Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236438
Resumo: A deflagração da pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) em março de 2020 gerou a necessidade de reorganização dos serviços de saúde face a essa doença infecciosa até então desconhecida. Estudantes universitários da área da saúde em estágios presenciais apresentam alta exposição ocupacional à COVID-19 e maior risco de sofrimento mental. Em parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e TelessaúdeRS, criou-se o “Alô, Universitário”, um serviço de atendimento remoto para estudantes da UFRGS que apresentassem sintomas respiratórios ou solicitassem orientações gerais sobre a doença. O atendimento, via contato telefônico ou mensagens de texto, foi realizado por um grupo de trabalho que incluiu residentes em Medicina de Família e Comunidade do HCPA sob supervisão de professores do Programa de Residência Médica. Orientações, prescrições e atestados médicos foram enviados por e-mail ou mensagem instantânea. A consulta médica presencial e a coleta de exame diagnóstico para COVID-19, quando indicadas, eram realizadas na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília. Em sete meses de funcionamento o projeto fez 216 atendimentos para 183 pessoas diferentes, sendo estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e psicologia, além de pós-graduandos da área da saúde. Houve alta aceitação e resolutividade, com apenas 7 atendimentos tendo sido convertidos para modalidade presencial. O programa proporcionou experiência e ensino aos residentes médicos e a aplicação de métodos ativos de aprendizagem. É indispensável desenvolver iniciativas de apoio a estudantes da saúde, especialmente no contexto da pandemia.
id UFRGS-2_f77a97eb1f758ebcb7d61d4ccb627a48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236438
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Lucas de OliveiraGonçalves, Marcelo Rodrigues2022-04-01T04:42:23Z2022http://hdl.handle.net/10183/236438001138898A deflagração da pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) em março de 2020 gerou a necessidade de reorganização dos serviços de saúde face a essa doença infecciosa até então desconhecida. Estudantes universitários da área da saúde em estágios presenciais apresentam alta exposição ocupacional à COVID-19 e maior risco de sofrimento mental. Em parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e TelessaúdeRS, criou-se o “Alô, Universitário”, um serviço de atendimento remoto para estudantes da UFRGS que apresentassem sintomas respiratórios ou solicitassem orientações gerais sobre a doença. O atendimento, via contato telefônico ou mensagens de texto, foi realizado por um grupo de trabalho que incluiu residentes em Medicina de Família e Comunidade do HCPA sob supervisão de professores do Programa de Residência Médica. Orientações, prescrições e atestados médicos foram enviados por e-mail ou mensagem instantânea. A consulta médica presencial e a coleta de exame diagnóstico para COVID-19, quando indicadas, eram realizadas na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília. Em sete meses de funcionamento o projeto fez 216 atendimentos para 183 pessoas diferentes, sendo estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e psicologia, além de pós-graduandos da área da saúde. Houve alta aceitação e resolutividade, com apenas 7 atendimentos tendo sido convertidos para modalidade presencial. O programa proporcionou experiência e ensino aos residentes médicos e a aplicação de métodos ativos de aprendizagem. É indispensável desenvolver iniciativas de apoio a estudantes da saúde, especialmente no contexto da pandemia.application/pdfporTelemedicinaEstudantesUniversidadesCOVID-19Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2022especializaçãoPrograma de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138898.pdf.txt001138898.pdf.txtExtracted Texttext/plain38438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236438/2/001138898.pdf.txtffbf46863338236ecf31d98ef64cb0c6MD52ORIGINAL001138898.pdfTexto completoapplication/pdf502776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236438/1/001138898.pdf16f95c5c40ef499c5064bad898332b5aMD5110183/2364382023-10-07 03:43:56.83387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236438Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-07T06:43:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
title Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
spellingShingle Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
Leite, Lucas de Oliveira
Telemedicina
Estudantes
Universidades
COVID-19
title_short Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
title_full Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
title_fullStr Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
title_full_unstemmed Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
title_sort Alô, universitário : atendimento remoto para estudantes universitários durante a pandemia de covid-19
author Leite, Lucas de Oliveira
author_facet Leite, Lucas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lucas de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Marcelo Rodrigues
contributor_str_mv Gonçalves, Marcelo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Telemedicina
Estudantes
Universidades
COVID-19
topic Telemedicina
Estudantes
Universidades
COVID-19
description A deflagração da pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) em março de 2020 gerou a necessidade de reorganização dos serviços de saúde face a essa doença infecciosa até então desconhecida. Estudantes universitários da área da saúde em estágios presenciais apresentam alta exposição ocupacional à COVID-19 e maior risco de sofrimento mental. Em parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e TelessaúdeRS, criou-se o “Alô, Universitário”, um serviço de atendimento remoto para estudantes da UFRGS que apresentassem sintomas respiratórios ou solicitassem orientações gerais sobre a doença. O atendimento, via contato telefônico ou mensagens de texto, foi realizado por um grupo de trabalho que incluiu residentes em Medicina de Família e Comunidade do HCPA sob supervisão de professores do Programa de Residência Médica. Orientações, prescrições e atestados médicos foram enviados por e-mail ou mensagem instantânea. A consulta médica presencial e a coleta de exame diagnóstico para COVID-19, quando indicadas, eram realizadas na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília. Em sete meses de funcionamento o projeto fez 216 atendimentos para 183 pessoas diferentes, sendo estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e psicologia, além de pós-graduandos da área da saúde. Houve alta aceitação e resolutividade, com apenas 7 atendimentos tendo sido convertidos para modalidade presencial. O programa proporcionou experiência e ensino aos residentes médicos e a aplicação de métodos ativos de aprendizagem. É indispensável desenvolver iniciativas de apoio a estudantes da saúde, especialmente no contexto da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T04:42:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236438
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138898
url http://hdl.handle.net/10183/236438
identifier_str_mv 001138898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236438/2/001138898.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236438/1/001138898.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffbf46863338236ecf31d98ef64cb0c6
16f95c5c40ef499c5064bad898332b5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224625465589760