Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132715 |
Resumo: | A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros. |
id |
UFRGS-2_f7b9a4462d57cacdc6ea6738bef8fcce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Velasque, Dalva Aparecida BoeiraBaldi, Mariana2016-02-05T02:04:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/132715000983979A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros.application/pdfporEstudantes : PerfilEgressosImpacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983979.pdf000983979.pdfTexto completoapplication/pdf497406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/1/000983979.pdf1520e532fd7c2b84f960c2d4bafcde14MD51TEXT000983979.pdf.txt000983979.pdf.txtExtracted Texttext/plain105405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/2/000983979.pdf.txt5d929f1db23bb65248ded5bba864e17dMD52THUMBNAIL000983979.pdf.jpg000983979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/3/000983979.pdf.jpg7ccddaa69efb6e228e354bc78b6c85baMD5310183/1327152018-10-26 09:42:25.83oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
title |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
spellingShingle |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos Velasque, Dalva Aparecida Boeira Estudantes : Perfil Egressos |
title_short |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
title_full |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
title_fullStr |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
title_full_unstemmed |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
title_sort |
Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos |
author |
Velasque, Dalva Aparecida Boeira |
author_facet |
Velasque, Dalva Aparecida Boeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velasque, Dalva Aparecida Boeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldi, Mariana |
contributor_str_mv |
Baldi, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes : Perfil Egressos |
topic |
Estudantes : Perfil Egressos |
description |
A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-05T02:04:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132715 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132715 |
identifier_str_mv |
000983979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/1/000983979.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/2/000983979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/3/000983979.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1520e532fd7c2b84f960c2d4bafcde14 5d929f1db23bb65248ded5bba864e17d 7ccddaa69efb6e228e354bc78b6c85ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447161898270720 |