Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172049 |
Resumo: | O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais. |
id |
UFRGS-2_fcf7e3984450ffaec5efe6b6847c0892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172049 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Maicon PereiraFonseca, Denise Grosso da2018-01-19T02:22:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/172049001057196O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais.The state of social vulnerability is built from inequality existing in society, therefore the present work had as its goal to comprehend the way in which the school and the Physical Education teacher perform their plans according to the context they are inserted, in order to contribute with the individual and social development for the young to reduce the state of vulnerability to the existing risks. The research has a qualitative approach, through a case study, made from the analysis of documents, classroom observations and semi structured interviews with the physical education teacher and schoolmasters who have students in vulnerability situation in the city of Porto Alegre. The leisure revealed itself as an essential educational and pedagogical resource in some of the projects adopted by the school. Thus, even though the Physical Education teacher had not planned and developed activities that stimulate the students to reflect upon their living conditions, the school had done it through contribution with educational projects.application/pdfporPlanejamento educacionalVulnerabilidade socialJovensLazerSchool PlanningSchool and Social VulnerabilityYouth and Social VulnerabilityLeisure and EducationJovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057196.pdf001057196.pdfTexto completoapplication/pdf828163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/1/001057196.pdfea3378705c20830843d09af25e9240b5MD51TEXT001057196.pdf.txt001057196.pdf.txtExtracted Texttext/plain128761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/2/001057196.pdf.txt3d02509520896d8945cf8c6d6d27024bMD52THUMBNAIL001057196.pdf.jpg001057196.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/3/001057196.pdf.jpgecda897d378dcb95303510cb27013cb7MD5310183/1720492018-10-23 09:08:55.335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172049Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
title |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
spellingShingle |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física Moraes, Maicon Pereira Planejamento educacional Vulnerabilidade social Jovens Lazer School Planning School and Social Vulnerability Youth and Social Vulnerability Leisure and Education |
title_short |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
title_full |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
title_fullStr |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
title_full_unstemmed |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
title_sort |
Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física |
author |
Moraes, Maicon Pereira |
author_facet |
Moraes, Maicon Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Maicon Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Vulnerabilidade social Jovens Lazer |
topic |
Planejamento educacional Vulnerabilidade social Jovens Lazer School Planning School and Social Vulnerability Youth and Social Vulnerability Leisure and Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Planning School and Social Vulnerability Youth and Social Vulnerability Leisure and Education |
description |
O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-19T02:22:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172049 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172049 |
identifier_str_mv |
001057196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/1/001057196.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/2/001057196.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172049/3/001057196.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea3378705c20830843d09af25e9240b5 3d02509520896d8945cf8c6d6d27024b ecda897d378dcb95303510cb27013cb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224542464507904 |