Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238221
Resumo: No ambiente escolar, as aulas expositivas são frequentemente utilizadas como ferramenta de ensino, porém essas dificilmente capturam a atenção do estudante durante um longo período de tempo. A utilização de jogos é uma alternativa pedagógica para ensino em ciências que pode atrair mais a atenção do estudante otimizando o aprendizado e integrando diversas outras áreas do conhecimento. É comum que o jogador atinja um nível de fluxo de atenção na atividade que o faz perder a noção do tempo ou do local onde se encontra. Nesta pesquisa foi elaborado e validado um jogo pedagógico para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula, juntamente com outros temas transversais e multidisciplinares como biomas e geografia do estado do Rio Grande do Sul, utilizando como cenário os diferentes sistemas ecológicos do estado e diferentes alternativas de atividades econômicas mais ou menos ambientalmente sustentáveis. O processo de validação foi realizado em duas fases, primeiro com estudantes de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e segundo com estudantes do nono ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da UFRGS. Dentre as avaliações recebidas destacaram-se a boa impressão causada pelo material visual e o nível elevado de dificuldade ou desafio oferecido pelo jogo. Também ficou evidente a necessidade de maior discussão do tema sustentabilidade, pois não ficou clara a conexão direta entre a decisão de aplicar os diferentes usos no território com a sustentabilidade. Algumas modificações puderam ser realizadas durante as fases de testes, como a criação de um quadro explicativo dos cálculos do jogo para diminuir o nível de dificuldade. Com a segunda turma da licenciatura que participou da validação do jogo houve maior disponibilidade de tempo para realizar uma conversa e a conexão entre o resultado do jogo e a sustentabilidade. De forma geral observamos que o jogo possui potencial para trabalhar o tema sustentabilidade em sala de aula de forma lúdica, porém o processo de validação é crucial na elaboração deste tipo de material didático. Ainda algumas modificações que surgiram de sugestões durante o processo de validação serão incorporadas no material do jogo antes de sua disponibilização, como a elaboração de um manual voltado para os professores que gostariam de utilizar o jogo com suas turmas.
id UFRGS-2_f8b1e5374d076d992986e75f3c41d649
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238221
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Luciana da SilvaMoço, Maria Cecília de Chiara2022-05-04T04:46:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/238221001130225No ambiente escolar, as aulas expositivas são frequentemente utilizadas como ferramenta de ensino, porém essas dificilmente capturam a atenção do estudante durante um longo período de tempo. A utilização de jogos é uma alternativa pedagógica para ensino em ciências que pode atrair mais a atenção do estudante otimizando o aprendizado e integrando diversas outras áreas do conhecimento. É comum que o jogador atinja um nível de fluxo de atenção na atividade que o faz perder a noção do tempo ou do local onde se encontra. Nesta pesquisa foi elaborado e validado um jogo pedagógico para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula, juntamente com outros temas transversais e multidisciplinares como biomas e geografia do estado do Rio Grande do Sul, utilizando como cenário os diferentes sistemas ecológicos do estado e diferentes alternativas de atividades econômicas mais ou menos ambientalmente sustentáveis. O processo de validação foi realizado em duas fases, primeiro com estudantes de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e segundo com estudantes do nono ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da UFRGS. Dentre as avaliações recebidas destacaram-se a boa impressão causada pelo material visual e o nível elevado de dificuldade ou desafio oferecido pelo jogo. Também ficou evidente a necessidade de maior discussão do tema sustentabilidade, pois não ficou clara a conexão direta entre a decisão de aplicar os diferentes usos no território com a sustentabilidade. Algumas modificações puderam ser realizadas durante as fases de testes, como a criação de um quadro explicativo dos cálculos do jogo para diminuir o nível de dificuldade. Com a segunda turma da licenciatura que participou da validação do jogo houve maior disponibilidade de tempo para realizar uma conversa e a conexão entre o resultado do jogo e a sustentabilidade. De forma geral observamos que o jogo possui potencial para trabalhar o tema sustentabilidade em sala de aula de forma lúdica, porém o processo de validação é crucial na elaboração deste tipo de material didático. Ainda algumas modificações que surgiram de sugestões durante o processo de validação serão incorporadas no material do jogo antes de sua disponibilização, como a elaboração de um manual voltado para os professores que gostariam de utilizar o jogo com suas turmas.Lectures are commonly used as teaching technique at school, but those hardly capture the student's attention over a long time period. The use of games is a pedagogical alternative to science education that can attract more student attention by optimizing learning and integrating several other areas of knowledge. It is common for the player to reach such a level of attention flow in the activity that causes him to lose track of time or place. In this research we developed and validated a pedagogical game to address the issue of sustainability in the classroom, along with other crosscutting and multidisciplinary themes such as biomes and geography of the Rio Grande do Sul state, using the different ecological systems of the state and different alternatives of more or less environmentally sustainable economic activities. The validation process was carried out in two phases, first with undergraduate students in biological science from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and students from the ninth grade of elementary school at the Colégio de Aplicação da UFRGS. Among the feedback received were the good impression caused by the visual material and the high level of difficulty or challenge posed by the game. It was also evident the need for further discussion of sustainability, since it was not clear the direct connection between the decision to apply the different uses in the territory with sustainability. Some modifications could be made during the testing stages, such as creating an explanatory chart of the game's calculations to lower the difficulty level. With the second class of undergraduate students that participated in the validation of the game, there was more time available to make a conversation and the connection between the outcome of the game and sustainability. In general, we observed that the game has potential to explore the sustainability theme in the classroom in a playful way, but the validation process is crucial in the elaboration of this type of class material. Still some modifications that came up from suggestions during the validation process will be incorporated into the game material before its released, such as the elaboration of a manual aimed at teachers who would like to use the game with their classes.application/pdfporSustentabilidade ambientalBioma Mata AtlânticaBioma PampaJogos de tabuleiroSustainabilityBoard gameAtlantic Forest biomePampa biomeJogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130225.pdf.txt001130225.pdf.txtExtracted Texttext/plain117272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238221/2/001130225.pdf.txt79f6c88398ea17eab314663cd2dbb389MD52ORIGINAL001130225.pdfTexto completoapplication/pdf2191019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238221/1/001130225.pdf90504e5e2ef1d5a3ec13e86643e14865MD5110183/2382212022-05-05 04:45:59.431403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-05T07:45:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
title Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
spellingShingle Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
Menezes, Luciana da Silva
Sustentabilidade ambiental
Bioma Mata Atlântica
Bioma Pampa
Jogos de tabuleiro
Sustainability
Board game
Atlantic Forest biome
Pampa biome
title_short Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
title_full Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
title_fullStr Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
title_full_unstemmed Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
title_sort Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
author Menezes, Luciana da Silva
author_facet Menezes, Luciana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luciana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental
Bioma Mata Atlântica
Bioma Pampa
Jogos de tabuleiro
topic Sustentabilidade ambiental
Bioma Mata Atlântica
Bioma Pampa
Jogos de tabuleiro
Sustainability
Board game
Atlantic Forest biome
Pampa biome
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainability
Board game
Atlantic Forest biome
Pampa biome
description No ambiente escolar, as aulas expositivas são frequentemente utilizadas como ferramenta de ensino, porém essas dificilmente capturam a atenção do estudante durante um longo período de tempo. A utilização de jogos é uma alternativa pedagógica para ensino em ciências que pode atrair mais a atenção do estudante otimizando o aprendizado e integrando diversas outras áreas do conhecimento. É comum que o jogador atinja um nível de fluxo de atenção na atividade que o faz perder a noção do tempo ou do local onde se encontra. Nesta pesquisa foi elaborado e validado um jogo pedagógico para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula, juntamente com outros temas transversais e multidisciplinares como biomas e geografia do estado do Rio Grande do Sul, utilizando como cenário os diferentes sistemas ecológicos do estado e diferentes alternativas de atividades econômicas mais ou menos ambientalmente sustentáveis. O processo de validação foi realizado em duas fases, primeiro com estudantes de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e segundo com estudantes do nono ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação da UFRGS. Dentre as avaliações recebidas destacaram-se a boa impressão causada pelo material visual e o nível elevado de dificuldade ou desafio oferecido pelo jogo. Também ficou evidente a necessidade de maior discussão do tema sustentabilidade, pois não ficou clara a conexão direta entre a decisão de aplicar os diferentes usos no território com a sustentabilidade. Algumas modificações puderam ser realizadas durante as fases de testes, como a criação de um quadro explicativo dos cálculos do jogo para diminuir o nível de dificuldade. Com a segunda turma da licenciatura que participou da validação do jogo houve maior disponibilidade de tempo para realizar uma conversa e a conexão entre o resultado do jogo e a sustentabilidade. De forma geral observamos que o jogo possui potencial para trabalhar o tema sustentabilidade em sala de aula de forma lúdica, porém o processo de validação é crucial na elaboração deste tipo de material didático. Ainda algumas modificações que surgiram de sugestões durante o processo de validação serão incorporadas no material do jogo antes de sua disponibilização, como a elaboração de um manual voltado para os professores que gostariam de utilizar o jogo com suas turmas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T04:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130225
url http://hdl.handle.net/10183/238221
identifier_str_mv 001130225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238221/2/001130225.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238221/1/001130225.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79f6c88398ea17eab314663cd2dbb389
90504e5e2ef1d5a3ec13e86643e14865
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447307611537408