Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rados, Andreas Rucks Varvaki
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Scholten, Matheus Covalesky
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35585
Resumo: Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS).
id UFRGS-2_fc433b8e4cd82eeeae0e9653390f62fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rados, Andreas Rucks VarvakiScholten, Matheus CovaleskyHilgert, Juliana Balbinot2011-12-16T01:20:01Z2011http://hdl.handle.net/10183/35585000815573Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS).application/pdfporOdontologia geriátricaAtenção primária à saúdeAvaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2011Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815573.pdf.txt000815573.pdf.txtExtracted Texttext/plain57359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/2/000815573.pdf.txt65cc841d027123a57d00a9d8c5c25eb3MD52ORIGINAL000815573.pdf000815573.pdfTexto completoapplication/pdf334972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/1/000815573.pdf08c896843ada724311c51706b90f4635MD51THUMBNAIL000815573.pdf.jpg000815573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/3/000815573.pdf.jpg7111c1f8ae25169667e4c79af29a53e9MD5310183/355852018-10-09 08:44:21.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
title Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
spellingShingle Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
Rados, Andreas Rucks Varvaki
Odontologia geriátrica
Atenção primária à saúde
title_short Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
title_full Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
title_fullStr Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
title_sort Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
author Rados, Andreas Rucks Varvaki
author_facet Rados, Andreas Rucks Varvaki
Scholten, Matheus Covalesky
author_role author
author2 Scholten, Matheus Covalesky
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rados, Andreas Rucks Varvaki
Scholten, Matheus Covalesky
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hilgert, Juliana Balbinot
contributor_str_mv Hilgert, Juliana Balbinot
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia geriátrica
Atenção primária à saúde
topic Odontologia geriátrica
Atenção primária à saúde
description Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS).
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-16T01:20:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815573
url http://hdl.handle.net/10183/35585
identifier_str_mv 000815573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/2/000815573.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/1/000815573.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/3/000815573.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65cc841d027123a57d00a9d8c5c25eb3
08c896843ada724311c51706b90f4635
7111c1f8ae25169667e4c79af29a53e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419049209856