Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasque, Dalva Aparecida Boeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132715
Resumo: A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros.
id UFRGS-2_f7b9a4462d57cacdc6ea6738bef8fcce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Velasque, Dalva Aparecida BoeiraBaldi, Mariana2016-02-05T02:04:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/132715000983979A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros.application/pdfporEstudantes : PerfilEgressosImpacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983979.pdf000983979.pdfTexto completoapplication/pdf497406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/1/000983979.pdf1520e532fd7c2b84f960c2d4bafcde14MD51TEXT000983979.pdf.txt000983979.pdf.txtExtracted Texttext/plain105405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/2/000983979.pdf.txt5d929f1db23bb65248ded5bba864e17dMD52THUMBNAIL000983979.pdf.jpg000983979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/3/000983979.pdf.jpg7ccddaa69efb6e228e354bc78b6c85baMD5310183/1327152018-10-26 09:42:25.83oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
title Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
spellingShingle Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
Velasque, Dalva Aparecida Boeira
Estudantes : Perfil
Egressos
title_short Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
title_full Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
title_fullStr Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
title_full_unstemmed Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
title_sort Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
author Velasque, Dalva Aparecida Boeira
author_facet Velasque, Dalva Aparecida Boeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velasque, Dalva Aparecida Boeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldi, Mariana
contributor_str_mv Baldi, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes : Perfil
Egressos
topic Estudantes : Perfil
Egressos
description A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-05T02:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132715
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983979
url http://hdl.handle.net/10183/132715
identifier_str_mv 000983979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/1/000983979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/2/000983979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132715/3/000983979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1520e532fd7c2b84f960c2d4bafcde14
5d929f1db23bb65248ded5bba864e17d
7ccddaa69efb6e228e354bc78b6c85ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447161898270720