Gestão do conhecimento - as relações entre aprendizagem, competências e capital intelectual numa instituição financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13997 |
Resumo: | O conhecimento está sendo reconhecido como um dos principais recursos estratégicos das empresas no mundo atual e, em conseqüência, a aprendizagem tem sido considerada como o processo mais importante. As empresas mais inovadoras são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Com base no argumento de que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva duradoura, a gestão do conhecimento popularizou-se nas empresas preocupadas com a sobrevivência num ambiente competitivo e dinâmico. A gestão do conhecimento representa uma importante estratégia, que tem sido incorporada pelas principais organizações. O capital intelectual vem despertando a atenção nos meios organizacionais e acadêmicos em função do seu poder de elevação do valor de mercado das empresas que detêm ativos assim classificáveis. A chegada desses temas às organizações reflete mudanças observadas no modelo de gestão adotando progressivamente padrões da era do conhecimento. A partir da perspectiva de autores de grande prestigio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e suas relações com aprendizagem, competências e capital intelectual, mostrando a necessidade das organizações atentarem para tão importantes aspectos para a competitividade e sustentabilidade. No caso particular do setor financeiro, o desafio proposto pelo confronto entre redução de despesas, maximização dos resultados e crescente demanda por serviços de qualidade, vem obrigando os bancos a repensar suas formas de atuação, adotando modelos mais flexíveis, colaborativos e com tecnologias adequadas. O Banco do Brasil não fica fora desse cenário e precisa acrescentar mais inteligência aos seus processos, via conhecimentos habilidades e competências de seus colaboradores. A concretização desta nova realidade se viabiliza a partir da aprendizagem produzida em seus ambientes de atuação. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as competências profissionais necessárias para a sustentabilidade da instituição. Aborda as competências consideradas importantes para a formação profissional, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências tem sido efetivamente estimulado nas unidades de trabalho pesquisadas. Como principais conclusões destacam-se a confirmação dos benefícios obtidos pelo uso sistemático da gestão do conhecimento e a da aprendizagem organizacional, com ênfase nas competências e o reconhecimento do capital intelectual obtido neste processo. |
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