Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jessica da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172331
Resumo: O presente trabalho consiste em avaliar a vibração de corpo inteiro transmitida a operadores de trator agrícola durante sua jornada de trabalho e determinar o quanto o sistema de amortecimento presente nos assentos influencia na transmissibilidade desta vibração. Os principais objetivos deste estudo foram (1) quantificar os níveis de vibrações verticais em dois assentos de trator, um assento com suspensão ativa e outro com suspensão passiva, (2) determinar a influência da suspensão ativa na transmissibilidade da vibração até o operador, (3) determinar os valores de transmissibilidade em ambos os assentos, (4) comparar os resultados encontrados com os valores exigidos pelas normas ISO 2631-1 e a norma brasileira NR15. A obtenção dos resultados foi feita de forma experimental, utilizando um único veículo e dois assentos com diferentes sistemas de amortecimento, o trator percorreu o mesmo trajeto sob uma pista de testes variando a velocidade entre 5 e 10km/h. Os resultados revelaram que o assento com suspensão ativa transmite em média 30% menos vibrações que o assento com suspensão passiva, ficando dentro dos limites das normas em quase todas as velocidades testadas. Enquanto o assento com suspensão passiva ultrapassa os limites previstos por norma para uma jornada de 8h de trabalho.
id UFRGS-2_f872762e764eb9a81cefba6a616895cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Jessica da SilvaMiguel, Letícia Fleck Fadel2018-02-01T02:26:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/172331001058928O presente trabalho consiste em avaliar a vibração de corpo inteiro transmitida a operadores de trator agrícola durante sua jornada de trabalho e determinar o quanto o sistema de amortecimento presente nos assentos influencia na transmissibilidade desta vibração. Os principais objetivos deste estudo foram (1) quantificar os níveis de vibrações verticais em dois assentos de trator, um assento com suspensão ativa e outro com suspensão passiva, (2) determinar a influência da suspensão ativa na transmissibilidade da vibração até o operador, (3) determinar os valores de transmissibilidade em ambos os assentos, (4) comparar os resultados encontrados com os valores exigidos pelas normas ISO 2631-1 e a norma brasileira NR15. A obtenção dos resultados foi feita de forma experimental, utilizando um único veículo e dois assentos com diferentes sistemas de amortecimento, o trator percorreu o mesmo trajeto sob uma pista de testes variando a velocidade entre 5 e 10km/h. Os resultados revelaram que o assento com suspensão ativa transmite em média 30% menos vibrações que o assento com suspensão passiva, ficando dentro dos limites das normas em quase todas as velocidades testadas. Enquanto o assento com suspensão passiva ultrapassa os limites previstos por norma para uma jornada de 8h de trabalho.The present work consists in evaluating the whole body vibration transmitted to agricultural tractor operators during their working day and determining how much the damping system present in the seats influences the transmissibility of this vibration. The main objectives of this study were (1) to quantify the vertical vibration levels in two tractor seats, one with active suspension and another with passive suspension, (2) determine the influence of the active suspension on the transmissibility of vibration to the operator, (3) determine the values of transmissibility in both seats, (4) compare the results found with the values required by ISO 2631-1 and Brazilian standard NR15. Results were obtained experimentally, using a single vehicle and two seats with different damping systems, the tractor traveled the same route under a test track varying the speed between 5 and 10km/h. The results revealed that the seat with active suspension transmits on average 30% less vibration than the seat with passive suspension, staying within the limits of the standards in almost all speeds tested. While the passive suspension seat exceeds the standard limits for an 8-hour working day.application/pdfporEngenharia mecânicaWhole body vibrationTractor seatsSuspensionTransmissibilityUso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assentoUse of active suspension in reducing occupational vibration transmitted to agricultural tractor operators through the seat info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058928.pdf001058928.pdfTexto completoapplication/pdf1185313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/1/001058928.pdf935ecbecb5c83a7e08c25421afcc4381MD51TEXT001058928.pdf.txt001058928.pdf.txtExtracted Texttext/plain38979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/2/001058928.pdf.txt43e75eb269db60b1329dc2b037ff1a1cMD52THUMBNAIL001058928.pdf.jpg001058928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/3/001058928.pdf.jpg6b273924e0905d27350471063dccfcaaMD5310183/1723312018-10-25 09:35:55.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:35:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of active suspension in reducing occupational vibration transmitted to agricultural tractor operators through the seat
title Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
spellingShingle Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
Fernandes, Jessica da Silva
Engenharia mecânica
Whole body vibration
Tractor seats
Suspension
Transmissibility
title_short Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
title_full Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
title_fullStr Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
title_full_unstemmed Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
title_sort Uso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assento
author Fernandes, Jessica da Silva
author_facet Fernandes, Jessica da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jessica da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Letícia Fleck Fadel
contributor_str_mv Miguel, Letícia Fleck Fadel
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Whole body vibration
Tractor seats
Suspension
Transmissibility
dc.subject.eng.fl_str_mv Whole body vibration
Tractor seats
Suspension
Transmissibility
description O presente trabalho consiste em avaliar a vibração de corpo inteiro transmitida a operadores de trator agrícola durante sua jornada de trabalho e determinar o quanto o sistema de amortecimento presente nos assentos influencia na transmissibilidade desta vibração. Os principais objetivos deste estudo foram (1) quantificar os níveis de vibrações verticais em dois assentos de trator, um assento com suspensão ativa e outro com suspensão passiva, (2) determinar a influência da suspensão ativa na transmissibilidade da vibração até o operador, (3) determinar os valores de transmissibilidade em ambos os assentos, (4) comparar os resultados encontrados com os valores exigidos pelas normas ISO 2631-1 e a norma brasileira NR15. A obtenção dos resultados foi feita de forma experimental, utilizando um único veículo e dois assentos com diferentes sistemas de amortecimento, o trator percorreu o mesmo trajeto sob uma pista de testes variando a velocidade entre 5 e 10km/h. Os resultados revelaram que o assento com suspensão ativa transmite em média 30% menos vibrações que o assento com suspensão passiva, ficando dentro dos limites das normas em quase todas as velocidades testadas. Enquanto o assento com suspensão passiva ultrapassa os limites previstos por norma para uma jornada de 8h de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-01T02:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172331
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058928
url http://hdl.handle.net/10183/172331
identifier_str_mv 001058928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/1/001058928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/2/001058928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172331/3/001058928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 935ecbecb5c83a7e08c25421afcc4381
43e75eb269db60b1329dc2b037ff1a1c
6b273924e0905d27350471063dccfcaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224543207948288