Potencialidades formativas na extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199146
Resumo: Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmicapara além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquantoatividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometida
id UFRGS-2_f91d21fcf24744c1d59d1d2d6f2ec93c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199146
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Aline Tamires Kroetz AyresGenro, Maria Elly Herz2019-09-12T03:42:30Z20182594-6412http://hdl.handle.net/10183/199146001099732Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmicapara além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquantoatividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometidaThis study shows the route of university extension and the different meanings it hasassumed over time and seeks to understand how academics comprehend the university extension, as well as what it represents for its formation. For this it had theoretical support from Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, among others. The qualitative research was made with ten extension students from two Brazilian public universities, through semi-structured interviews and analysis of documents that deal with extension. These were studied from the discursive textual analysis perspective, which implies the identification of meaning units, followed by the categorization process that reconnects the units seeking to build meanings and the subsequent production of metatexts and interpretative texts. The results shed light on possible contributions of the university extension for the formative process of students, such as the possibility to share experiences with society, offering it a return of the learning provided by the university, understood as a public asset, the improvement of the human dimension and the expansion of academic education beyond the technical and professional aspects, in that it is identified a possibility to link theory to practice from a praxis committed to socialtransformation.It was possible to conclude the value of the university extension as formative activity on what university education models and practices aimed at mere professionalization and acquisition of technical skills are tensed up,as the possibilities of social transformation based on counter-hegemonic alternatives need to value an ethically and politically committed, enlarged trainingEste estudio muestra la ruta de la extensión de la universidad y los diferentes significados que tiene sobre el tiempo y desea entender cómo el académico abarca la extensión de la universidad, así como qué representa para su formación. Para ello tuvo aporte teórico en Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre otros. La investigación de abordaje cualitativo fue realizada con diez estudiantes extensionistas de dos universidades públicas brasileñas, a través de entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos que tratan sobre la extensión. Estos fueron trabajados a partir del análisis textual discursivo, que implica la identificación de unidades de sentido, seguida del proceso de categorización que vuelve a aproximar las unidades buscando componer sentidos y de la posterior producción de los metatextos y de los textos interpretativos. Los resultados elucidan posibles contribuciones de la extensión universitaria al proceso formativo de los estudiantes, tales como la posibilidad de compartir experiencias con la sociedad, ofreciéndole un retorno de los aprendizajes proporcionados por la universidad entendida como bien público, el perfeccionamiento de la dimensión humana y la ampliación de la formación académica más allá de los aspectos técnicos y profesionales, en la medida en que se identifica la posibilidad de relacionar teoría y práctica a partir de una praxis comprometida con la transformación social. Se ha podido concluir el valor de la extensión universitaria como actividad formativa, que pretende modelos y prácticas orientados a la mera profesionalización y adquisición de habilidades técnicas, una vez que las posibilidades de transformación social basadas en alternativas contrahegemónicas, necesitan valorar una formación ampliada, ética y políticamente comprometida.application/pdfporCidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura. Florianópolis, SC. Vol. 2, n. 1 (jan./jun., 2018), p. 21-39Extensão universitáriaEnsino superiorUniversity ExtensionTraining in Higher EducationApproximation between University and SocietyExtensión UniversitariaFormación en la enseñanza superiorAproximación entre Universidad y SociedadPotencialidades formativas na extensão universitáriaFormative strengths in universty extension Potencialidad formativas en la extensión universitaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099732.pdf.txt001099732.pdf.txtExtracted Texttext/plain58037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/2/001099732.pdf.txtc9089f310c86f0b22649b34be57defddMD52ORIGINAL001099732.pdfTexto completoapplication/pdf353000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/1/001099732.pdf90ee4a893df21bcb59209e754f7801fbMD5110183/1991462019-09-13 03:50:06.32994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199146Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-13T06:50:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades formativas na extensão universitária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Formative strengths in universty extension
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Potencialidad formativas en la extensión universitaria
title Potencialidades formativas na extensão universitária
spellingShingle Potencialidades formativas na extensão universitária
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Extensão universitária
Ensino superior
University Extension
Training in Higher Education
Approximation between University and Society
Extensión Universitaria
Formación en la enseñanza superior
Aproximación entre Universidad y Sociedad
title_short Potencialidades formativas na extensão universitária
title_full Potencialidades formativas na extensão universitária
title_fullStr Potencialidades formativas na extensão universitária
title_full_unstemmed Potencialidades formativas na extensão universitária
title_sort Potencialidades formativas na extensão universitária
author Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
author_facet Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Genro, Maria Elly Herz
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Ensino superior
topic Extensão universitária
Ensino superior
University Extension
Training in Higher Education
Approximation between University and Society
Extensión Universitaria
Formación en la enseñanza superior
Aproximación entre Universidad y Sociedad
dc.subject.eng.fl_str_mv University Extension
Training in Higher Education
Approximation between University and Society
dc.subject.spa.fl_str_mv Extensión Universitaria
Formación en la enseñanza superior
Aproximación entre Universidad y Sociedad
description Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmicapara além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquantoatividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometida
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T03:42:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199146
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-6412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099732
identifier_str_mv 2594-6412
001099732
url http://hdl.handle.net/10183/199146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura. Florianópolis, SC. Vol. 2, n. 1 (jan./jun., 2018), p. 21-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/2/001099732.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199146/1/001099732.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9089f310c86f0b22649b34be57defdd
90ee4a893df21bcb59209e754f7801fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447694401863681