Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keppler, Carlos Dinarte de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212530
Resumo: Este trabalho busca discutir o tema da gestão democrática nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é saber se há protagonismo das comunidades escolares no âmbito da gestão democrática, no tocante à participação da comunidade na gestão da escola. O caminho percorrido por esta pesquisa partiu de um estudo exploratório qualitativo, por meio de uma sondagem de opinião de gestores de escolas públicas da educação básica, do Estado do Rio Grande do Sul (escolas municipais e estaduais). A pesquisa teve como base o ordenamento normativo da educação: a Constituição Federal de 1988, a Lei Federal 9.394 de 1996, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como a Lei Estadual de nº 10.576 de 14 de novembro de 1995 (atualizada até a Lei n. º 14.448, de 15 de janeiro de 2014) a qual trata da Gestão Democrática na Educação Pública do Estado. O trabalho discute temas como democracia, gestão e administração, política, gestão democrática e desigualdade social. Constatou-se que, embora haja o arcabouço jurídico legal da educação, este precisa ser constantemente (re) afirmado, num processo constante que possibilite o alcance da eficácia das leis na realidade da educação. Verificou-se que a gestão democrática está presente nas escolas, embora essa deva, de igual forma, ser defendida com a participação da sociedade. Conclui-se que há, na maior parte das escolas pesquisadas, presente o fenômeno de participação. Pelo examinado, não há garantia de direitos, mesmo que previstos na Lei. Foi constatada a participação da comunidade escolar no âmbito do planejamento administrativo, financeiro e pedagógico das escolas públicas do Estado, contudo, não se verificou essa participação em todas as escolas pesquisadas. Quanto à visão de futuro dos gestores pesquisados, foi verificado, no arrolamento empírico, bastante pessimismo de opiniões, estando esse futuro condicionado, na majoritária apreciação dos gestores, à valorização dos quadros do magistério estadual e municipal.
id UFRGS-2_fbe4f646bf3169b72deb7a6851db98dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212530
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Keppler, Carlos Dinarte de OliveiraBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte2020-07-31T03:37:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/212530001113769Este trabalho busca discutir o tema da gestão democrática nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é saber se há protagonismo das comunidades escolares no âmbito da gestão democrática, no tocante à participação da comunidade na gestão da escola. O caminho percorrido por esta pesquisa partiu de um estudo exploratório qualitativo, por meio de uma sondagem de opinião de gestores de escolas públicas da educação básica, do Estado do Rio Grande do Sul (escolas municipais e estaduais). A pesquisa teve como base o ordenamento normativo da educação: a Constituição Federal de 1988, a Lei Federal 9.394 de 1996, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como a Lei Estadual de nº 10.576 de 14 de novembro de 1995 (atualizada até a Lei n. º 14.448, de 15 de janeiro de 2014) a qual trata da Gestão Democrática na Educação Pública do Estado. O trabalho discute temas como democracia, gestão e administração, política, gestão democrática e desigualdade social. Constatou-se que, embora haja o arcabouço jurídico legal da educação, este precisa ser constantemente (re) afirmado, num processo constante que possibilite o alcance da eficácia das leis na realidade da educação. Verificou-se que a gestão democrática está presente nas escolas, embora essa deva, de igual forma, ser defendida com a participação da sociedade. Conclui-se que há, na maior parte das escolas pesquisadas, presente o fenômeno de participação. Pelo examinado, não há garantia de direitos, mesmo que previstos na Lei. Foi constatada a participação da comunidade escolar no âmbito do planejamento administrativo, financeiro e pedagógico das escolas públicas do Estado, contudo, não se verificou essa participação em todas as escolas pesquisadas. Quanto à visão de futuro dos gestores pesquisados, foi verificado, no arrolamento empírico, bastante pessimismo de opiniões, estando esse futuro condicionado, na majoritária apreciação dos gestores, à valorização dos quadros do magistério estadual e municipal.This paper discusses the issue of democratic management in the state public schools of Rio Grande do Sul. The objective of this research is to know if there is a role of school communities in the field of democratic management, with regard to the participation of the community in school management. The path followed by this research came from a qualitative exploratory study, through an opinion poll of managers of public schools in the state of Rio Grande do Sul (municipal and state schools). The investigation was based on the normative set of education: the Federal Constitution of 1988, the Federal Law 9.394, of 1996, which establishes the Guidelines and Bases of National Education, the Federal Law 8.069, of July 13, 1990, which establishes the Statute of Childhood and Adolescence, as well as State Law No. 10,576 of November 14, 1995 (updated to Law No. 14,448 of January 15, 2014), which deals with democratic management in state public education. The paper looks at topics such as democracy, management and administration, politics, democratic management and social inequality. It was found that, although there is a legal framework for education, it must be constantly (re) affirmed, in a constant process that allows the effectiveness of laws in the reality of education to be achieved. Democratic management is found to be present in schools, although it should also be defended with the participation of society. In conclusion, in most schools surveyed, there is the phenomenon of participation. In what was examined, there is no guarantee of rights, even if it is foreseen in the Law. The participation of the school community was found in the administrative, financial and pedagogical planning of the state public schools, however, this participation is not verified in all schools. searched. Regarding the future vision of managers surveyed, it was found, in the empirical list, very pessimistic opinions, and this future conditioned, in the majority appreciation of managers, the appreciation of state and municipal faculty.application/pdfporAdministração públicaEscola públicaGestão democráticaPublic administrationPublic schoolDemocratic managementParticipationDemocracyGestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113769.pdf.txt001113769.pdf.txtExtracted Texttext/plain92883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212530/2/001113769.pdf.txt4af9d77da34214ba9191d1890547d501MD52ORIGINAL001113769.pdfTexto completoapplication/pdf1498612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212530/1/001113769.pdfc7795eaa691d9cc9b5fd3b09bb9cb782MD5110183/2125302020-08-01 03:59:39.477843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212530Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-01T06:59:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
title Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
Keppler, Carlos Dinarte de Oliveira
Administração pública
Escola pública
Gestão democrática
Public administration
Public school
Democratic management
Participation
Democracy
title_short Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
title_full Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
title_sort Gestão democrática na escola pública : o protagonismo da comunidade escolar na educação básica no Estado do Rio Grande do Sul
author Keppler, Carlos Dinarte de Oliveira
author_facet Keppler, Carlos Dinarte de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keppler, Carlos Dinarte de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte
contributor_str_mv Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Escola pública
Gestão democrática
topic Administração pública
Escola pública
Gestão democrática
Public administration
Public school
Democratic management
Participation
Democracy
dc.subject.eng.fl_str_mv Public administration
Public school
Democratic management
Participation
Democracy
description Este trabalho busca discutir o tema da gestão democrática nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é saber se há protagonismo das comunidades escolares no âmbito da gestão democrática, no tocante à participação da comunidade na gestão da escola. O caminho percorrido por esta pesquisa partiu de um estudo exploratório qualitativo, por meio de uma sondagem de opinião de gestores de escolas públicas da educação básica, do Estado do Rio Grande do Sul (escolas municipais e estaduais). A pesquisa teve como base o ordenamento normativo da educação: a Constituição Federal de 1988, a Lei Federal 9.394 de 1996, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como a Lei Estadual de nº 10.576 de 14 de novembro de 1995 (atualizada até a Lei n. º 14.448, de 15 de janeiro de 2014) a qual trata da Gestão Democrática na Educação Pública do Estado. O trabalho discute temas como democracia, gestão e administração, política, gestão democrática e desigualdade social. Constatou-se que, embora haja o arcabouço jurídico legal da educação, este precisa ser constantemente (re) afirmado, num processo constante que possibilite o alcance da eficácia das leis na realidade da educação. Verificou-se que a gestão democrática está presente nas escolas, embora essa deva, de igual forma, ser defendida com a participação da sociedade. Conclui-se que há, na maior parte das escolas pesquisadas, presente o fenômeno de participação. Pelo examinado, não há garantia de direitos, mesmo que previstos na Lei. Foi constatada a participação da comunidade escolar no âmbito do planejamento administrativo, financeiro e pedagógico das escolas públicas do Estado, contudo, não se verificou essa participação em todas as escolas pesquisadas. Quanto à visão de futuro dos gestores pesquisados, foi verificado, no arrolamento empírico, bastante pessimismo de opiniões, estando esse futuro condicionado, na majoritária apreciação dos gestores, à valorização dos quadros do magistério estadual e municipal.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-31T03:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212530
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113769
url http://hdl.handle.net/10183/212530
identifier_str_mv 001113769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212530/2/001113769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212530/1/001113769.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4af9d77da34214ba9191d1890547d501
c7795eaa691d9cc9b5fd3b09bb9cb782
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597205417984