Potencialidades formativas na extensão universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199146 |
Resumo: | Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmicapara além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquantoatividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometida |
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Castro, Aline Tamires Kroetz AyresGenro, Maria Elly Herz2019-09-12T03:42:30Z20182594-6412http://hdl.handle.net/10183/199146001099732Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmicapara além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquantoatividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometidaThis study shows the route of university extension and the different meanings it hasassumed over time and seeks to understand how academics comprehend the university extension, as well as what it represents for its formation. For this it had theoretical support from Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, among others. The qualitative research was made with ten extension students from two Brazilian public universities, through semi-structured interviews and analysis of documents that deal with extension. These were studied from the discursive textual analysis perspective, which implies the identification of meaning units, followed by the categorization process that reconnects the units seeking to build meanings and the subsequent production of metatexts and interpretative texts. The results shed light on possible contributions of the university extension for the formative process of students, such as the possibility to share experiences with society, offering it a return of the learning provided by the university, understood as a public asset, the improvement of the human dimension and the expansion of academic education beyond the technical and professional aspects, in that it is identified a possibility to link theory to practice from a praxis committed to socialtransformation.It was possible to conclude the value of the university extension as formative activity on what university education models and practices aimed at mere professionalization and acquisition of technical skills are tensed up,as the possibilities of social transformation based on counter-hegemonic alternatives need to value an ethically and politically committed, enlarged trainingEste estudio muestra la ruta de la extensión de la universidad y los diferentes significados que tiene sobre el tiempo y desea entender cómo el académico abarca la extensión de la universidad, así como qué representa para su formación. Para ello tuvo aporte teórico en Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre otros. La investigación de abordaje cualitativo fue realizada con diez estudiantes extensionistas de dos universidades públicas brasileñas, a través de entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos que tratan sobre la extensión. Estos fueron trabajados a partir del análisis textual discursivo, que implica la identificación de unidades de sentido, seguida del proceso de categorización que vuelve a aproximar las unidades buscando componer sentidos y de la posterior producción de los metatextos y de los textos interpretativos. Los resultados elucidan posibles contribuciones de la extensión universitaria al proceso formativo de los estudiantes, tales como la posibilidad de compartir experiencias con la sociedad, ofreciéndole un retorno de los aprendizajes proporcionados por la universidad entendida como bien público, el perfeccionamiento de la dimensión humana y la ampliación de la formación académica más allá de los aspectos técnicos y profesionales, en la medida en que se identifica la posibilidad de relacionar teoría y práctica a partir de una praxis comprometida con la transformación social. Se ha podido concluir el valor de la extensión universitaria como actividad formativa, que pretende modelos y prácticas orientados a la mera profesionalización y adquisición de habilidades técnicas, una vez que las posibilidades de transformación social basadas en alternativas contrahegemónicas, necesitan valorar una formación ampliada, ética y políticamente comprometida.application/pdfporCidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura. Florianópolis, SC. Vol. 2, n. 1 (jan./jun., 2018), p. 21-39Extensão universitáriaEnsino superiorUniversity ExtensionTraining in Higher EducationApproximation between University and SocietyExtensión UniversitariaFormación en la enseñanza superiorAproximación entre Universidad y SociedadPotencialidades formativas na extensão universitáriaFormative strengths in universty extension Potencialidad formativas en la extensión universitaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099732.pdf.txt001099732.pdf.txtExtracted Texttext/plain58037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/2/001099732.pdf.txtc9089f310c86f0b22649b34be57defddMD52ORIGINAL001099732.pdfTexto completoapplication/pdf353000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/1/001099732.pdf90ee4a893df21bcb59209e754f7801fbMD5110183/1991462019-09-13 03:50:06.32994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199146Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-13T06:50:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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