Processos e tomada de consciência e reflexões acerca de valores em jogos de regras de caráter coletivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259396 |
Resumo: | As reflexões apresentadas neste artigo originam-se dos estudos e resultados da pesquisa realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS em 2009 e 2010. Este estudo busca investigar a maneira como os estudantes de quinta e sexta séries do Projeto Amora se apropriam dos mecanismos internos dos jogos de regras de caráter coletivo, como isso se dá por meio do processo de “tomada de consciência” (PIAGET, 1974) e quais os desdobramentos em termos da constituição de “valores de troca” e das possibilidades que emergem de um trabalho interdisciplinar. Esta pesquisa está associada ao Programa de Bolsas Primeira Ciência/UFRGS (2009/2010) e às atividades do projeto de pesquisas Contribuições da Epistemologia Genética para as Práticas Escolares da Faculdade de Educação da UFRGS. Os dados indicam a existência de uma complementaridade entre os processos de constituição de valores dos professores e dos estudantes. A realização de atividades interdisciplinares, no contexto do Projeto Amora, estaria favorecida quando a possibilidade de tornar mais flexível uma escala de valores fosse exercida intencionalmente. Esse processo contribuiria para a constituição de um trabalho pedagógico organizado, levando em consideração objetos comuns entre diferentes áreas do conhecimento. Constata-se, também, a relevância da utilização de aspectos essenciais do Método Clínico de Jean Piaget. |
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Farias, Stela Maris VaucherBecker, Maria Luiza Rheingantz2023-06-24T03:38:13Z20110103-6041http://hdl.handle.net/10183/259396000837007As reflexões apresentadas neste artigo originam-se dos estudos e resultados da pesquisa realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS em 2009 e 2010. Este estudo busca investigar a maneira como os estudantes de quinta e sexta séries do Projeto Amora se apropriam dos mecanismos internos dos jogos de regras de caráter coletivo, como isso se dá por meio do processo de “tomada de consciência” (PIAGET, 1974) e quais os desdobramentos em termos da constituição de “valores de troca” e das possibilidades que emergem de um trabalho interdisciplinar. Esta pesquisa está associada ao Programa de Bolsas Primeira Ciência/UFRGS (2009/2010) e às atividades do projeto de pesquisas Contribuições da Epistemologia Genética para as Práticas Escolares da Faculdade de Educação da UFRGS. Os dados indicam a existência de uma complementaridade entre os processos de constituição de valores dos professores e dos estudantes. A realização de atividades interdisciplinares, no contexto do Projeto Amora, estaria favorecida quando a possibilidade de tornar mais flexível uma escala de valores fosse exercida intencionalmente. Esse processo contribuiria para a constituição de um trabalho pedagógico organizado, levando em consideração objetos comuns entre diferentes áreas do conhecimento. Constata-se, também, a relevância da utilização de aspectos essenciais do Método Clínico de Jean Piaget.The reflections presented in this article originate from the studies and results of the research realized at UFRGS’s Laboratory School in 2009 and 2010. This study aims to investigate how students from the fifth and sixth grades in the Projeto Amora appropriate the inner workings of collective games with rules, how that happens through the “grasp of consciousness” and which are its unfoldings regarding the constitution of “exchange values” and the possibilities that emerge from an interdisciplinary work. This research is associated to UFRGS’s Programa de Bolsas Primeira Ciência (2009/2010) (First Science Scholarshp Program) and to the activities of a College of Education (UFRGS) research project called Contribuições da Epistemologia Genética para as Práticas Escolares (Contributions of the Genetic Epistemology to School Practices). The data indicates a complementarity between the teachers’ and the students’ processes of constitution of “values”. The realization of interdisciplinary activities in the context of Projeto Amora would be favored if the possibility of making a set of values more fl exible was intentionally exerted. This process would contribute to the constitution of an organized pedagogical work, taking into consideration common objects between different areas of knowledge. It is also established the relevance of using essential aspects of Jean Piaget’s Clinical Method.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 2011), p. 175-196Epistemologia genéticaTomada de consciênciaInterdisciplinaridadeGenetic epistemologyGrasp of consciousnesExchange valuesInterdisciplinarityLearningInteractionProcessos e tomada de consciência e reflexões acerca de valores em jogos de regras de caráter coletivoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000837007.pdf.txt000837007.pdf.txtExtracted Texttext/plain52664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259396/2/000837007.pdf.txt3a65c3b150c391839ef7a1fe69ad8e16MD52ORIGINAL000837007.pdfTexto completoapplication/pdf92619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259396/1/000837007.pdf9324b4e18e098f698e8d9a03d6beb847MD5110183/2593962023-06-25 03:44:29.284231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:44:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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