Projeto de uma ponte em arco inferior em concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoss, Cristiano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110119
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto de uma ponte rodoviária urbana de concreto armado, em arco inferior, com eixo retilíneo, esconsa, construída com elementos pré-fabricados. As fundações, os encontros e alguns elementos de ligação serão moldados in loco. A obra será executada no município de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no cruzamento entre a avenida Ipiranga e a rua Machado de Assis. A concepção estrutural foi definida tendo em vista o desafio que uma ponte em arco inferior de concreto armado apresenta. Esta ponte é constituída por três arcos inferiores paralelos, que são interligados por três vigas transversais. Estas vigas recebem os tabuleiros e transmitem as ações para os arcos que sustentam a estrutura. Nos extremos das pontes, os tabuleiros se apoiam nas paredes de contenção. Estas recebem, também, os arcos, por meio de uma estrutura conhecida como cálice, e descarregam as solicitações geradas sobre as fundações profundas, necessárias devido as condições de contorno apresentadas pelo solo. Fez-se inicialmente um pré-dimensionamento da estrutura, dividindo a mesma em estruturas menores e mais simplificadas, para definir as seções iniciais e as propriedades dos materiais que foram utilizadas no modelo tridimensional. O modelo foi desenvolvido no SAP2000, com elementos shell e frame. Em seguida aplicaram-se sobre ele os carregamentos permanentes, variáveis e excepcionais. Desta forma se mensurou os esforços solicitantes atuantes sobre a estrutura. Para cada elemento estrutural, realizou-se o dimensionamento da armadura necessária. Iniciando-se pelo arco, depois as lajes protendidas da pista e do passeio, a laje central e as vigas transversais (in loco) e, por fim, a fundação. Após se fez o detalhamento de cada elemento estrutural e sua armadura, como também os cortes, plantas baixas e plantas de montagem da estrutura. Considerou-se o caso de transporte e içamento das peças préfabricadas e os devidos esforços solicitantes que atuam nestas etapas. Neste trabalho não se teve o objetivo de analisar a viabilidade econômica da estrutura ou a comparação entre diversas soluções. Os conceitos e as prescrições normativas existentes foram apenas aplicados e não se teve o objetivo de desenvolver uma nova teoria para o assunto. Em todas as etapas foi de fundamental importância a pesquisa bibliográfica.
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