Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vitória Hoch Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262781
Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma descrição analítica de práticas pedagógicas centradas na reflexão e na busca de regularidades de operações matemáticas para turmas de 5º ano, com o apoio da teorização da Resolução de Problemas?”, analisei três propostas pedagógicas: 1) Jogo de memória da subtração, 2) Tabela pitagórica e seus questionamentos e 3) Dedução da regra de multiplicação por 10. As aprendizagens que identifiquei foram: 1) Dimensionar melhor o tempo das atividades, 2) Correção das atividades de modo coletivo e organizado, 3) Estruturar melhor as questões e os espaços para as respostas, 4) Trazer/produzir outros recursos didáticos que possibilitem manusear, agrupar e separar, dependendo do questionamento, 5) Planejar propostas pedagógicas com menos atividades, focando em um aspecto de estudo, 6) Organizar o quadro, sabendo que isso vai refletir na organização do caderno das crianças, 7) Abrir espaços para socialização de estratégias de cálculo mental das crianças, 8) Criar momentos de reflexão e de atividades individuais e 9) Melhorar a escrita do texto dos problemas propostos.
id UFRGS-2_f907e5d743f7a2bb13a2643ab2b6f460
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262781
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Vitória Hoch VieiraOliveira, Helena Dória Lucas de2023-07-28T03:37:29Z2022http://hdl.handle.net/10183/262781001174071Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma descrição analítica de práticas pedagógicas centradas na reflexão e na busca de regularidades de operações matemáticas para turmas de 5º ano, com o apoio da teorização da Resolução de Problemas?”, analisei três propostas pedagógicas: 1) Jogo de memória da subtração, 2) Tabela pitagórica e seus questionamentos e 3) Dedução da regra de multiplicação por 10. As aprendizagens que identifiquei foram: 1) Dimensionar melhor o tempo das atividades, 2) Correção das atividades de modo coletivo e organizado, 3) Estruturar melhor as questões e os espaços para as respostas, 4) Trazer/produzir outros recursos didáticos que possibilitem manusear, agrupar e separar, dependendo do questionamento, 5) Planejar propostas pedagógicas com menos atividades, focando em um aspecto de estudo, 6) Organizar o quadro, sabendo que isso vai refletir na organização do caderno das crianças, 7) Abrir espaços para socialização de estratégias de cálculo mental das crianças, 8) Criar momentos de reflexão e de atividades individuais e 9) Melhorar a escrita do texto dos problemas propostos.application/pdfporMatemáticaEnsino fundamentalProfe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174071.pdf.txt001174071.pdf.txtExtracted Texttext/plain95618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262781/2/001174071.pdf.txt105a67d58ecb343c9f5d990dd3d00a81MD52ORIGINAL001174071.pdfTexto completoapplication/pdf6425802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262781/1/001174071.pdf553ee5d40bb412ed79346d973722e1c2MD5110183/2627812023-07-29 03:36:58.076495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262781Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
title Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
spellingShingle Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
Fernandes, Vitória Hoch Vieira
Matemática
Ensino fundamental
title_short Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
title_full Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
title_fullStr Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
title_full_unstemmed Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
title_sort Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
author Fernandes, Vitória Hoch Vieira
author_facet Fernandes, Vitória Hoch Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vitória Hoch Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino fundamental
topic Matemática
Ensino fundamental
description Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma descrição analítica de práticas pedagógicas centradas na reflexão e na busca de regularidades de operações matemáticas para turmas de 5º ano, com o apoio da teorização da Resolução de Problemas?”, analisei três propostas pedagógicas: 1) Jogo de memória da subtração, 2) Tabela pitagórica e seus questionamentos e 3) Dedução da regra de multiplicação por 10. As aprendizagens que identifiquei foram: 1) Dimensionar melhor o tempo das atividades, 2) Correção das atividades de modo coletivo e organizado, 3) Estruturar melhor as questões e os espaços para as respostas, 4) Trazer/produzir outros recursos didáticos que possibilitem manusear, agrupar e separar, dependendo do questionamento, 5) Planejar propostas pedagógicas com menos atividades, focando em um aspecto de estudo, 6) Organizar o quadro, sabendo que isso vai refletir na organização do caderno das crianças, 7) Abrir espaços para socialização de estratégias de cálculo mental das crianças, 8) Criar momentos de reflexão e de atividades individuais e 9) Melhorar a escrita do texto dos problemas propostos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262781
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174071
url http://hdl.handle.net/10183/262781
identifier_str_mv 001174071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262781/2/001174071.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262781/1/001174071.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 105a67d58ecb343c9f5d990dd3d00a81
553ee5d40bb412ed79346d973722e1c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224666245758976