EJA : um campo em estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108395 |
Resumo: | O presente trabalho busca argumentar em favor da efetivação da oferta da EJA no espaço do campo, a fim de identificar elementos que dificultam essa oferta, uma vez que ela não acontece na região mencionada neste trabalho, e de apresentar um modelo de projeto educativo que possa colaborar para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino nesse local. Faz um estudo acerca da história da EJA e de suas possibilidades de oferta, principalmente naquilo que trata da Educação no e do Campo, salientando os aspectos sociais, históricos, políticos e culturais envolvidos na sua oferta no espaço mencionado, e demonstrando, através de uma metodologia de pesquisa que considera um setor público educativo e parte da população pertencente ao campo, a necessidade da organização de uma política educativa que proponha o acesso dessas pessoas à Educação de Jovens e Adultos, a fim de tornar efetivo esse dever do Estado e direito de todos. |
id |
UFRGS-2_fd0ba52bc3dd0623ca6cac04be964c8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108395 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Olivo, Débora da SilvaFonseca, Laura Souza2014-12-17T02:14:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/108395000948537O presente trabalho busca argumentar em favor da efetivação da oferta da EJA no espaço do campo, a fim de identificar elementos que dificultam essa oferta, uma vez que ela não acontece na região mencionada neste trabalho, e de apresentar um modelo de projeto educativo que possa colaborar para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino nesse local. Faz um estudo acerca da história da EJA e de suas possibilidades de oferta, principalmente naquilo que trata da Educação no e do Campo, salientando os aspectos sociais, históricos, políticos e culturais envolvidos na sua oferta no espaço mencionado, e demonstrando, através de uma metodologia de pesquisa que considera um setor público educativo e parte da população pertencente ao campo, a necessidade da organização de uma política educativa que proponha o acesso dessas pessoas à Educação de Jovens e Adultos, a fim de tornar efetivo esse dever do Estado e direito de todos.This study aims to argue in favor of effective supply of EJA within the countryside in order to identify factors that hinder this offering, since it does not happen in the region that is mentioned in this paper, and to present a designed educational model that can contribute to the development of this type of education there. It makes a study of the history of Education for Youths and Adults and of its possibilities of offering, especially in what concerns the education in and of the countryside, highlighting the social, historical, political and cultural aspects involved in its offering within the mentioned space, and demonstrating, through a researched methodology that considers an educational public sector and the population belonging to the countryside, the need of the organization of an educational policy to propose their access to Education for Youths and Adults in order to enforce that state's duty and right to all.application/pdfporEducação de jovens e adultosEducação do campoEJACountrysideOfferingEJA : um campo em estudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948537.pdf000948537.pdfTexto completoapplication/pdf4455747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/1/000948537.pdf2380e58351252a2fb7235d50ca6a6204MD51TEXT000948537.pdf.txt000948537.pdf.txtExtracted Texttext/plain67448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/2/000948537.pdf.txtcd458ea7f55f07b8abcb3ac454bdb955MD52THUMBNAIL000948537.pdf.jpg000948537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/3/000948537.pdf.jpg33d09141259117f18896cb2cc21e8139MD5310183/1083952018-10-22 09:22:14.311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108395Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:22:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EJA : um campo em estudo |
title |
EJA : um campo em estudo |
spellingShingle |
EJA : um campo em estudo Olivo, Débora da Silva Educação de jovens e adultos Educação do campo EJA Countryside Offering |
title_short |
EJA : um campo em estudo |
title_full |
EJA : um campo em estudo |
title_fullStr |
EJA : um campo em estudo |
title_full_unstemmed |
EJA : um campo em estudo |
title_sort |
EJA : um campo em estudo |
author |
Olivo, Débora da Silva |
author_facet |
Olivo, Débora da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivo, Débora da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação do campo |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação do campo EJA Countryside Offering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
EJA Countryside Offering |
description |
O presente trabalho busca argumentar em favor da efetivação da oferta da EJA no espaço do campo, a fim de identificar elementos que dificultam essa oferta, uma vez que ela não acontece na região mencionada neste trabalho, e de apresentar um modelo de projeto educativo que possa colaborar para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino nesse local. Faz um estudo acerca da história da EJA e de suas possibilidades de oferta, principalmente naquilo que trata da Educação no e do Campo, salientando os aspectos sociais, históricos, políticos e culturais envolvidos na sua oferta no espaço mencionado, e demonstrando, através de uma metodologia de pesquisa que considera um setor público educativo e parte da população pertencente ao campo, a necessidade da organização de uma política educativa que proponha o acesso dessas pessoas à Educação de Jovens e Adultos, a fim de tornar efetivo esse dever do Estado e direito de todos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108395 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108395 |
identifier_str_mv |
000948537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/1/000948537.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/2/000948537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108395/3/000948537.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2380e58351252a2fb7235d50ca6a6204 cd458ea7f55f07b8abcb3ac454bdb955 33d09141259117f18896cb2cc21e8139 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475936555008 |