A proposta de pesquisa-formação em saúde : construção do método de Círculos em Redes
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107402 |
Resumo: | O ensaio apresenta a proposta da pesquisa-formação em saúde, a construção do método de círculos em redes. A pesquisa-formação é conjugação da pesquisa-ação com educação permanente em saúde, um arranjo de produção do conhecimento e intervenção coletiva onde pesquisador(es) e pesquisado(s) aprendem, fazem perguntas e conformam saberes. A proposta tem vista introduzir novas possibilidades à investigação em saúde, contrapõe-se à racionalidade científica moderna, substituindo a noção de pergunta ou foco pela noção problema educossanitário, aludindo à necessidade de construção coletiva de saberes em realidades onde a saúde está em causa. O método de círculos em redes permite reconhecer a produção do saber como resultante de dados complexos, múltiplos, plurais, coletivos e colaborativos, que se enunciam como conhecimento, como aprendizado e como disposição ao estranhamento. O ensaio indica que os círculos em redes emergem de um processo de pensamento entre pesquisadores, pesquisados e interlocutores, onde modo de pesquisar e investigação não apenas buscam a produção de conhecimento novo ou novas informações, mas a produção de modos de pensar e ainda uma inteligência coletiva entre aqueles interessados com o tema de pesquisa. |
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Ceccim, Ricardo BurgMüller, Guilherme de SouzaMaia, Laura Pereira daCataluña, Ricardo Verza2014-11-25T02:20:46Z20131981-6278http://hdl.handle.net/10183/107402000912011O ensaio apresenta a proposta da pesquisa-formação em saúde, a construção do método de círculos em redes. A pesquisa-formação é conjugação da pesquisa-ação com educação permanente em saúde, um arranjo de produção do conhecimento e intervenção coletiva onde pesquisador(es) e pesquisado(s) aprendem, fazem perguntas e conformam saberes. A proposta tem vista introduzir novas possibilidades à investigação em saúde, contrapõe-se à racionalidade científica moderna, substituindo a noção de pergunta ou foco pela noção problema educossanitário, aludindo à necessidade de construção coletiva de saberes em realidades onde a saúde está em causa. O método de círculos em redes permite reconhecer a produção do saber como resultante de dados complexos, múltiplos, plurais, coletivos e colaborativos, que se enunciam como conhecimento, como aprendizado e como disposição ao estranhamento. O ensaio indica que os círculos em redes emergem de um processo de pensamento entre pesquisadores, pesquisados e interlocutores, onde modo de pesquisar e investigação não apenas buscam a produção de conhecimento novo ou novas informações, mas a produção de modos de pensar e ainda uma inteligência coletiva entre aqueles interessados com o tema de pesquisa.application/pdfporRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 7, n.4 (dez. 2013), 19 p.Pesquisa quantitativaEducação em saúdeA proposta de pesquisa-formação em saúde : construção do método de Círculos em Redesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912011.pdf000912011.pdfTexto completoapplication/pdf213679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107402/1/000912011.pdf454316fa3114c4fa2c0b239b50ebb5e6MD51TEXT000912011.pdf.txt000912011.pdf.txtExtracted Texttext/plain74113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107402/2/000912011.pdf.txtbfab6e5f99e6bc49fef54ff3079ce41fMD52THUMBNAIL000912011.pdf.jpg000912011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107402/3/000912011.pdf.jpg899eed5b08e777e50cff8f5346d59751MD5310183/1074022018-10-22 08:14:18.968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107402Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:14:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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