Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mative, Jacqueline de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76331
Resumo: Este estudo de caso de natureza quali-quantitiva buscou identificar as fontes de informação materiais e intangíveis utilizadas pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe´e Katu, localizada na Comunidade Nhundy da etnia Mbyá-guarani, na Terra Indígena da Estiva no Distrito de Capão da Porteira, zona rural da cidade de Viamão. A pesquisa teve seu foco no contexto da comunidade e da escola. Os dados foram coletados através de questionários e observações dirigidas e assistemáticas. O uso das fontes materiais foi levantado a partir dos materiais disponíveis no acervo, freqüência e satisfação. A identificação do perfil foi baseada em características como idade, sexo, nível de formação e especialização, domínio de línguas. As necessidades de informação foram analisadas com os dados dos hábitos de busca e as finalidades dos mesmos. Os modos como são transmitidos os saberes e a produção de material paradidático serviram de dados para as formas de registro e transmissão dos saberes da cultura Guarani que tem uma tradição de oralidade. Foi levantado também o conhecimento, acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de percentuais, representados em tabelas, gráficos e textos. Os dados qualitativos foram analisados através das respostas dos professores. Também foi realizado o levantamento de sugestões dos professores para serviços de informação que atendam as necessidades informacionais e encaminhada sugestão da autora para realização de projeto de serviço de informação indígena ou biblioteca escolar indígena com telecentro rural.
id UFRGS-2_fb581e2aadde8cf5813c15ddfb3ebc28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76331
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mative, Jacqueline de OliveiraOliveira, Lizete Dias de2013-07-27T01:48:54Z2008http://hdl.handle.net/10183/76331000873859Este estudo de caso de natureza quali-quantitiva buscou identificar as fontes de informação materiais e intangíveis utilizadas pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe´e Katu, localizada na Comunidade Nhundy da etnia Mbyá-guarani, na Terra Indígena da Estiva no Distrito de Capão da Porteira, zona rural da cidade de Viamão. A pesquisa teve seu foco no contexto da comunidade e da escola. Os dados foram coletados através de questionários e observações dirigidas e assistemáticas. O uso das fontes materiais foi levantado a partir dos materiais disponíveis no acervo, freqüência e satisfação. A identificação do perfil foi baseada em características como idade, sexo, nível de formação e especialização, domínio de línguas. As necessidades de informação foram analisadas com os dados dos hábitos de busca e as finalidades dos mesmos. Os modos como são transmitidos os saberes e a produção de material paradidático serviram de dados para as formas de registro e transmissão dos saberes da cultura Guarani que tem uma tradição de oralidade. Foi levantado também o conhecimento, acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de percentuais, representados em tabelas, gráficos e textos. Os dados qualitativos foram analisados através das respostas dos professores. Também foi realizado o levantamento de sugestões dos professores para serviços de informação que atendam as necessidades informacionais e encaminhada sugestão da autora para realização de projeto de serviço de informação indígena ou biblioteca escolar indígena com telecentro rural.This study of case of qualitative and quantitative nature it searched to identify the material and intangible sources of information used by the professors of the State School of Basic Education Aboriginal Karaí Nhe´e Katu, located in the Nhundy Community of the ethnicity mbyá-guarani, Aboriginal Land of the Stowage in the District of Capão da Porteira, agricultural zone of the city of Viamão. The research had its focus in the context of the community and the school.The data had been collected through questionnaires and directed and assystematics comments. The use of the material sources was raised from the available materials in the quantity and the frequency and satisfaction. The identification of the profile was based on characteristics as age, sex, level of formation and specialization, domain of languages. The information necessities had been analyzed with the data of the search habits and the purposes of the same ones. The ways as are transmitted to know them and the production of material for didactic had served of data for the forms of register and transmission of knowing them of the Guarani culture that has an orality tradition. It was also raised the knowledge, access and use of the Technologies of the Information and Communication. The analysis of the quantitative data was carried through through represented percentages and in tables, graphs and texts. The qualitative data had been analyzed through the answers of the professors. Also the survey of suggestions of the professors for information services was carried through that take care of the informational necessities and directed suggestion of the author for accomplishment of project of service of aboriginal information or library agricultural aboriginal school with telecentre.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Comunidade indígenaSources of informationOrality and technologies of information and communicationServices of information in aboriginal communitiesEstudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873859.pdf000873859.pdfTexto completoapplication/pdf882533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/1/000873859.pdffcb22a83ffd8feda0ec29674a7e9e93eMD51TEXT000873859.pdf.txt000873859.pdf.txtExtracted Texttext/plain109003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/2/000873859.pdf.txt2561b1b7e8da764dea49a5496ad85fdcMD52THUMBNAIL000873859.pdf.jpg000873859.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/3/000873859.pdf.jpgbd530da967caca5a6e4cb3fb62e21887MD5310183/763312018-10-15 08:48:57.216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76331Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:48:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
title Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
spellingShingle Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
Mative, Jacqueline de Oliveira
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade indígena
Sources of information
Orality and technologies of information and communication
Services of information in aboriginal communities
title_short Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
title_full Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
title_fullStr Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
title_full_unstemmed Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
title_sort Estudo do uso de fontes de informação pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe'E Katu
author Mative, Jacqueline de Oliveira
author_facet Mative, Jacqueline de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mative, Jacqueline de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade indígena
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Comunidade indígena
Sources of information
Orality and technologies of information and communication
Services of information in aboriginal communities
dc.subject.eng.fl_str_mv Sources of information
Orality and technologies of information and communication
Services of information in aboriginal communities
description Este estudo de caso de natureza quali-quantitiva buscou identificar as fontes de informação materiais e intangíveis utilizadas pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Karaí Nhe´e Katu, localizada na Comunidade Nhundy da etnia Mbyá-guarani, na Terra Indígena da Estiva no Distrito de Capão da Porteira, zona rural da cidade de Viamão. A pesquisa teve seu foco no contexto da comunidade e da escola. Os dados foram coletados através de questionários e observações dirigidas e assistemáticas. O uso das fontes materiais foi levantado a partir dos materiais disponíveis no acervo, freqüência e satisfação. A identificação do perfil foi baseada em características como idade, sexo, nível de formação e especialização, domínio de línguas. As necessidades de informação foram analisadas com os dados dos hábitos de busca e as finalidades dos mesmos. Os modos como são transmitidos os saberes e a produção de material paradidático serviram de dados para as formas de registro e transmissão dos saberes da cultura Guarani que tem uma tradição de oralidade. Foi levantado também o conhecimento, acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de percentuais, representados em tabelas, gráficos e textos. Os dados qualitativos foram analisados através das respostas dos professores. Também foi realizado o levantamento de sugestões dos professores para serviços de informação que atendam as necessidades informacionais e encaminhada sugestão da autora para realização de projeto de serviço de informação indígena ou biblioteca escolar indígena com telecentro rural.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-27T01:48:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76331
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873859
url http://hdl.handle.net/10183/76331
identifier_str_mv 000873859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/1/000873859.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/2/000873859.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76331/3/000873859.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcb22a83ffd8feda0ec29674a7e9e93e
2561b1b7e8da764dea49a5496ad85fdc
bd530da967caca5a6e4cb3fb62e21887
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450077622272