Mulheres gamers e streamers : um estudo exploratório de como é ser mulher na cultura gamer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Francisca Monteiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265603
Resumo: O presente trabalho, de caráter exploratório, estuda uma pequena parte da cultura gamer que são os streamers, mais especificamente, mulheres streamers. Há um vasto campo de estudos na área da Comunicação Social que demonstra o constante assédio que jogadoras sofrem durante partidas de videogames online e este trabalho pretende uma análise semelhante no âmbito das Ciências Sociais, porém tratando a figura da streamer. Além de ser uma mulher que joga online, sua principal diferença em relação a uma gamer “anônima” o fato de que tanto suas ações, como sua imagem, serem expostas a qualquer pessoa com acesso à sua transmissão e sem poder se esconder atrás de nomes masculinos – uma prática comum em jogos online para as mulheres evitarem assédio. Por conta desta exposição, a streamer cria tanto uma rede de apoio, quanto aumenta a possibilidade de sofrer assédios e violências online. O trabalho concluiu que, apesar destas mulheres receberem mensagens ofensivas e constantes elogios à aparência durante suas lives, elas acabam criando uma rede de seguidores, seus viewers, que podem atuar como inibidores de possíveis ataques públicos contra elas. De toda forma, ainda são vítimas de violência simbólica, como, por exemplo, a todo tempo terem de se afirmar – e o seu direito de ser – como streamer.
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