Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206687 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente. |
id |
UFRGS-2_fd34297f847e0a64175ab1fd047440ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206687 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Priscila de SouzaCuervo, Luciane da Costa2020-03-12T04:13:38Z2019http://hdl.handle.net/10183/206687001112406O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente.This work was carried out to study and understand the musical preferences of students in their final years of school, focusing on public schools in the city of Porto Alegre. The work was organised and developed in three stages: a theoretical research on the theme of “musical preferences,” including concepts adopted during the reflections and their state of the art; a second part with a contextualisation of the target group led by the author in activities related to academic programmes in a Porto Alegre public school; and the third stage of the work, comprising the creation of a questionnaire for data collection within the context of qualitative research in music, with open-ended and closed-ended questions, in order to offer a model that can be applied to other similar groups, with possible reflexes on pedagogical planning. Possible developments from this research may be an understanding the relationship of students with music and how music is present in their social environment, providing a data set to enable teachers to forge closer ties and build means of identification with the student body.application/pdfporEducação musicalPreferência musicalIdentidadeMúsica na educaçãoEducação básicaMusical educationMusical preferencesIdentityMusic in basic educationGêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112406.pdf.txt001112406.pdf.txtExtracted Texttext/plain92699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/2/001112406.pdf.txte3f3b86a4af104bbb69b6b1289f54f97MD52ORIGINAL001112406.pdfTexto completoapplication/pdf453735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/1/001112406.pdf0d6b368cea71c915412e82c795de101bMD5110183/2066872022-05-24 04:44:14.522102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206687Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:44:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
title |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental Pinto, Priscila de Souza Educação musical Preferência musical Identidade Música na educação Educação básica Musical education Musical preferences Identity Music in basic education |
title_short |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Pinto, Priscila de Souza |
author_facet |
Pinto, Priscila de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Priscila de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cuervo, Luciane da Costa |
contributor_str_mv |
Cuervo, Luciane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Preferência musical Identidade Música na educação Educação básica |
topic |
Educação musical Preferência musical Identidade Música na educação Educação básica Musical education Musical preferences Identity Music in basic education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical education Musical preferences Identity Music in basic education |
description |
O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112406 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206687 |
identifier_str_mv |
001112406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/2/001112406.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/1/001112406.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3f3b86a4af104bbb69b6b1289f54f97 0d6b368cea71c915412e82c795de101b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263665717248 |