Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatriz Vergara Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95935
Resumo: A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros.
id UFRGS-2_f9a35e146ecb50706e0fd3ec5438b105
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95935
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Beatriz Vergara MartinsAlves, Evandro2014-06-03T02:03:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/95935000911936A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros.application/pdfporFotografiaEscritaCartografiaDiferençaEscolaUm ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911936.pdf000911936.pdfTexto completoapplication/pdf57715523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/1/000911936.pdfc71a814350c9aafb9d363164e6d54d68MD51TEXT000911936.pdf.txt000911936.pdf.txtExtracted Texttext/plain78476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/2/000911936.pdf.txta8c6bf0180e65a8624a208981b775824MD52THUMBNAIL000911936.pdf.jpg000911936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/3/000911936.pdf.jpge83e09c771353e0c758844603e311b55MD5310183/959352018-10-16 07:57:46.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
title Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
spellingShingle Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
Costa, Beatriz Vergara Martins
Fotografia
Escrita
Cartografia
Diferença
Escola
title_short Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
title_full Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
title_fullStr Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
title_full_unstemmed Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
title_sort Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
author Costa, Beatriz Vergara Martins
author_facet Costa, Beatriz Vergara Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beatriz Vergara Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Escrita
Cartografia
Diferença
Escola
topic Fotografia
Escrita
Cartografia
Diferença
Escola
description A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95935
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911936
url http://hdl.handle.net/10183/95935
identifier_str_mv 000911936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/1/000911936.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/2/000911936.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95935/3/000911936.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c71a814350c9aafb9d363164e6d54d68
a8c6bf0180e65a8624a208981b775824
e83e09c771353e0c758844603e311b55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127159996416