Corpo transeunte : oscilação performática mapeando a cena Ballroom brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213782 |
Resumo: | O trabalho aborda diversas performathividades que já vêm sendo construídas no corpo-voz do pesquisador, desde seu início de ciclo terreno. Surgem assim questionamentos sobre quais interpretações se podem ter a respeito das múltiplas representações de gênero, tendo a dança como fio condutor. Buscou-se, a partir de participações em eventos da Cultura Ballroom no ano de 2019 em seis cidades do Brasil, mapear um funcionamento dessa cultura, através da participação efethiva nos eventos. Foram percorridos os seguintes eventos e cidades: Galpão da Cena, em Fortaleza; BH Vogue Fever 2019, em Belo Horizonte; Kiki Ball Só Para Baixinhos, em Porto Alegre, MDA Summer Class, em Veranópolis; Mini Ball Master of Collors, No hay armário, em Florianópolis; e a Kiki Ball Afrodiaspórica, em novembro em São Paulo. Como observador/participante, investigou-se a partir das vivências nas oficinas, rodas de conversa, batalhas de voguing, encontros e conexões promovidos pelos eventos, que também geram novos disposithivos que retroalimentam uma corporeidade curvilínea, a qual brinca com suas antigas projeções de masculinidade estereotipada que enxerga o corpo do homem negro somente como objeto sexual. É um reacordo com a autoestima e com a busca de representathividade em prol do pertencimento a uma cultura que teve sua origem com o protagonismo de seus ancestrais. Como resultado, a pesquisa apresenta um aprofundamento das referências da Cultura Ballroom, sua organização e funcionamento. |
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