Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35585 |
Resumo: | Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UFRGS-2_fc433b8e4cd82eeeae0e9653390f62fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35585 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rados, Andreas Rucks VarvakiScholten, Matheus CovaleskyHilgert, Juliana Balbinot2011-12-16T01:20:01Z2011http://hdl.handle.net/10183/35585000815573Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS).application/pdfporOdontologia geriátricaAtenção primária à saúdeAvaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2011Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815573.pdf.txt000815573.pdf.txtExtracted Texttext/plain57359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/2/000815573.pdf.txt65cc841d027123a57d00a9d8c5c25eb3MD52ORIGINAL000815573.pdf000815573.pdfTexto completoapplication/pdf334972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/1/000815573.pdf08c896843ada724311c51706b90f4635MD51THUMBNAIL000815573.pdf.jpg000815573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/3/000815573.pdf.jpg7111c1f8ae25169667e4c79af29a53e9MD5310183/355852018-10-09 08:44:21.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:44:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
title |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS Rados, Andreas Rucks Varvaki Odontologia geriátrica Atenção primária à saúde |
title_short |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
title_full |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
title_sort |
Avaliação da satisfação com serviços de saúde de idosos que utilizam duas estratégias de atenção primária no Distrito Sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS |
author |
Rados, Andreas Rucks Varvaki |
author_facet |
Rados, Andreas Rucks Varvaki Scholten, Matheus Covalesky |
author_role |
author |
author2 |
Scholten, Matheus Covalesky |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rados, Andreas Rucks Varvaki Scholten, Matheus Covalesky |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hilgert, Juliana Balbinot |
contributor_str_mv |
Hilgert, Juliana Balbinot |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia geriátrica Atenção primária à saúde |
topic |
Odontologia geriátrica Atenção primária à saúde |
description |
Com a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), houve a reorientação do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidados baseados na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, há poucas avaliações sistemáticas sobre satisfação com os serviços de saúde, especialmente de idosos, em relação à atenção primária por eles utilizada: atenção básica tradicional em Unidades Básicas de Saúde ou Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação com os serviços de saúde em idosos que utilizam UBS ou ESF no distrito sanitário Partenon/Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste estudo transversal, 381 idosos foram selecionados por meio de uma amostra aleatória por conglomerados. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva das variáveis. A associação entre satisfação com o serviço de saúde e os fatores associados foi verificada pelo teste qui-quadrado. O valor para rejeição da hipótese nula foi de 5%. A análise estatística foi realizada no software SPSS. Dos 381 entrevistados, 264 (69,3%) eram mulheres, a média de idade foi de 69,3 (±6,9) anos e a média de anos de estudo foi de 4,9 (±6,9). Desses, 294 (77,2%) relataram utilizar a UBS, enquanto 87 (22,8%) acessavam a ESF. Não houve diferença estatisticamente significativa entre variáveis demográficas, sociais e comportamentais e houve diferença estatisticamente significativa em relação à melhor satisfação com o serviço (p=0,03) e conhecimento dos profissionais do seu serviço de saúde a respeito dos problemas que mais importam ao paciente (p=0,01) em usuários da ESF. Os resultados demonstram que a abordagem mais humanizada, preconizada pela ESF, está associada a uma maior satisfação do usuário em relação ao serviço, reforçando os princípios e pactos vigentes do Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-16T01:20:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35585 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815573 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35585 |
identifier_str_mv |
000815573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/2/000815573.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/1/000815573.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35585/3/000815573.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65cc841d027123a57d00a9d8c5c25eb3 08c896843ada724311c51706b90f4635 7111c1f8ae25169667e4c79af29a53e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419049209856 |