Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maicon Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172049
Resumo: O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais.
id UFRGS-2_fcf7e3984450ffaec5efe6b6847c0892
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172049
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Maicon PereiraFonseca, Denise Grosso da2018-01-19T02:22:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/172049001057196O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais.The state of social vulnerability is built from inequality existing in society, therefore the present work had as its goal to comprehend the way in which the school and the Physical Education teacher perform their plans according to the context they are inserted, in order to contribute with the individual and social development for the young to reduce the state of vulnerability to the existing risks. The research has a qualitative approach, through a case study, made from the analysis of documents, classroom observations and semi structured interviews with the physical education teacher and schoolmasters who have students in vulnerability situation in the city of Porto Alegre. The leisure revealed itself as an essential educational and pedagogical resource in some of the projects adopted by the school. Thus, even though the Physical Education teacher had not planned and developed activities that stimulate the students to reflect upon their living conditions, the school had done it through contribution with educational projects.application/pdfporPlanejamento educacionalVulnerabilidade socialJovensLazerSchool PlanningSchool and Social VulnerabilityYouth and Social VulnerabilityLeisure and EducationJovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057196.pdf001057196.pdfTexto completoapplication/pdf828163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/1/001057196.pdfea3378705c20830843d09af25e9240b5MD51TEXT001057196.pdf.txt001057196.pdf.txtExtracted Texttext/plain128761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/2/001057196.pdf.txt3d02509520896d8945cf8c6d6d27024bMD52THUMBNAIL001057196.pdf.jpg001057196.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/3/001057196.pdf.jpgecda897d378dcb95303510cb27013cb7MD5310183/1720492018-10-23 09:08:55.335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172049Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
title Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
spellingShingle Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
Moraes, Maicon Pereira
Planejamento educacional
Vulnerabilidade social
Jovens
Lazer
School Planning
School and Social Vulnerability
Youth and Social Vulnerability
Leisure and Education
title_short Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
title_full Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
title_fullStr Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
title_full_unstemmed Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
title_sort Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
author Moraes, Maicon Pereira
author_facet Moraes, Maicon Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maicon Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Vulnerabilidade social
Jovens
Lazer
topic Planejamento educacional
Vulnerabilidade social
Jovens
Lazer
School Planning
School and Social Vulnerability
Youth and Social Vulnerability
Leisure and Education
dc.subject.eng.fl_str_mv School Planning
School and Social Vulnerability
Youth and Social Vulnerability
Leisure and Education
description O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172049
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057196
url http://hdl.handle.net/10183/172049
identifier_str_mv 001057196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/1/001057196.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/2/001057196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/3/001057196.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea3378705c20830843d09af25e9240b5
3d02509520896d8945cf8c6d6d27024b
ecda897d378dcb95303510cb27013cb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542464507904