Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Wilson Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo, Lisiane Bizarro, Peixoto, Marjana da Silva, Oliveira, Alcyr Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151164
Resumo: A escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.
id UFRGS-2_fc6c56a0d36e6e327b2877d58f313858
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Wilson VieiraAraujo, Lisiane BizarroPeixoto, Marjana da SilvaOliveira, Alcyr Alves de2017-01-21T02:30:08Z20121806-5821http://hdl.handle.net/10183/151164001009912A escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.The dichotic listening task was one of the first and most important methods of investigation for selective attention. Studies involving non-clinical anxiety using this paradigm may yield results different from those seen in clinically anxious populations. This study aimed to compare the attentional bias toward emotional words in individuals with different levels of trait and state anxiety using dichotic listening task. Participants were undergraduate students (n=84, media=22 years old, standard deviation=2.3) who responded to the State and Trait Anxiety Inventory (STAI). In the task were used 20 pairs of words with high arouse and negative valence, paired ones with neutral, from the Affective Norms for English Words (ANEW). Results indicated that state and trait anxiety are not important to detection of the attentional bias toward negative stimuli with high levels of activation.application/pdfporCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (2012), p. 51-62Atenção seletivaViés de atençãoAnsiedadeEstudantes universitáriosSelective attentionAttentional biasAnxietyDichotic listening taskAvaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitáriosAssessment of attentional bias in the auditory channel and anxiety in undergraduate students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009912.pdf001009912.pdfTexto completoapplication/pdf228218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/1/001009912.pdfc71e10c9758e4e07431ed6f93f934ce7MD51TEXT001009912.pdf.txt001009912.pdf.txtExtracted Texttext/plain44543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/2/001009912.pdf.txt6b678392a412d459274b8758726ffa56MD52THUMBNAIL001009912.pdf.jpg001009912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/3/001009912.pdf.jpg74f869d252fd4a4a9fed6a603e5854ceMD5310183/1511642019-01-17 04:22:56.971925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of attentional bias in the auditory channel and anxiety in undergraduate students
title Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
spellingShingle Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
Melo, Wilson Vieira
Atenção seletiva
Viés de atenção
Ansiedade
Estudantes universitários
Selective attention
Attentional bias
Anxiety
Dichotic listening task
title_short Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
title_full Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
title_fullStr Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
title_full_unstemmed Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
title_sort Avaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitários
author Melo, Wilson Vieira
author_facet Melo, Wilson Vieira
Araujo, Lisiane Bizarro
Peixoto, Marjana da Silva
Oliveira, Alcyr Alves de
author_role author
author2 Araujo, Lisiane Bizarro
Peixoto, Marjana da Silva
Oliveira, Alcyr Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Wilson Vieira
Araujo, Lisiane Bizarro
Peixoto, Marjana da Silva
Oliveira, Alcyr Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção seletiva
Viés de atenção
Ansiedade
Estudantes universitários
topic Atenção seletiva
Viés de atenção
Ansiedade
Estudantes universitários
Selective attention
Attentional bias
Anxiety
Dichotic listening task
dc.subject.eng.fl_str_mv Selective attention
Attentional bias
Anxiety
Dichotic listening task
description A escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-21T02:30:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151164
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009912
identifier_str_mv 1806-5821
001009912
url http://hdl.handle.net/10183/151164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (2012), p. 51-62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/1/001009912.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/2/001009912.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151164/3/001009912.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c71e10c9758e4e07431ed6f93f934ce7
6b678392a412d459274b8758726ffa56
74f869d252fd4a4a9fed6a603e5854ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224913169678336