Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262781 |
Resumo: | Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma descrição analítica de práticas pedagógicas centradas na reflexão e na busca de regularidades de operações matemáticas para turmas de 5º ano, com o apoio da teorização da Resolução de Problemas?”, analisei três propostas pedagógicas: 1) Jogo de memória da subtração, 2) Tabela pitagórica e seus questionamentos e 3) Dedução da regra de multiplicação por 10. As aprendizagens que identifiquei foram: 1) Dimensionar melhor o tempo das atividades, 2) Correção das atividades de modo coletivo e organizado, 3) Estruturar melhor as questões e os espaços para as respostas, 4) Trazer/produzir outros recursos didáticos que possibilitem manusear, agrupar e separar, dependendo do questionamento, 5) Planejar propostas pedagógicas com menos atividades, focando em um aspecto de estudo, 6) Organizar o quadro, sabendo que isso vai refletir na organização do caderno das crianças, 7) Abrir espaços para socialização de estratégias de cálculo mental das crianças, 8) Criar momentos de reflexão e de atividades individuais e 9) Melhorar a escrita do texto dos problemas propostos. |
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