Patrimônio como cenário : Dubrovnik ou porto real?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235286 |
Resumo: | O presente trabalho estuda os efeitos do uso do patrimônio cultural de cidades históricas como cenários de produtos de mídia. Apresenta-se o caso da Cidade Velha de Dubrovnik (Croácia), inscrita na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 por representar uma obra-prima da humanidade. Este reconhecimento trouxe prestígio e divulgação em âmbito internacional, ampliando o interesse turístico. Recentemente, a Cidade Velha vem sendo afetada pelo impacto do turismo de massa, gerado por ter sido escolhida como locação da série Game of Thrones (2011-2019). Com a realização do seriado, o número de visitantes cresceu e continua crescendo, colocando em risco os valores patrimoniais do local. Constata-se que, embora os componentes materiais da Cidade Velha apresentem condições aceitáveis, as atividades decorrentes da visitação em massa constituem fatores de degradação que alteram a paisagem urbana. Conclui-se que além de uma eficiente gestão para disciplinar a visitação e da implementação de programas de conservação, também são necessárias ações de interpretação e educação patrimonial que conciliem a relação entre moradores e turistas e recuperem o equilíbrio entre a autenticidade do lugar e as expectativas dos visitantes. |
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Durán Rocca, Luisa GertrudisOliveira, Alexandra Assunção Silva de2022-02-18T04:34:00Z20212250-4206http://hdl.handle.net/10183/235286001137556O presente trabalho estuda os efeitos do uso do patrimônio cultural de cidades históricas como cenários de produtos de mídia. Apresenta-se o caso da Cidade Velha de Dubrovnik (Croácia), inscrita na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 por representar uma obra-prima da humanidade. Este reconhecimento trouxe prestígio e divulgação em âmbito internacional, ampliando o interesse turístico. Recentemente, a Cidade Velha vem sendo afetada pelo impacto do turismo de massa, gerado por ter sido escolhida como locação da série Game of Thrones (2011-2019). Com a realização do seriado, o número de visitantes cresceu e continua crescendo, colocando em risco os valores patrimoniais do local. Constata-se que, embora os componentes materiais da Cidade Velha apresentem condições aceitáveis, as atividades decorrentes da visitação em massa constituem fatores de degradação que alteram a paisagem urbana. Conclui-se que além de uma eficiente gestão para disciplinar a visitação e da implementação de programas de conservação, também são necessárias ações de interpretação e educação patrimonial que conciliem a relação entre moradores e turistas e recuperem o equilíbrio entre a autenticidade do lugar e as expectativas dos visitantes.The present work studies the effects of the usage of cultural heritage of historical cities as scenery of media products. We present a case study of the Old City of Dubrovnik, which is located in the south of Croatia. The City was inscribed on the UNESCO World Heritage List in 1979 for representing a masterpiece of humanity. This recognition has brought prestige and exposure at international level increasing the tourist interest. However, recently, the Old City has been affected by the impact of mass tourism generated by being the location of the TV show Game of Thrones (2011-2019). With the exhibition of the show, the number of visitors has grown and continues to grow, jeopardizing the heritage values. We find that while physical components of the Old City are in acceptable condition, the activities resulting from mass visitation are factors of degradation and have been altering the urban landscape. We conclude that, in addition to efficient management to discipline visitation and the implementation of programs to preserve the heritage, interpretation and heritage education actions are needed, which reconcile the relationship between residents and tourists, and recover the balance between the authenticity of the place and the expectations of visitors.application/pdfporArquisur revista. Argentina. vol. 11, n. 20 (2021), p. 46-57Cidades historicasPatrimônio culturalCinemaTurismoPaisagemUrban areaLandscapeWorld HeritageFilmTourismPatrimônio como cenário : Dubrovnik ou porto real?Heritage as a scenery : Dubrovnik or king’s landing?Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137556.pdf.txt001137556.pdf.txtExtracted Texttext/plain41221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235286/2/001137556.pdf.txt061265722829bff5dc74dc88ec106affMD52ORIGINAL001137556.pdfTexto completoapplication/pdf3606390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235286/1/001137556.pdfe327de57ecfeb33f85b427c34a44f148MD5110183/2352862022-03-26 05:12:19.176024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:12:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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