Acessibilidade e os espaços da educação física nas escolas : um estudo com escolas estaduais de Canoas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Daniel Elizeu de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187425
Resumo: Sabemos que o discurso de inclusão de nada serve se o aluno com deficiência não consegue chegar aos espaços onde as aulas ocorrem. Não podemos reduzir a acessibilidade apenas a fatores estruturais; quando se fala nisso, também devemos pensar no preparo do professor, na gestão escolar e na relação da escola com a família do aluno com deficiência. A partir dessas questões, instigado por trabalhar com pessoas com deficiência e residir em Canoas/RS, decidi compreender sobre a acessibilidade nas aulas de Educação Física de escolas do município de Canoas. O objetivo desse estudo é compreender como escolas da rede pública estadual da cidade, estão organizadas para atender os alunos com deficiência que a frequentam, destacando os espaços destinados à prática de Educação Física. Assim, visitei três escolas estaduais do município de Canoas/RS, onde observei as aulas de Educação Física, os espaços e os materiais que a escola possui e conversei com professores de Educação Física sobre suas opiniões em relação ao seu preparo, suas aulas, os materiais disponíveis e a própria instituição. Os dados coletados foram comparados com os parâmetros da NBR 9050/2015 que fala sobre disposições e regras para acessibilidade em espaços públicos. Apesar dos professores sentirem-se preparados para inclusão de alunos com deficiência, eles admitem não terem realmente refletido sobre as possíveis necessidades destes alunos. Eles afirmam que o suporte dado pela instituição é suficiente, mas que existem alterações cruciais para que a escola seja acessível. Após as visitas e entrevistas me deparei com o despreparo das escolas visitadas, tanto em estrutura quanto em administração, mas principalmente na falta de acesso para futuros alunos que se matriculem nas instituições.
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