Conexões entre educação popular, promoção da saúde e lazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148347 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, o perfil da produção cientifica brasileira relativa à relação lazer-saúde-cidadania e compreender por meio de análises de conteúdo quais perspectivas prevalece sobre essa relação. Partiu-se do pressuposto de que, no Brasil, a educação popular em saúde – prática que relaciona saúde e cidadania – é o jeito brasileiro de fazer a promoção da saúde (VASCONCELOS, 2004). Ao mesmo tempo, tanto a educação popular, quanto a promoção da saúde estão ligadas à ideia de desenvolvimento de cidadania; uma das mais importantes referências de sustentação para práticas (e políticas) de lazer (MASCARENHAS, 2004). Desse modo, mostrou-se relevante realizar um exercício de investigação exploratório sobre o perfil da produção científica brasileira relativo a tal conexão. Esta revisão bibliográfica averiguou na base de dados Scielo (além de outras fontes), a produção dos últimos 10 anos, tendo como descritores os termos lazer e saúde. O estudo pretendeu colocar alguns sentidos novos para as questões: O que tem sido produzido nos últimos anos sobre a relação entre lazer, saúde e cidadania? Qual (ou quais) a perspectiva que prevalece sobre esta relação? Como a possibilidade de conexão entre lazer, promoção da saúde e educação popular vem sendo tratada nestas produções? Como a noção de empowerment está presente neste contexto? Assim, na busca foi encontrado 188 artigos, categorizados e 5 artigos cidadania, foram analisados possuir alguma relação entre lazer-saúde-cidadania.Com este estudo, constatou-se que a temática é pouco trabalhada nas produções brasileiras e apresentam desencontros em uma relação a ser fortalecida posteriormente. Contudo, notaram-se práticas já vinculadas as novas perspectivas de promoção da saúde. |
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Colvara, Marcela do NascimentoBilibio, Luiz Fernando Silva2016-09-22T02:14:31Z2016http://hdl.handle.net/10183/148347001000494Este trabalho tem por objetivo investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, o perfil da produção cientifica brasileira relativa à relação lazer-saúde-cidadania e compreender por meio de análises de conteúdo quais perspectivas prevalece sobre essa relação. Partiu-se do pressuposto de que, no Brasil, a educação popular em saúde – prática que relaciona saúde e cidadania – é o jeito brasileiro de fazer a promoção da saúde (VASCONCELOS, 2004). Ao mesmo tempo, tanto a educação popular, quanto a promoção da saúde estão ligadas à ideia de desenvolvimento de cidadania; uma das mais importantes referências de sustentação para práticas (e políticas) de lazer (MASCARENHAS, 2004). Desse modo, mostrou-se relevante realizar um exercício de investigação exploratório sobre o perfil da produção científica brasileira relativo a tal conexão. Esta revisão bibliográfica averiguou na base de dados Scielo (além de outras fontes), a produção dos últimos 10 anos, tendo como descritores os termos lazer e saúde. O estudo pretendeu colocar alguns sentidos novos para as questões: O que tem sido produzido nos últimos anos sobre a relação entre lazer, saúde e cidadania? Qual (ou quais) a perspectiva que prevalece sobre esta relação? Como a possibilidade de conexão entre lazer, promoção da saúde e educação popular vem sendo tratada nestas produções? Como a noção de empowerment está presente neste contexto? Assim, na busca foi encontrado 188 artigos, categorizados e 5 artigos cidadania, foram analisados possuir alguma relação entre lazer-saúde-cidadania.Com este estudo, constatou-se que a temática é pouco trabalhada nas produções brasileiras e apresentam desencontros em uma relação a ser fortalecida posteriormente. Contudo, notaram-se práticas já vinculadas as novas perspectivas de promoção da saúde.This study aims to inquire Brazilian cientific output regarding the link between leisure, health and citezinship, through bibliographic review as well as to understand wich perspectives prevail over such link, through content analysis. It was assumed that popular education on health – practice relating health and citizenship – is the Brazilian way of promoting health (VASCONCELOS, 2004). At the same time, both popular education and health promotion are linked to the idea of citizenship development, one of the most important supporting references to practices (and leisure policies) (MASCARENHAS, 2004). In this manner, doing a exploratory research exercise about Brazilian scientific output regarding such link proved to be relevant. This bibliographic review ascertained last ten year's output on Scielo database regarding descriptors leisure and health. The study aimed at setting new spins to the following questions: What has been produced in recent years about the link between leisure, health and citizenship? Which prospects do prevail over such link? How does the possibility of connection between leisure, health promotion and popular education has been tackled in these outputs? How does the empowerment concept has been present in this context? Thus, 188 essays were found and categorized. 5 out of them were analysed as they had stated some link between leisure, health and citizenship. With this research, it was found that such topic is poorly tackled on Brazilian outputs and features disagreements on a link yet to be strenghtened. However, practices already bound to the new perspectives on health promotion were noticed.application/pdfporPromoção da saúdeLazerCidadaniaPopular educationCitizenshipLazeraniaEmpowermentLeisureHealth promotionConexões entre educação popular, promoção da saúde e lazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000494.pdf001000494.pdfTexto completoapplication/pdf479475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148347/1/001000494.pdfd90940ac1d085708cf6abe4caace8eb3MD51TEXT001000494.pdf.txt001000494.pdf.txtExtracted Texttext/plain71579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148347/2/001000494.pdf.txt6c34d4b9af5e15ae015923433331c628MD52THUMBNAIL001000494.pdf.jpg001000494.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148347/3/001000494.pdf.jpg9d053812bb32bf3b78f63dd70b7af734MD5310183/1483472018-10-29 08:55:17.716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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