Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95935 |
Resumo: | A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros. |
id |
UFRGS-2_f9a35e146ecb50706e0fd3ec5438b105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95935 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Beatriz Vergara MartinsAlves, Evandro2014-06-03T02:03:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/95935000911936A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros.application/pdfporFotografiaEscritaCartografiaDiferençaEscolaUm ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911936.pdf000911936.pdfTexto completoapplication/pdf57715523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/1/000911936.pdfc71a814350c9aafb9d363164e6d54d68MD51TEXT000911936.pdf.txt000911936.pdf.txtExtracted Texttext/plain78476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/2/000911936.pdf.txta8c6bf0180e65a8624a208981b775824MD52THUMBNAIL000911936.pdf.jpg000911936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/3/000911936.pdf.jpge83e09c771353e0c758844603e311b55MD5310183/959352018-10-16 07:57:46.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
title |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
spellingShingle |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens Costa, Beatriz Vergara Martins Fotografia Escrita Cartografia Diferença Escola |
title_short |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
title_full |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
title_fullStr |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
title_full_unstemmed |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
title_sort |
Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens |
author |
Costa, Beatriz Vergara Martins |
author_facet |
Costa, Beatriz Vergara Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Beatriz Vergara Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Escrita Cartografia Diferença Escola |
topic |
Fotografia Escrita Cartografia Diferença Escola |
description |
A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95935 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95935 |
identifier_str_mv |
000911936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/1/000911936.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/2/000911936.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/3/000911936.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c71a814350c9aafb9d363164e6d54d68 a8c6bf0180e65a8624a208981b775824 e83e09c771353e0c758844603e311b55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127159996416 |