Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Laura Spritzer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132353
Resumo: Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre ensino de História, educação patrimonial e história das mulheres a partir da experiência de oficina com a caixa pedagógica “Mulheres na história de Porto Alegre”, que foi elaborada com fotografias da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim Felizardo. Foram escolhidas imagens que pudessem representar a diversidade de entendimentos que se pode ter sobre “ser mulher” na história de Porto Alegre e que mostrassem diferentes contextos, momentos históricos, classes sociais, ocupações e etnias. A oficina foi realizada em escolas estaduais e municipais com a intenção de promover um maior (e talvez primeiro) contato das e dos estudantes com a história das mulheres. Considerando as fotografias como fontes documentais, o trabalho se desenvolveu instigando as e os alunas/os a trabalharem com a crítica do documento, convidando-as/os a fazer um exercício de “desconfiança”, de avaliar as condições de produção daquela imagem e também o que ela representa. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnografia, prestando atenção ao modo como as oficinas se desenvolveram e à recepção das alunas e alunos a elas. Com a experiência dessas oficinas, foi possível verificar formas de articular os três eixos (ensino de história, educação patrimonial e história das mulheres) com o objetivo de que a aula de história vá além dos conteúdos ditos tradicionais e dialogue com a busca da igualdade de gênero na formação de cidadãs e cidadãos.
id UFRGS-2_f83ebd2f1033caa6ef95931e089e572b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132353
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Galli, Laura SpritzerSchmidt, Benito Bisso2016-01-28T02:48:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/132353000983535Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre ensino de História, educação patrimonial e história das mulheres a partir da experiência de oficina com a caixa pedagógica “Mulheres na história de Porto Alegre”, que foi elaborada com fotografias da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim Felizardo. Foram escolhidas imagens que pudessem representar a diversidade de entendimentos que se pode ter sobre “ser mulher” na história de Porto Alegre e que mostrassem diferentes contextos, momentos históricos, classes sociais, ocupações e etnias. A oficina foi realizada em escolas estaduais e municipais com a intenção de promover um maior (e talvez primeiro) contato das e dos estudantes com a história das mulheres. Considerando as fotografias como fontes documentais, o trabalho se desenvolveu instigando as e os alunas/os a trabalharem com a crítica do documento, convidando-as/os a fazer um exercício de “desconfiança”, de avaliar as condições de produção daquela imagem e também o que ela representa. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnografia, prestando atenção ao modo como as oficinas se desenvolveram e à recepção das alunas e alunos a elas. Com a experiência dessas oficinas, foi possível verificar formas de articular os três eixos (ensino de história, educação patrimonial e história das mulheres) com o objetivo de que a aula de história vá além dos conteúdos ditos tradicionais e dialogue com a busca da igualdade de gênero na formação de cidadãs e cidadãos.application/pdfporHistória de Porto AlegreHistória : Ensino e aprendizagemEducação patrimonialMulheres : HistóriaMulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983535.pdf000983535.pdfTexto completoapplication/pdf3567749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/1/000983535.pdf9787185452c4195f9c65877bfeae63c7MD51TEXT000983535.pdf.txt000983535.pdf.txtExtracted Texttext/plain153692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/2/000983535.pdf.txtf718d3e3b71350ace5b5da3cef7ca71eMD52THUMBNAIL000983535.pdf.jpg000983535.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/3/000983535.pdf.jpgbc9b57cc6de42afe83c8e744c5dd2a81MD5310183/1323532018-10-26 09:36:34.154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
title Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
spellingShingle Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
Galli, Laura Spritzer
História de Porto Alegre
História : Ensino e aprendizagem
Educação patrimonial
Mulheres : História
title_short Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
title_full Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
title_fullStr Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
title_full_unstemmed Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
title_sort Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
author Galli, Laura Spritzer
author_facet Galli, Laura Spritzer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galli, Laura Spritzer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Benito Bisso
contributor_str_mv Schmidt, Benito Bisso
dc.subject.por.fl_str_mv História de Porto Alegre
História : Ensino e aprendizagem
Educação patrimonial
Mulheres : História
topic História de Porto Alegre
História : Ensino e aprendizagem
Educação patrimonial
Mulheres : História
description Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre ensino de História, educação patrimonial e história das mulheres a partir da experiência de oficina com a caixa pedagógica “Mulheres na história de Porto Alegre”, que foi elaborada com fotografias da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim Felizardo. Foram escolhidas imagens que pudessem representar a diversidade de entendimentos que se pode ter sobre “ser mulher” na história de Porto Alegre e que mostrassem diferentes contextos, momentos históricos, classes sociais, ocupações e etnias. A oficina foi realizada em escolas estaduais e municipais com a intenção de promover um maior (e talvez primeiro) contato das e dos estudantes com a história das mulheres. Considerando as fotografias como fontes documentais, o trabalho se desenvolveu instigando as e os alunas/os a trabalharem com a crítica do documento, convidando-as/os a fazer um exercício de “desconfiança”, de avaliar as condições de produção daquela imagem e também o que ela representa. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnografia, prestando atenção ao modo como as oficinas se desenvolveram e à recepção das alunas e alunos a elas. Com a experiência dessas oficinas, foi possível verificar formas de articular os três eixos (ensino de história, educação patrimonial e história das mulheres) com o objetivo de que a aula de história vá além dos conteúdos ditos tradicionais e dialogue com a busca da igualdade de gênero na formação de cidadãs e cidadãos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-28T02:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132353
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983535
url http://hdl.handle.net/10183/132353
identifier_str_mv 000983535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/1/000983535.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/2/000983535.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132353/3/000983535.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9787185452c4195f9c65877bfeae63c7
f718d3e3b71350ace5b5da3cef7ca71e
bc9b57cc6de42afe83c8e744c5dd2a81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224497959796736