Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Priscila de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206687
Resumo: O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente.
id UFRGS-2_fd34297f847e0a64175ab1fd047440ea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206687
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Priscila de SouzaCuervo, Luciane da Costa2020-03-12T04:13:38Z2019http://hdl.handle.net/10183/206687001112406O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente.This work was carried out to study and understand the musical preferences of students in their final years of school, focusing on public schools in the city of Porto Alegre. The work was organised and developed in three stages: a theoretical research on the theme of “musical preferences,” including concepts adopted during the reflections and their state of the art; a second part with a contextualisation of the target group led by the author in activities related to academic programmes in a Porto Alegre public school; and the third stage of the work, comprising the creation of a questionnaire for data collection within the context of qualitative research in music, with open-ended and closed-ended questions, in order to offer a model that can be applied to other similar groups, with possible reflexes on pedagogical planning. Possible developments from this research may be an understanding the relationship of students with music and how music is present in their social environment, providing a data set to enable teachers to forge closer ties and build means of identification with the student body.application/pdfporEducação musicalPreferência musicalIdentidadeMúsica na educaçãoEducação básicaMusical educationMusical preferencesIdentityMusic in basic educationGêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112406.pdf.txt001112406.pdf.txtExtracted Texttext/plain92699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/2/001112406.pdf.txte3f3b86a4af104bbb69b6b1289f54f97MD52ORIGINAL001112406.pdfTexto completoapplication/pdf453735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/1/001112406.pdf0d6b368cea71c915412e82c795de101bMD5110183/2066872022-05-24 04:44:14.522102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206687Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:44:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
title Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
Pinto, Priscila de Souza
Educação musical
Preferência musical
Identidade
Música na educação
Educação básica
Musical education
Musical preferences
Identity
Music in basic education
title_short Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
title_full Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Gêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental
author Pinto, Priscila de Souza
author_facet Pinto, Priscila de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Priscila de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cuervo, Luciane da Costa
contributor_str_mv Cuervo, Luciane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Preferência musical
Identidade
Música na educação
Educação básica
topic Educação musical
Preferência musical
Identidade
Música na educação
Educação básica
Musical education
Musical preferences
Identity
Music in basic education
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical education
Musical preferences
Identity
Music in basic education
description O presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112406
url http://hdl.handle.net/10183/206687
identifier_str_mv 001112406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/2/001112406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206687/1/001112406.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e3f3b86a4af104bbb69b6b1289f54f97
0d6b368cea71c915412e82c795de101b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447263665717248