Mulheres professoras : performando a autoridade no matriarcado da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Renata Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241120
Resumo: O caminho que eu sigo nessa pesquisa é refletir e perceber como a história das mulheres na educação do Brasil e a minha história com a educação se atravessam, como a presença e performatividade desses corpos significam o educar, a nossa relação com o ensinar e aprender, e como esses corpos foram significados quando adentraram o espaço escolar, assumindo papeis que exerciam uma relação de poder. Percebendo essa estrutura das relações de poder estabelecidas dentro e fora das escolas brasileiras, e como ela estimula os indivíduos de uma sociedade a se relacionarem a partir da autoridade e não da autonomia, é utilizada a Disciplina Positiva e a metodologia desenvolvida por Jane Nelsen, para entender outras formas possíveis de se relacionar e de conduzir essas relações escolares, sejam elas tanto na aula de teatro, quanto em outras áreas de conhecimento, assim como em todas as relações e conexões que estabelecemos na sociedade, a partir do estímulo da autonomia, empatia, autorresponsabilidade e criatividade na resolução de problemas.
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