Os Desafios da integração dos conhecimentos em turmas multisseriadas da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Gizelda Hahn do Nascimento
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37733
Resumo: O presente trabalho tem como questão central os desafios da construção de projetos de aprendizagem como prática metodológica em classes multisseriadas da zona rural. Inicialmente apresenta uma revisão teórica sobre o trabalho com turmas multisseriadas na zona rural e a metodologia de projeto interdisciplinar. A base teórica fundamentou-se especialmente nos trabalhos de Arroyo, Toledo, Hage e Freire. A seguir realiza-se a análise através de reflexões da própria experiência docente com turmas multisseriadas em duas situações diferentes: ora decorrente da fragmentação dos conteúdos, ora baseada na interdisciplinaridade, através da construção de projetos de aprendizagem, durante o estágio curricular. No processo de ensinar e aprender fragmentado o planejamento era realizado para cada série especificamente, sendo que cada turma trabalhava separadamente de acordo com o conteúdo estabelecido previamente, seguindo os planos de curso de cada série. Esta concepção de divisão estava focada na experiência que tive enquanto aluna de classe multisseriada nas primeiras séries do ensino fundamental e também devido à falta de formação para realizar de maneira mais integradora o desenvolvimento das aulas. Desta forma, o trabalho com classes multisseriadas me desafia a rever o ensino ministrado na escola em que atuo como professora na zona rural, questionando-me sobre as ações e intervenções pedagógicas, os conteúdos direcionados para a realidade urbana e a metodologia empregada, refletindo sobre os desafios existentes para integrar os conhecimentos. Nesta perspectiva, busco o aprimoramento da minha prática pedagógica através de conhecimentos científicos, visando a melhoria da qualidade da educação ministrada na escola multissérie em que atuo. . A LDB 9394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo também contribuíram às reflexões acerca da temática em estudo. Realizo este trabalho na tentativa de elencar os desafios existentes que contribuem à qualificação do processo de ensino e aprendizagem, identificando como principais obstáculos o rompimento com as pedagogias tradicionais, as quais reconhecem o conhecimento de forma estática, onde o professor tem o papel de transmitir informações de modo descontextualizado e unilateral. O trabalho com projetos de aprendizagem apresentaram condições inovadoras de articulação e produção de conhecimentos fundamentados na interdisciplinaridade, através de uma indagação problematizadora que levou em consideração o conhecimento prévio do aluno, possibilitando compartilhar saberes e ampliar conhecimentos. A diversidade de opiniões gerou conflitos que enriqueceram o processo de ensino-aprendizagem, o estreitamento das relações de afetividade entre professor e aluno, além de construir relações sociais baseadas na solidariedade e no respeito mútuo, o que permitiu a socialização, a reflexão e a participação mais ativa dos alunos, antagonicamente do que ocorria quando os conhecimentos eram divididos de acordo com a série e a disciplina. O ponto central da pedagogia de projetos foi o envolvimento de todos os participantes. Para realizar estas reflexões busquei embasamento teórico nos seguintes autores: Costa; Magdalena, Hernandez e Santomé. Assim, as escolas multisseriadas podem ser compreendidas como uma organização que possibilita o desenvolvimento de um processo educativo diferente, em que os alunos de faixas etárias e experiências diversas, podem participar e criar formas coletivas de apropriação do conhecimento. A descrença em relação às classes multisseriadas decorre, muitas vezes, do desconhecimento da qualidade que estas escolas podem apresentar, assim como se ignora a importância destas na cultura e na vida social das comunidades rurais.
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No processo de ensinar e aprender fragmentado o planejamento era realizado para cada série especificamente, sendo que cada turma trabalhava separadamente de acordo com o conteúdo estabelecido previamente, seguindo os planos de curso de cada série. Esta concepção de divisão estava focada na experiência que tive enquanto aluna de classe multisseriada nas primeiras séries do ensino fundamental e também devido à falta de formação para realizar de maneira mais integradora o desenvolvimento das aulas. Desta forma, o trabalho com classes multisseriadas me desafia a rever o ensino ministrado na escola em que atuo como professora na zona rural, questionando-me sobre as ações e intervenções pedagógicas, os conteúdos direcionados para a realidade urbana e a metodologia empregada, refletindo sobre os desafios existentes para integrar os conhecimentos. Nesta perspectiva, busco o aprimoramento da minha prática pedagógica através de conhecimentos científicos, visando a melhoria da qualidade da educação ministrada na escola multissérie em que atuo. . A LDB 9394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo também contribuíram às reflexões acerca da temática em estudo. Realizo este trabalho na tentativa de elencar os desafios existentes que contribuem à qualificação do processo de ensino e aprendizagem, identificando como principais obstáculos o rompimento com as pedagogias tradicionais, as quais reconhecem o conhecimento de forma estática, onde o professor tem o papel de transmitir informações de modo descontextualizado e unilateral. O trabalho com projetos de aprendizagem apresentaram condições inovadoras de articulação e produção de conhecimentos fundamentados na interdisciplinaridade, através de uma indagação problematizadora que levou em consideração o conhecimento prévio do aluno, possibilitando compartilhar saberes e ampliar conhecimentos. A diversidade de opiniões gerou conflitos que enriqueceram o processo de ensino-aprendizagem, o estreitamento das relações de afetividade entre professor e aluno, além de construir relações sociais baseadas na solidariedade e no respeito mútuo, o que permitiu a socialização, a reflexão e a participação mais ativa dos alunos, antagonicamente do que ocorria quando os conhecimentos eram divididos de acordo com a série e a disciplina. O ponto central da pedagogia de projetos foi o envolvimento de todos os participantes. Para realizar estas reflexões busquei embasamento teórico nos seguintes autores: Costa; Magdalena, Hernandez e Santomé. Assim, as escolas multisseriadas podem ser compreendidas como uma organização que possibilita o desenvolvimento de um processo educativo diferente, em que os alunos de faixas etárias e experiências diversas, podem participar e criar formas coletivas de apropriação do conhecimento. A descrença em relação às classes multisseriadas decorre, muitas vezes, do desconhecimento da qualidade que estas escolas podem apresentar, assim como se ignora a importância destas na cultura e na vida social das comunidades rurais.This work is the central issue of the construction challenges of learning projects as methodological practice in multigrade classes in rural areas. Initially presents a theoretical review of the work with multigrade classes in rural and interdisciplinary design methodology. The theory was based especially on the work of Arroyo, Toledo, Hage and Freire. The following analysis is carried out through reflections of his own teaching experience with multigrade classes in two different situations: either due to the fragmentation of content sometimes based on an interdisciplinary approach through the construction of learning projects during the internship. In the process of teaching and learning fragmented planning was done specifically for each series, with each group working independently in accordance with the contents previously established, following the course plans for each grade. This concept of division was focused on the experience I had as a student of multilevel class in the early grades of elementary school and also due to lack of training to perform in a more inclusive classroom development. Thus, work with multigrade classes challenged me to revise the education provided at school where I work as a teacher in rural, questioning me about the actions and interventions pedagogical content targeted to the urban reality and the methodology employed, reflecting on the challenges to integrate existing knowledge. In this perspective, I seek the improvement of my practice through scientific knowledge, aiming to improve the quality of education in multigrade schools in which I work. LDB 9394/96, the Parâmetros Curriculares Nacionais and the Lei de Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo also contributed to reflections on the subject at hand. I perform this work in an attempt to list the existing challenges that contribute to the qualification of the teaching and learning, identifying the main obstacles to break with the traditional teaching methods, which recognize knowledge as static, where the teacher's role is to convey information so decontextualized and unilateral. Working with learning projects showed an innovative new articulation and production of knowledge based on interdisciplinarity, problem-through a quest that took into consideration the student's previous knowledge, enabling knowledge sharing and expanding knowledge. The diversity of opinions generated conflicts that have enriched the process of teaching and learning, the strengthening of ties of affection between teacher and student, as well as building social relationships based on solidarity and mutual respect, which allowed for socialization, reflection and participation more of students, both antagonistic to what occurred when the knowledge was divided according to grade and discipline. Central to the pedagogy of projects was the involvement of all participants. To realize these theoretical reflections sought on the following authors: Costa, Magdalena Hernandez and Santomé. Thus, the multilevel schools can be understood as an organization that easy the development of a different educational process, in which students from diverse backgrounds and age groups can participate and create collective forms of appropriation of knowledge. The disbelief regarding multigrade classes stems often lack the quality that these schools can provide, as well as ignoring the importance of culture and social life of rural communities.application/pdfporClasse multisseriadaInterdisciplinaridadeProjeto pedagógicoMultigrade classesPedagogical projectInterdisciplinaryOs Desafios da integração dos conhecimentos em turmas multisseriadas da zona ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821761.pdf.txt000821761.pdf.txtExtracted Texttext/plain122547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37733/2/000821761.pdf.txt8f3ae06f94e47a75a82bd6c775e98d75MD52ORIGINAL000821761.pdf000821761.pdfTexto completoapplication/pdf1202860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37733/1/000821761.pdf604f5910d8a52636ac639102ae622ba8MD51THUMBNAIL000821761.pdf.jpg000821761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37733/3/000821761.pdf.jpg05fbe92220589a6c7eb5d77e9bdb3f65MD5310183/377332018-10-10 08:01:08.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:01:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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