças observadas no modelo de gestão adotando progressivamente padrões da era do conhecimento. A partir da perspectiva de autores de grande prestigio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e suas relações com aprendizagem, competências e capital intelectual, mostrando a necessidade das organizações atentarem para tão importantes aspectos para a competitividade e sustentabilidade. No caso particular do setor financeiro, o desafio proposto pelo confronto entre redução de despesas, maximização dos resultados e crescente demanda por serviços de qualidade, vem obrigando os bancos a repensar suas formas de atuação, adotando modelos mais flexíveis, colaborativos e com tecnologias adequadas. O Banco do Brasil não fica fora desse cenário e precisa acrescentar mais inteligência aos seus processos, via conhecimentos habilidades e competências de seus colaboradores. A concretização desta nova realidade se viabiliza a partir da aprendizagem produzida em seus ambientes de atuação. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as competências profissionais necessárias para a sustentabilidade da instituição. Aborda as competências consideradas importantes para a formação profissional, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências tem sido efetivamente estimulado nas unidades de trabalho pesquisadas. Como principais conclusões destacam-se a confirmação dos benefícios obtidos pelo uso sistemático da gestão do conhecimento e a da aprendizagem organizacional, com ênfase nas competências e o reconhecimento do capital intelectual obtido neste processo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-24T04:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649790
url http://hdl.handle.net/10183/13997
identifier_str_mv 000649790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/2/000649790.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/1/000649790.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13997/3/000649790.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89af657dc4713b30b1a98400638588f1
c0d43c0f8e9e6bed4b0aabc813d823fe
6624a7832610c67f8aaa15147e880d26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382956175360