O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lompa, Marina Arnoldo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/144301
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde.
id UFRGS-2_f9437b3495120e79dfdc0ad7a8db19ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144301
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lompa, Marina ArnoldoRamos, Maurem2016-08-09T02:15:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/144301000998794A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde.The Food and Nutrition Education proposes the development of awareness about various aspects involved in the feeding behavior. Related to this concept, the school garden is seen as a useful tool for questioning the environment and interact with it, it is likely to generate even changes in food choices. This study was done to obtain the elucidation about results of implementing school gardens. This study aimed to verify that the results for the implementation of school gardens cooperate with the promotion of Food and Nutrition Education. A literature review criticality narrative was made.Search in Google Scholar platforms. key term used: "school garden". It was found that the majority of published studies, developed around the school garden, has a feature that aims at environmental education and through trials by the school, there is a consequent impact on the relationship with food in the community school. There is still a need to develop work to implement comparative instruments that point more accurately the results obtained by the school garden educational intervention. Combine actions of environmental and food and nutrition education enables the development of a more effective awareness for the promotion of quality of life and therefore health.application/pdfporCultivos agrícolasEducação alimentar e nutricionalEducação ambientalSegurança alimentarFood and nutrition educationEnvironmental educationFood and nutrition securityAgricultural cultivationO papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentarDevelopment of school gardens in promoting modification eating behavior info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2016Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998794.pdf000998794.pdfTexto completoapplication/pdf570471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/1/000998794.pdfa2a6b6634a5b8aa725f49b484a07a526MD51TEXT000998794.pdf.txt000998794.pdf.txtExtracted Texttext/plain45521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/2/000998794.pdf.txtd4ac1d9a4f3333a98d3620b28fbef561MD52THUMBNAIL000998794.pdf.jpg000998794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/3/000998794.pdf.jpgeb7425cb2a78d0b812feaf3d9dcba8d9MD5310183/1443012023-08-26 03:35:37.744394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-26T06:35:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of school gardens in promoting modification eating behavior
title O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
spellingShingle O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
Lompa, Marina Arnoldo
Cultivos agrícolas
Educação alimentar e nutricional
Educação ambiental
Segurança alimentar
Food and nutrition education
Environmental education
Food and nutrition security
Agricultural cultivation
title_short O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
title_full O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
title_fullStr O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
title_full_unstemmed O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
title_sort O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
author Lompa, Marina Arnoldo
author_facet Lompa, Marina Arnoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lompa, Marina Arnoldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurem
contributor_str_mv Ramos, Maurem
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivos agrícolas
Educação alimentar e nutricional
Educação ambiental
Segurança alimentar
topic Cultivos agrícolas
Educação alimentar e nutricional
Educação ambiental
Segurança alimentar
Food and nutrition education
Environmental education
Food and nutrition security
Agricultural cultivation
dc.subject.eng.fl_str_mv Food and nutrition education
Environmental education
Food and nutrition security
Agricultural cultivation
description A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-09T02:15:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/144301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998794
url http://hdl.handle.net/10183/144301
identifier_str_mv 000998794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/1/000998794.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/2/000998794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/3/000998794.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2a6b6634a5b8aa725f49b484a07a526
d4ac1d9a4f3333a98d3620b28fbef561
eb7425cb2a78d0b812feaf3d9dcba8d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514014543872