Onda ou partícula? : um estudo das trajetórias ontológicas da radiação eletromagnética em livros didáticos de Física da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218795 |
Resumo: | Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação pública. Deste modo, professores, livros didáticos, dentre outros membros desta rede (humanos e não-humanos), podem ser compreendidos como parte da própria Ciência, sendo que a Educação em Ciências e as Ciências participam da rede uma da outra. A partir desta perspectiva, catalogamos enunciados retirados de três livros didáticos aprovados no edital do PNLDEM 2018 de acordo com a tipologia proposta por Latour para analisar enunciados de cientistas. Em uma primeira análise qualitativa, buscamos compreender a trajetória ontológica de diferentes interpretações para a radiação eletromagnética no contexto da Física clássica e moderna. Ademais, valemo-nos de uma segunda arguição qualitativa do dictum e do modus destes enunciados, para elucidar os recursos estilísticos utilizados pelos autores de livros didáticos na construção das trajetórias ontológicas de actantes. Nossos resultados demonstraram que, nos três livros analisados, somente a luz tida como onda no contexto clássico atinge a autonomização. Apesar disso, enunciados com alto grau de realidade foram encontrados para interpretações ontológicas antagônicas. |
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Vazata, Pedro Antônio VianaLima, Nathan WilligOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2021-03-13T04:27:02Z20201806-5104http://hdl.handle.net/10183/218795001121807Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação pública. Deste modo, professores, livros didáticos, dentre outros membros desta rede (humanos e não-humanos), podem ser compreendidos como parte da própria Ciência, sendo que a Educação em Ciências e as Ciências participam da rede uma da outra. A partir desta perspectiva, catalogamos enunciados retirados de três livros didáticos aprovados no edital do PNLDEM 2018 de acordo com a tipologia proposta por Latour para analisar enunciados de cientistas. Em uma primeira análise qualitativa, buscamos compreender a trajetória ontológica de diferentes interpretações para a radiação eletromagnética no contexto da Física clássica e moderna. Ademais, valemo-nos de uma segunda arguição qualitativa do dictum e do modus destes enunciados, para elucidar os recursos estilísticos utilizados pelos autores de livros didáticos na construção das trajetórias ontológicas de actantes. Nossos resultados demonstraram que, nos três livros analisados, somente a luz tida como onda no contexto clássico atinge a autonomização. Apesar disso, enunciados com alto grau de realidade foram encontrados para interpretações ontológicas antagônicas.In this paper, we start from elements of the Sociology of Science by Bruno Latour to analyse actors in Science Education. According to Latour, Science Education participates in the Science network in the public representation link. In this way, teachers, textbooks, among others members of this network (human and non-human), can be understood as part of Science itself, with Science Education and the Sciences participating in each other’s network. From this perspective, we catalog statements taken from three textbooks approved in the PNLDEM 2018 edict according to the typology proposed by Latour to analyse statements by scientists. In a first qualitative analysis, we seek to understand the ontological trajectory of diferente interpretations for eletromagnetic radiation in the context of classical and modern physics. In addition, we make use of a second qualitative argument of the dictum and the modus of these statements, to elucidate the stylistic resources used by the authors of textbooks in the construction of the ontological trajectories of actants. Our results showed that, in the three analysed books, only the light seen as a wave in the classical context reaches autonomy. Despite this, statements with a high degree of reality were found for antagonistic ontological interpretations.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 20, (jan. 2020), p. 855–885Ensino de físicaEducação básicaLivros didaticosFísica quânticaTextbookScience StudiesSTSLatourModern PhysicsQuantum PhysicsOnda ou partícula? : um estudo das trajetórias ontológicas da radiação eletromagnética em livros didáticos de Física da educação básicaWave or particle? : A study of ontological trajectories of eletromagnetic radiation in Physics high school textbooksinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121807.pdf.txt001121807.pdf.txtExtracted Texttext/plain82940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218795/2/001121807.pdf.txtfcf9658b91703633956df7bdd5f0312eMD52ORIGINAL001121807.pdfTexto completoapplication/pdf521138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218795/1/001121807.pdf3fa166ecb8d38805691e94b8ac7b9fe9MD5110183/2187952023-07-20 03:36:40.826194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218795Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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