A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radin, Clair Andreazza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133976
Resumo: Neste trabalho pretende-se destacar o papel das tecnologias como apoio no processo ensino- aprendizagem, especificamente o vídeo, explorando algumas de suas potencialidades como recurso pedagógico. Ainda, discute-se a relação dos alunos de educação infantil com processos de construção e aquisição da linguagem, muitos deles auxiliados pelo vídeo e pelo conto, além de explorar recursos audiovisuais e mostrar a importância da mídia digital. Pretende-se, também, recuperar as histórias da primeira infância, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das crianças, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita por meio da exploração dos recursos audiovisuais, possibilitando a reflexão sobre a língua e seus múltiplos mecanismos. O principal objetivo é oportunizar às crianças o contato com as mais diversas formas de leitura, proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores, levando-as a perceber que o ato de ler (mesmo que de forma não convencional), além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito divertido, lúdico, bem como desenvolve a imaginação, a linguagem oral, gráfica e corporal. Para tanto, foram utilizadas diferentes linguagens — verbal, visual, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, transformando os conhecimentos prévios, envolvendo-as significativamente nas mais diversas atividades, reconhecendo e valorizando as mais diversas formas de ler e escrever, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, bem como aguçar a autoestima e a confiança de nossas crianças quanto ao seu potencial cognitivo... Os estudos e as experiências aqui desenvolvidas mostraram que a interação com o mundo oral e escrito e a exposição da criança a estímulos e recursos como o audiovisual contribuem muito para a construção de novos conhecimentos.
id UFRGS-2_f7fc81f670c9a1f8bfcbf979cfe2f796
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Radin, Clair AndreazzaFavaretto, Fernando2016-03-19T02:04:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/133976000978800Neste trabalho pretende-se destacar o papel das tecnologias como apoio no processo ensino- aprendizagem, especificamente o vídeo, explorando algumas de suas potencialidades como recurso pedagógico. Ainda, discute-se a relação dos alunos de educação infantil com processos de construção e aquisição da linguagem, muitos deles auxiliados pelo vídeo e pelo conto, além de explorar recursos audiovisuais e mostrar a importância da mídia digital. Pretende-se, também, recuperar as histórias da primeira infância, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das crianças, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita por meio da exploração dos recursos audiovisuais, possibilitando a reflexão sobre a língua e seus múltiplos mecanismos. O principal objetivo é oportunizar às crianças o contato com as mais diversas formas de leitura, proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores, levando-as a perceber que o ato de ler (mesmo que de forma não convencional), além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito divertido, lúdico, bem como desenvolve a imaginação, a linguagem oral, gráfica e corporal. Para tanto, foram utilizadas diferentes linguagens — verbal, visual, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, transformando os conhecimentos prévios, envolvendo-as significativamente nas mais diversas atividades, reconhecendo e valorizando as mais diversas formas de ler e escrever, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, bem como aguçar a autoestima e a confiança de nossas crianças quanto ao seu potencial cognitivo... Os estudos e as experiências aqui desenvolvidas mostraram que a interação com o mundo oral e escrito e a exposição da criança a estímulos e recursos como o audiovisual contribuem muito para a construção de novos conhecimentos.This work aims to highlight the role of technologies to support the learning process, specifically the video, exploring some of its potential as an educational resource. Also discusses the relationship of early childhood education students with construction processes and language acquisition, many of them assisted by video and the story, and explore visual aids and show the importance of digital media. It has being intended to also recover the stories of early childhood, valuing the language as a vehicle of communication and expression of children, including language development, reading and writing through the exploitation of audiovisual resources, enabling reflection on language and its multiple mechanisms. The main objective is to create opportunities for children up with many different ways of reading by providing them enjoyable, challenging times; leading them to realize that the act of reading (even if in an unconventional way), and can be used as obtaining information, can be great fun, playful and develops the imagination, oral language, graphic and body. Therefore, they used different languages - verbal, visual, graphic, plastic and body. As a means to produce, express and communicate their ideas, transforming prior knowledge by involving them significantly in several activities, recognizing and appreciating the diverse forms to read and write, encouraging a love of reading, enriching the creativity, imagination and knowledge, and sharpen their self-esteem and confidence of our children as to their cognitive potential .. The studies and experiments developed here showed that the interaction with oral and written word and the child's exposure to stimuli and resources such as audiovisual contribute much to the construction of new knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Linguagem oralEquipamento audiovisualVídeoAudiovisual resourcesMediaOral and teaching-learning processA contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978800.pdf000978800.pdfTexto completoapplication/pdf797322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/1/000978800.pdf445550a86b51d8ccc7dad9bd80ff4d01MD51TEXT000978800.pdf.txt000978800.pdf.txtExtracted Texttext/plain76497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/2/000978800.pdf.txte1128556b60281e60ac2fd0742966af1MD52THUMBNAIL000978800.pdf.jpg000978800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/3/000978800.pdf.jpg2200bc7dfb2931a6896b87423660a62bMD5310183/1339762018-10-29 07:44:35.602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
title A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
spellingShingle A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
Radin, Clair Andreazza
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem oral
Equipamento audiovisual
Vídeo
Audiovisual resources
Media
Oral and teaching-learning process
title_short A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
title_full A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
title_fullStr A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
title_full_unstemmed A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
title_sort A contribuição das mídias na educação : explorando a linguagem audiovisual
author Radin, Clair Andreazza
author_facet Radin, Clair Andreazza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radin, Clair Andreazza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem oral
Equipamento audiovisual
Vídeo
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem oral
Equipamento audiovisual
Vídeo
Audiovisual resources
Media
Oral and teaching-learning process
dc.subject.eng.fl_str_mv Audiovisual resources
Media
Oral and teaching-learning process
description Neste trabalho pretende-se destacar o papel das tecnologias como apoio no processo ensino- aprendizagem, especificamente o vídeo, explorando algumas de suas potencialidades como recurso pedagógico. Ainda, discute-se a relação dos alunos de educação infantil com processos de construção e aquisição da linguagem, muitos deles auxiliados pelo vídeo e pelo conto, além de explorar recursos audiovisuais e mostrar a importância da mídia digital. Pretende-se, também, recuperar as histórias da primeira infância, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das crianças, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita por meio da exploração dos recursos audiovisuais, possibilitando a reflexão sobre a língua e seus múltiplos mecanismos. O principal objetivo é oportunizar às crianças o contato com as mais diversas formas de leitura, proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores, levando-as a perceber que o ato de ler (mesmo que de forma não convencional), além de poder ser usado como obtenção de informações, pode ser muito divertido, lúdico, bem como desenvolve a imaginação, a linguagem oral, gráfica e corporal. Para tanto, foram utilizadas diferentes linguagens — verbal, visual, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, transformando os conhecimentos prévios, envolvendo-as significativamente nas mais diversas atividades, reconhecendo e valorizando as mais diversas formas de ler e escrever, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, bem como aguçar a autoestima e a confiança de nossas crianças quanto ao seu potencial cognitivo... Os estudos e as experiências aqui desenvolvidas mostraram que a interação com o mundo oral e escrito e a exposição da criança a estímulos e recursos como o audiovisual contribuem muito para a construção de novos conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978800
url http://hdl.handle.net/10183/133976
identifier_str_mv 000978800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/1/000978800.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/2/000978800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133976/3/000978800.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 445550a86b51d8ccc7dad9bd80ff4d01
e1128556b60281e60ac2fd0742966af1
2200bc7dfb2931a6896b87423660a62b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500746911744