Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236127 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi o de conhecer a prática pedagógica de professores/treinadores de Patinação Artística do Rio Grande do Sul e refletir sobre seus planejamentos. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os treinadores e treinadoras. Os dados dessas entrevistas foram registrados por gravações via Skype para posterior transcrição e análise. Foi constatado que os treinadores(as) entrevistados(as) utilizam métodos diferentes para organização e planejamento de aulas, sendo eles escrito, mental e intuitivo. |
id |
UFRGS-2_f73874f01976471ac3dd3b5a50bb8899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236127 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Georgea DiedrichGinciene, Guy2022-03-23T04:36:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/236127001138562O objetivo desta pesquisa foi o de conhecer a prática pedagógica de professores/treinadores de Patinação Artística do Rio Grande do Sul e refletir sobre seus planejamentos. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os treinadores e treinadoras. Os dados dessas entrevistas foram registrados por gravações via Skype para posterior transcrição e análise. Foi constatado que os treinadores(as) entrevistados(as) utilizam métodos diferentes para organização e planejamento de aulas, sendo eles escrito, mental e intuitivo.The aim of this research was to get to know the pedagogical practice of Artistic Skating teachers/coaches in Rio Grande do Sul and reflect about their plannings. For that, a methodology of qualitative nature was used, in which semi-structured interviews were conducted with the coaches. The data of these interviews was registered through recordings via Skype to future transcription and analysis. It was found that the interviewed coaches use different methods of organization and planning for their classes (i.e., written, mental and intuitive).application/pdfporPatinacaoPrática pedagógicaPlanejamentoTreinadoresArtistic skatingPedagogical practiceCoachesPlanningPrática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138562.pdf.txt001138562.pdf.txtExtracted Texttext/plain59330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236127/2/001138562.pdf.txtf3b6775596f7025ab6a8025f4bd90862MD52ORIGINAL001138562.pdfTexto completoapplication/pdf432512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236127/1/001138562.pdf712bc9e3bb45fc58b081f6ca78e25b27MD5110183/2361272022-06-05 04:42:34.161841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236127Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-05T07:42:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
title |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
spellingShingle |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas Peixoto, Georgea Diedrich Patinacao Prática pedagógica Planejamento Treinadores Artistic skating Pedagogical practice Coaches Planning |
title_short |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
title_full |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
title_fullStr |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
title_sort |
Prática pedagógica de professores de patinação artística : organização e planejamento das aulas |
author |
Peixoto, Georgea Diedrich |
author_facet |
Peixoto, Georgea Diedrich |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Georgea Diedrich |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ginciene, Guy |
contributor_str_mv |
Ginciene, Guy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patinacao Prática pedagógica Planejamento Treinadores |
topic |
Patinacao Prática pedagógica Planejamento Treinadores Artistic skating Pedagogical practice Coaches Planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Artistic skating Pedagogical practice Coaches Planning |
description |
O objetivo desta pesquisa foi o de conhecer a prática pedagógica de professores/treinadores de Patinação Artística do Rio Grande do Sul e refletir sobre seus planejamentos. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os treinadores e treinadoras. Os dados dessas entrevistas foram registrados por gravações via Skype para posterior transcrição e análise. Foi constatado que os treinadores(as) entrevistados(as) utilizam métodos diferentes para organização e planejamento de aulas, sendo eles escrito, mental e intuitivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-23T04:36:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236127 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138562 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236127 |
identifier_str_mv |
001138562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236127/2/001138562.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236127/1/001138562.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3b6775596f7025ab6a8025f4bd90862 712bc9e3bb45fc58b081f6ca78e25b27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224624277553152 |