Governança corporativa e clubes de futebol : modelos estrangeiros e o caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116253 |
Resumo: | O trabalho a ser apresentado objetivou demonstrar o atual momento do futebol brasileiro e modelos de gestão já utilizados na Europa, que podem ser adaptados a condições nacionais. Para tal, buscou-se embasamento teórico em microeconomia, economia industrial, gestão e gestão do futebol. Esta revisão é fundamentada na importância que o tema possui no ambiente esportivo atual. Procurou-se compreender o método utilizado nas grandes potências do futebol, que alcançaram sucesso em gestão financeira aliada a vitórias dentro de campo. O artifício utilizado para realizar o abarcamento dos métodos foi o estudo de caso referente aos clubes Manchester United e Bayern München. Enquanto que, referente ao futebol brasileiro, foi exposto o contexto no qual os clubes convivem atualmente. E, foi mostrado também o caso de dois clubes nacionais, que são Sport Club Corinthians e Grêmio Football Porto Alegrense. Ao final do estudo, constatou-se que há um comportamento autodestrutivo do futebol brasileiro como um todo, dado o descomedimento proporcionado pelos calendários atuais dos campeonatos nacionais e comportamento imediatista por parte das direções dos clubes, além de manipulação errônea no relacionamento com os torcedores/clientes. |
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Mantovani, Tatiana JunqueiraFlorissi, Stefano2015-05-14T02:01:09Z2014http://hdl.handle.net/10183/116253000953807O trabalho a ser apresentado objetivou demonstrar o atual momento do futebol brasileiro e modelos de gestão já utilizados na Europa, que podem ser adaptados a condições nacionais. Para tal, buscou-se embasamento teórico em microeconomia, economia industrial, gestão e gestão do futebol. Esta revisão é fundamentada na importância que o tema possui no ambiente esportivo atual. Procurou-se compreender o método utilizado nas grandes potências do futebol, que alcançaram sucesso em gestão financeira aliada a vitórias dentro de campo. O artifício utilizado para realizar o abarcamento dos métodos foi o estudo de caso referente aos clubes Manchester United e Bayern München. Enquanto que, referente ao futebol brasileiro, foi exposto o contexto no qual os clubes convivem atualmente. E, foi mostrado também o caso de dois clubes nacionais, que são Sport Club Corinthians e Grêmio Football Porto Alegrense. Ao final do estudo, constatou-se que há um comportamento autodestrutivo do futebol brasileiro como um todo, dado o descomedimento proporcionado pelos calendários atuais dos campeonatos nacionais e comportamento imediatista por parte das direções dos clubes, além de manipulação errônea no relacionamento com os torcedores/clientes.The present work aims to demonstrate the current moment of Brazilian football and management models already used in Europe, which can be adapted to national conditions. For this, we sought in theoretical foundation in microeconomics, industrial economics, administration, and management of football. This revision is based on the importance that the topic has in the current sporting environment. We sought to understand the method used in the current major football leagues which have achieved success in financial management allied with victories inbounds. The device used to accomplish the encompassment method was the case study regarding the clubs Manchester United and Bayern Munich. While referring to Brazilian football was exposed the context in which clubs currently living, and while referring to Brazilian football, the context in which the teams currently live among was exposed, and was also shown the case of two national clubs teams: Sport Club Corinthians and Grêmio Football Porto Alegrense. At the end of the study, it was found that there is a self-destructive behavior within Brazilian football as a whole, due to the immoderation provided by current calendars of national championships, short term behavior of the team’s administrative boards, besides erroneous management of the relationship with fans/clients.application/pdfporGovernança corporativaManagementProfessionalizationEfficient managementBrazilian footballGerman footballEnglish footballGovernança corporativa e clubes de futebol : modelos estrangeiros e o caso brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953807.pdf000953807.pdfTexto completoapplication/pdf1311524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116253/1/000953807.pdf6f8c85a4085073e762379d217a343914MD51TEXT000953807.pdf.txt000953807.pdf.txtExtracted Texttext/plain157120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116253/2/000953807.pdf.txt39fe1f00a1d16e1ff1c08fd156c06542MD52THUMBNAIL000953807.pdf.jpg000953807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116253/3/000953807.pdf.jpg723b75f404fb7210645606537e81c4f3MD5310183/1162532021-10-04 04:24:36.991637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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