O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/144301 |
Resumo: | A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde. |
id |
UFRGS-2_f9437b3495120e79dfdc0ad7a8db19ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144301 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lompa, Marina ArnoldoRamos, Maurem2016-08-09T02:15:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/144301000998794A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde.The Food and Nutrition Education proposes the development of awareness about various aspects involved in the feeding behavior. Related to this concept, the school garden is seen as a useful tool for questioning the environment and interact with it, it is likely to generate even changes in food choices. This study was done to obtain the elucidation about results of implementing school gardens. This study aimed to verify that the results for the implementation of school gardens cooperate with the promotion of Food and Nutrition Education. A literature review criticality narrative was made.Search in Google Scholar platforms. key term used: "school garden". It was found that the majority of published studies, developed around the school garden, has a feature that aims at environmental education and through trials by the school, there is a consequent impact on the relationship with food in the community school. There is still a need to develop work to implement comparative instruments that point more accurately the results obtained by the school garden educational intervention. Combine actions of environmental and food and nutrition education enables the development of a more effective awareness for the promotion of quality of life and therefore health.application/pdfporCultivos agrícolasEducação alimentar e nutricionalEducação em saúde ambientalSegurança alimentarFood and nutrition educationEnvironmental educationFood and nutrition securityAgricultural cultivationO papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentarDevelopment of school gardens in promoting modification eating behavior info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2016Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998794.pdf000998794.pdfTexto completoapplication/pdf570471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/1/000998794.pdfa2a6b6634a5b8aa725f49b484a07a526MD51TEXT000998794.pdf.txt000998794.pdf.txtExtracted Texttext/plain45521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/2/000998794.pdf.txtd4ac1d9a4f3333a98d3620b28fbef561MD52THUMBNAIL000998794.pdf.jpg000998794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/3/000998794.pdf.jpgeb7425cb2a78d0b812feaf3d9dcba8d9MD5310183/1443012024-08-28 06:41:46.504428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144301Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-08-28T09:41:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Development of school gardens in promoting modification eating behavior |
title |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
spellingShingle |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar Lompa, Marina Arnoldo Cultivos agrícolas Educação alimentar e nutricional Educação em saúde ambiental Segurança alimentar Food and nutrition education Environmental education Food and nutrition security Agricultural cultivation |
title_short |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
title_full |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
title_fullStr |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
title_full_unstemmed |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
title_sort |
O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar |
author |
Lompa, Marina Arnoldo |
author_facet |
Lompa, Marina Arnoldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lompa, Marina Arnoldo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurem |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultivos agrícolas Educação alimentar e nutricional Educação em saúde ambiental Segurança alimentar |
topic |
Cultivos agrícolas Educação alimentar e nutricional Educação em saúde ambiental Segurança alimentar Food and nutrition education Environmental education Food and nutrition security Agricultural cultivation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Food and nutrition education Environmental education Food and nutrition security Agricultural cultivation |
description |
A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-09T02:15:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/144301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/144301 |
identifier_str_mv |
000998794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/1/000998794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/2/000998794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144301/3/000998794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2a6b6634a5b8aa725f49b484a07a526 d4ac1d9a4f3333a98d3620b28fbef561 eb7425cb2a78d0b812feaf3d9dcba8d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426833238556672 |