Experiências e conhecimentos produzidos na luta social : "Una historia que tiene que ver con el curso de la Vía Láctea"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helm, Paula Fernanda Alqueres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236220
Resumo: Desde a ascensão do sistema capitalista a sociedade vem sendo condenada a modelos de desenvolvimento e estilos de vida caracterizados pelo aumento da produtividade e maximização do lucro, tornando-se insustentável e exigindo mudanças profundas na sua estrutura. Tais mudanças exigem uma desconstrução dos valores sociais e uma ruptura do modelo econômico vigente para que seja possível a construção de uma nova concepção de desenvolvimento, que resulte em uma sociedade social e ecologicamente justa, igualitária e que seja ela própria sujeita de seu próprio destino. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra propõem uma educação que se contrapõem ao modelo clássico de ensino que reflete e reforça as estruturas e as relações desiguais da sociedade além da cultura que as legitima. Estudar o MST como sujeito educativo político e suas práticas pedagógicas, dentro e fora da escola, é uma forma de compreender como a cultura, como modo de vida, do Movimento pode servir de exemplo na concepção de uma nova sociedade mais humana e justa.
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