Resolutividade do cuidado junto à especialidade de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial no Centro de Especialidades Odontológicas do município de Canoas, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Gabriela Ádima de Camargo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157016
Resumo: O acesso aos serviços de média complexidade no Brasil, representados na saúde bucal pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), e a articulação dos pontos da rede de atenção à saúde são aspectos imprescindíveis para a resolutividade e a integralidade do cuidado. Para tanto, faz-se necessário um sistema de referência e contrarreferência adequado e bem articulado, para garantir a continuidade da atenção em todos os níveis de complexidade. Objetivo: Avaliar a resolutividade do cuidado junto à especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (CTBMF) e a adequação das referências e contrarreferências aos demais níveis de atenção à saúde, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, no Centro de Especialidades Odontológicas de Canoas, RS. Materiais e métodos: O estudo foi realizado em um CEO do Tipo I, que possui uma cadeira odontológica destinada ao atendimento da especialidade de CTBMF e conta com dois cirurgiões-dentistas especialistas na área. A resolutividade foi avaliada de maneira auto-referida pelo paciente e pelo profissional. A adequação das referências e contrarreferências foi avaliada através do instrumento proposto para esta pesquisa e analisada de acordo com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde Havia também uma pergunta ao profissional quanto à adequação do referenciamento. A coleta dos dados foi realizada de maio de 2015 a junho de 2015 e a análise descritiva foi feita no software SPSS 17.0. Resultados: Dos 102 usuários entrevistados, 68% era do sexo feminino, a média de idade foi de 37 anos (±14,85), apenas 8 (7,8%) não foram submetidos a algum procedimento no CEO-CTBMF. Os motivos mais frequentes de recusa de atendimento pelos profissionais foram por ausência de imagem (50%) e porque deveriam ser referenciados ao hospital (25%), sendo que apenas 3 usuários (2,9%) foram contrarreferenciados para a UBS após o tratamento. A maioria dos usuários (92,2%) considerou que o problema que os levou naquele dia ao serviço foi resolvido, assim como para os profissionais que atuam no CEO-CTBMF. De acordo com a percepção destes, a maioria (73,5%) das referências estava adequada. Conclusão: De maneira geral, a especialidade de CTBMF do CEO é percebida como resolutiva pelos seus usuários. A obtenção de resolutividade envolve o conhecimento, pelos trabalhadores da rede de atenção à saúde, dos fluxos assistenciais entre seus pontos e dos critérios estabelecidos para um adequado sistema de referência e contrarreferência. Adicionalmente, a visão dos usuários sobre a resolutividade contribui para a organização e aperfeiçoamento dos serviços de saúde.
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Materiais e métodos: O estudo foi realizado em um CEO do Tipo I, que possui uma cadeira odontológica destinada ao atendimento da especialidade de CTBMF e conta com dois cirurgiões-dentistas especialistas na área. A resolutividade foi avaliada de maneira auto-referida pelo paciente e pelo profissional. A adequação das referências e contrarreferências foi avaliada através do instrumento proposto para esta pesquisa e analisada de acordo com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde Havia também uma pergunta ao profissional quanto à adequação do referenciamento. A coleta dos dados foi realizada de maio de 2015 a junho de 2015 e a análise descritiva foi feita no software SPSS 17.0. Resultados: Dos 102 usuários entrevistados, 68% era do sexo feminino, a média de idade foi de 37 anos (±14,85), apenas 8 (7,8%) não foram submetidos a algum procedimento no CEO-CTBMF. Os motivos mais frequentes de recusa de atendimento pelos profissionais foram por ausência de imagem (50%) e porque deveriam ser referenciados ao hospital (25%), sendo que apenas 3 usuários (2,9%) foram contrarreferenciados para a UBS após o tratamento. A maioria dos usuários (92,2%) considerou que o problema que os levou naquele dia ao serviço foi resolvido, assim como para os profissionais que atuam no CEO-CTBMF. De acordo com a percepção destes, a maioria (73,5%) das referências estava adequada. Conclusão: De maneira geral, a especialidade de CTBMF do CEO é percebida como resolutiva pelos seus usuários. A obtenção de resolutividade envolve o conhecimento, pelos trabalhadores da rede de atenção à saúde, dos fluxos assistenciais entre seus pontos e dos critérios estabelecidos para um adequado sistema de referência e contrarreferência. Adicionalmente, a visão dos usuários sobre a resolutividade contribui para a organização e aperfeiçoamento dos serviços de saúde.The access to medium complexity services in Brazil, represented by Dental Specialties Centers (CEOs) in oral health, and the articulation of the health care network points are essential aspects for solving and comprehensive care. Therefore, it is necessary an adequate and well-articulated system of references and counter references, to ensure continuity of care at all levels of complexity. Objective: To evaluate the resolvability of care by the specialty of Oral and Maxillofacial Surgery and the appropriateness of references and counter references to other health care levels, according to the protocols of the Ministry of Health in Dental Specialties Center of Canoas, RS. Methods: The study was conducted in a CEO type I. This CEO has a dental chair designed to Oral and Maxillofacial specialty and has two specialists in the field. The resolvability was evaluated self-reported by the patient and by the professional who attended. The appropriateness of references and counter references was evaluated by the instrument proposed for this research and analyzed according to the protocols recommended by the Ministry of Health. There was also a question to the professional about if the references were proper Data collection was take place from May 2015 to June 2015. The descriptive data analysis was performed using SPSS 17.0 software. Results: Of the 102 users interviewed, 68% were female, the average age was 37 years (± 14.85), only 8 (7.8%) did not undergo any procedure on CEO-CTBMF. The most frequent reasons for refusal were answering for lack of image (50%) and because they should be referred to hospital (25%), and only 3 users (2.9%) were sent for UBS after treatment. Most users (92.2%) considered that the problem that led them that day service was solved, as well as for professionals working in the CEO-CTBMF. According to the perception of professionals, the majority (73.5%) of the references was adequate. Conclusion: Overall, the Oral and Maxillofacial specialty of CEO is perceived as solving by its users. To get resolvability is required to understand the assistance flows between the points of health care network and it’s required the knowledge of criteria for a suitable reference and counter reference system. In addition, the thinking of users about resolvability contributes to the organization and improvement of health services.application/pdfporCirurgia bucalAtenção secundária à saúdeServiços de saúdeDental Health ServicesSecondary CareSurgeryOralResolutividade do cuidado junto à especialidade de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial no Centro de Especialidades Odontológicas do município de Canoas, RSResolvability of care by the specialty of Oral and Maxillofacial Surgery of Dental Specialties Center in the city Canoas, RS info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Atenção Especializada em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018721.pdf001018721.pdfTexto completoapplication/pdf1328201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157016/1/001018721.pdfa05d83f93554913454a8adcf50056a50MD51TEXT001018721.pdf.txt001018721.pdf.txtExtracted Texttext/plain59243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157016/2/001018721.pdf.txtf4d913b19990cafcad31c59b950d9489MD52THUMBNAIL001018721.pdf.jpg001018721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157016/3/001018721.pdf.jpgba412605d96530d36763f166422990f0MD5310183/1570162018-10-29 08:41:41.552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:41:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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